segunda-feira, 14 de junho de 2010

1a. Volta da União: deste jeito, primeira e última

Mais uma corrida em Shopping Center. Apesar de Osasco não ser São Paulo, por fazer fronteira, dá na mesma. Como Osasco tem um shopping ao lado do outro, literalmente, não é difícil de imaginar que a rivalidade comercial vá para as ruas na forma de corridas, como fez o Shopping União neste domingo. O problema é que organizar corrida de rua não é algo tão simples como parece, e diversos detalhes precisam ser observados. E não foram.

Os kits foram entregues na loja Deny desde sexta-feira, sendo compostos pelo tradicional pacote de bugigangas, revista e uma camiseta Fila, muito bonita e com opção baby look para as meninas. O diferencial veio na forma de 4 ingressos para acompanhante pagante no Cinemark local, que apesar de válidos de 2a a 5a feira, já são mais do que muito kit traz na sacolinha. Descobri, porém, que os kits poderiam ser retirados no dia da prova também, economizando uma “viagem” ao local.

Mas vamos à prova: ao chegar ao shopping, ninguém conseguia dar uma informação sequer para chegar à largada, ou seja, seguranças e outros funcionários totalmente despreparados. Diversos corredores ficaram no vai e vem dentro do estacionamento, tentando encontrar o local do evento. O horário de 08:30 já era estranho, mais estranho ainda criar um pelotão feminino para as 08:30 e outro para o masculino, às 08:40. Ponto positivo: os caminhantes largavam depois, evitando aquela sensação de atropelo na largada. Porém, tudo atrasou e todo mundo largou mais tarde do que deveria.

As ruas irregulares de Osasco fazem a gente balançar feito uma jamanta na estrada, de tanto buraco e asfalto levantado, mas o que chamou a atenção foi a quantidade de subidas e descidas: pontilhões na ida e na volta e uma rampa insana lá pelo Km 6. Eu digo “lá pelo Km...” pois só contei 3 placas de quilometragem, nos Kms 5, 6 e 7. Parecia até um luxo, ou seja, “pra que precisar sinalizar?” ou qualquer outra idiotice que tenha passado na cabeça da organização.

O trânsito também não foi totalmente interrompido, ou seja, corredores usavam duas faixas, ônibus, carros e outros veículos outras duas, com diversos cavaletes caídos e destruídos pelo caminho. Parte do atraso também se deve a um acidente ocorrido lá pelas 8:00 com um veículo no percurso. A hidratação estava boa, porém a água era distribuída em garrafinhas, e o chão ficou logo coberto de tampinhas assassinas prestes a derrubar os mais desatentos.

Começa no estacionamento, termina no estacionamento e eu não duvido que um monte de “pipocas” tenha recebido medalha também, devido à bagunça de devolução de chip (cada corredor jogava o seu em uma caixinha, numa fila totalmente torta). Durante a premiação, diversos brindes, mas o evento foi apresentado pelo Luciano Faccioli da Rede Record, que não poupava brincadeiras, o que demorava demais entre uma premiação e outra e os sorteios. Resultado, lá pelas 11:00 da manhã, quem tinha corrida 9 Km já estava de saco cheio de ficar em pé, e o pessoal começou a dispersar.

Na saída ainda tive que aguentar uma funcionária do caixa muito mal educada, que quando pedi para trocar uma nota de R$ 20,00 de troco do estacionamento, por estar rasgada, simplesmente arremessou duas outras notas na minha direção.


Domingo de sol e muito frio, 9 Km em 53:11, então não foi tudo perdido. Prometeram foto gratuita no site (vamos esperar), camiseta de ótima qualidade e bom gosto, medalha bonita e eu provavelmente vou usar alguns daqueles ingressos do cinema.

Porém dificilmente volto nesta prova no próximo ano, não acho que vale a pena enfrentar tudo isto de novo.

Boa semana!

