segunda-feira, 4 de maio de 2009

Corrida GRAACC: mais do mesmo?

Aprendemos desde o início que o treinamento de repetições (séries de exercícios, tiros, força, etc.) nos ajuda a evoluir na corrida. Porém há um tipo de repetição que não auxilia em muita coisa, que é a repetição das provas sempre no mesmo circuito.

Antes de mais nada, vamos deixar claro que este não é um post para criticar a GRAAC, Corpore ou qualquer outra entidade que estará presente (ou não) na 9a. edição da Corrida GRAACC, a ser realizada no próximo dia 10/05. É apenas uma constatação de um fato que eu já observava há algum tempo nas corridas que ocorrem em São Paulo: o famoso circuito Assembléia Legislativa-Av. República do Líbano-Av. 23 de Maio-Assembléia Legislativa.

OK, é um circuito muito legal, apenas com algumas subidas (a do Km 6 é a melhor, quebra qualquer um...), mas a repetição que observamos nas provas organizadas pela Corpore, JJS e Yescom nos últimos anos desanima um pouco a inscrição. Afinal, não há nada de novo, o máximo que podemos fazer é tentar melhorar as marcas pessoais. Acabamos nos inscrevendo, muitas vezes por falta de outras opções no mesmo mês ou do nosso próprio calendário de compromissos, como é o caso deste Maio/2009. A prova deste "cansaço" do circuito é que em plena semana do evento ainda há inscrições abertas, o que não é comum em algumas provas.

A infraestrutura da região para o trânsito e estacionamento também deixa um pouco a desejar. Os estacionamentos são caros (cerca de R$ 20,00, como é o caso do estacionamento do Ginásio do Ibirapuera) ou o acesso complicado para quem vem da Zona Sul (a Av. 23 de Maio é interditada logo cedo).

De qualquer forma, a iniciativa da GRAACC é muito interessante e ajuda a promover a luta contra o câncer infantil através de um evento de corrida. A organização da Corpore é o diferencial, pois lembro da primeira vez que participei desta prova, em 2006, onde a estrutura foi um tanto precária por ter sido de responsabilidade de outro organizador.

Para os que vão (como é o meu caso), boa prova!

4 comentários:

  1. Olá Amigo ... Claudio !!!
    De fato esse ano não vou pois o PERCURSO já esta muito batido ... tanto que optei por correr provas diferentes ... e apenas uma vez por ano em PERCURSOS que são repetitivos... É muito desmotivante... perdemos a sensação do desafio ... é claro sempre queremos baixar o tempo, porém fica chato demais.

    Parabéns pelo Blog e pelos ótimos Posts!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rinaldo!
    Sei que vc vai falar que é coisa de "mulherzinha", mas é mesmo...
    eu já prefiro ir para um lugar que conheço, pois sou do tipo que me perco dentro do shopping hehehe! Comprei um GPS para suprir esta minha "deficiência" hehehe! Mas não adianta muito, pois ele me leva pelos caminhos mais longos e depois sinto no bolso hehehe!
    Mas entendo sua indignação, afinal São Paulo é tão grande, né ?
    Abração e boa semana pra Ti!

    ResponderExcluir
  3. Esses tipos de provas assim são válidas para ajudar quem precisa mais também não somos obrigado a fazer essas provas pois como vc disse ficar repetindo as mesmas provas e nos mesmos percursos cansa demais, ainda mais que tem que pagar um estacionamento caríssimo, também entendo sua posição...Parabéns pela iniciativa...O que acontece é o seguinte a corrida é democrática, muitas pessoas dizem que é simples calçar um tênis e sair correndo por aí, até aí tudo bem, mas o que está acontecendo é que elas estão ficando cada vez mais caras...

    Bons treinos.

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudio,

    Pertinente esse post...Acredito que o fato dos percursos serem os mesmos deve ser uma restrição do CET, do tipo "só pode (liberamos) usar esse trajeto", mas comparado com cariocas temos até mais sorte, já que 95% das provas realizadas no Rio são no Aterro do Flamengo.

    Eu compito a quatorze anos e tenho no máximo (não contabilizei) umas 100 provas, e uma das variantes disto é o mesmice dos percursos.

    Então procedo dando enfase no evento ( e não o percurso). Expplico: uma prova do tipo Graacc, Trofeu SP, ou seja tento competir ao menos uma vez esses eventos e não o repito, a não ser provas que tenham uma conotação não só competitiva mas emocional para mim.

    Em suma tenho várias medalhas de competições distintas e não o mais do mesmo.

    Abraço
    Harry

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...