segunda-feira, 8 de março de 2010

Meia Maratona de São Paulo: com ar condicionado ligado!

A caixinha de surpresas conhecida como “clima” na cidade de São Paulo finalmente trouxe alguma coisa boa: um começo de manhã nublado e temperaturas amenas, o que ajudou muito quem participou de mais uma edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo neste domingo. Junto, uma prova de 10 Km completou o evento, que teve ótima organização da Yescom (putz, finalmente eu posso dizer isto!).

O percurso é muito legal, porém nada fácil. Larga-se da frente do estádio do Pacaembú em direção ao Elevado Costa e Silva (o Minhocão) e daí divide-se quem vai encarar os 10 Km e os meio-maratonistas. Eu ainda não conhecia este novo percurso que atravessa grande parte da região central e bairro do Bom Retiro, mas achei bem legal. Passar pela R. José Paulino com o comércio de roupas fechado (para desespero das corredoras...) é bem interessante. As subidas e descidas destroem qualquer um, mas dá para gerenciar numa boa. Infelizmente, para um evento que se diz “Internacional”, não poderia haver uma boa parte que roda pelas ruas da famosa “cracolândia”, região dominada pelo comércio e consumo de crack e dor de cabeça para todas as administrações recentes da cidade. Depois deste ponto, a prova assume um roteiro tipo “São Silvestre às avessas”, com um bom trecho do percurso desta prova, só que no sentido contrário. E daí para a frente, sol e o dia começou a esquentar.

A largada por setores foi realmente implementada, com pulseiras coloridas, mas é óbvio que muita gente não respeitou. Mesmo assim, vale pela iniciativa e constantes avisos no sistema de som indicando a importância de largar no devido lugar. Havia água gelada a cada 2 Km e um posto de Gatorade no Km 12, faltando apenas a distribuição de gel de carboidrato, que seria muito bem-vinda. Distribuição de kits pré e pós-prova bem organizada, camiseta Adidas, medalha bem trabalhada completam o que se pode esperar de uma prova, e desta vez a Yescom acertou a mão em quase tudo. Que continuem assim!


Outro item que chamou a atenção foi a preocupação com o impacto ambiental da prova em dois momentos: o manual do atleta foi disponibilizado por e-mail e link, não sendo entregue em papel. E a medalha constava como sendo feita de material reciclável e composta por 70% de material reciclado. Atitudes simples e que diminuem o impacto de um evento deste tamanho no meio ambiente.

No meu ritmo de sempre, terminei em 02:18:08, poucos segundos abaixo do meu melhor tempo na distância, apesar da gripe que me castigou na semana anterior. Enfim, valeu a pena!

Boa semana!

7 comentários:

  1. Organização quase perfeita. Para tirar um dez, faltou divulgar meu resultado (no.7036) qe desapareceu da listagem. É a primeira vez que me acontece, mas não para muitos que reclamaram em várias outras ocasiões. Enfim, como tenho o registro fotográfico e não cortei caminho, tenho certeza que todos acreditarão que terminei em 01:56:18, junto de Fábio Namiuti, meu chegado.
    Parabéns, meu prezado amigo, pela conclusão da prova e excelente relato.

    ResponderExcluir
  2. Deve ter sido muito legal essa meia de Sampa, mas o que voce faloué verdade, passar na cracolandia foi sacanagem.

    Parabens pelo tempo!!

    Abraço e vamo que vamo!

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudio, parabéns pela prova. Ainda bem que tudo colaborou para uma grande festa.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  4. OLá Rinaldo! Que pena nao deu para encontrá-los, muita gente!!! Concordo com seu relato,a acrescento, que de todas meias que eu fiz, essa me deu uma quebrada!!! Achei o percurso bem cansativo, muitas voltas, idas e vindas, desvios, enfim, não foi moleza! Tb gostei, naõ consegui manter meu 4'45/km em meias, mas deu para chegar na casa dos 5'05/km. Mais treinos e com certeza o ano que vem voltarei. Abraços, bao semana! pri

    ResponderExcluir
  5. Valeu Rinaldo, excelente relato e uma excelente prova tu fizeste.
    Aliás, a medalha foi bem parecida com a da São Silvestre 2009, foi não??rsrs
    Abraço e bons treinos e provas pra você.


    tutta³³
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. fraco heim 01:56:18 é caminha ..
    por isso que nao saiu..

    kkkk to brincando ... parabens..

    ResponderExcluir
  7. fraco heim 01:56:18 é caminhada ..
    por isso que nao saiu na listagem de
    corrida ...

    kkkk to brincando ... parabens...

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...