15 comentários:

  1. oi, rinaldo! eu também participei da prova! mas eu gostei!
    é claro que a falta de marcação de km não se justifica, eu mesma no começo fiquei um pouco perdida, sem saber se estava num ritmo bom, ou não;
    gostei da água em garrafinha, fica mais fácil de beber, rsrsrs só que eu não tinha pensado no perigo que as tampinhas representam:( ainda bem que não escorreguei em uma delas, rsrsrs)
    quanto ao percurso, gostei! afinal, eu adoro uma ladeira, mas confesso que era bem difícil, por conta das ladeiras e da quantidade de curvas também, de dar nó no joelho...

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Pessoas tmb partcipei ontem da corrida vou ser sincera não gostei da organização desde do percurso dos 09 que eu só vi a marcação dos 5km como o pessoal que estava no transito fez com eu e mais 2 corredoras fizermos um caminhos mais curto sendo que outras corredoras foram para um caminho diferente ainda que um dos stafs q estavam de moto falou para uma das corredores melhor desistir já que deu erro.na premiação premiaram as atletas erradas sendo que ate a 3°corream o percurso todo a 4 e 5°não correram e as corredoras que foram orientada para um percuso errado tinha muito potencial de ter ganho pois já elas copetindo,não estou defendendo elas mas as pessoas que subiram no podium sabem do erro e não falar nd não usar da etica pois só deixamos de correr 01km ou mais.
    Reclamos com o Organizador do Evento o msm insitiu que correu tudo certo nada tava errada e obvio ele não correu,ele não foi junto com stafs que estavam com a moto.
    Essa prova pra mim foi perda de tempo.e falta de respeito com os corredores que estavam tentando buscar uma explicação que não tinha de ninguém.

    Grato

    ResponderExcluir
  3. Eu também fiz esta prova e gostei bastante, já que tinha um percurso desafiador cheio de subidas.
    Acho que para uma primeira prova, não foi tão mal assim, mesmo com algumas falhas.
    Quanto as marcações, só vi a dos 5 e 7 Km e confesso que também senti falta.
    Sobre a hidratação, eu prefiro as garrafinhas também. Como sempre falo, o que me incomoda são alguns corredores que não tem o cuidado de jogar os copos, aqui no caso as garrafinhas, na beirada das ruas ou em caixas que ficam colocadas em lugares estratégicos pelo caminho. Preferem jogar no pé de outros corredores, mandam pelos ares e coisas e tal... é o que sempre digo, a educação cabe em todos os lugares!
    Agora, esse papo de caminho mais curto... isso é grave! Precisa ser apurado!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a prova, organização foi excelente, até parece que corremos provas diferente, adorei a camiseta baby look para nós mulheres.

    Adorei correr num pelotão só para mulheres e não ter o caminhantes na minha frente.

    Adorei o kit camiseta linda, kit lindo, e para ser sincera foi super bem atendida por todos e não tive dificuldade nenhuma, a entrega do kit pós prova estava organizada e rapida.

    Com certeza ano que vem faço esta prova novamente.

    Bjs Gabi

    ResponderExcluir
  5. Oi Cara, tudo bem?

    Pô participei desta prova ontem, achei muito boa, achei que a premiação foi super rápida, afinal por categoria não é facil não.

    O povo que foi comigo ontem achou tudo muito bom, pegamos o kit sem fila, guarda volumes bacana, estacionamento no shopping (melhor pagar R$: 6,00 do que deixar na mão de flanelinhas), eu vi sim as placas de Km, alias confirmei com meu amigos que tb viram.

    Bom achei a prova muito bacana, desde o preço, camiseta, medalha, cinema, desconto em tenis e outras coisas, hoje a Corpore cobra 70 pilas e não faz nem metade disso.

    Abraço

    Daniel Henrique

    ResponderExcluir
  6. Oi Rinaldo. Parabéns pela prova, acordar cedo e enfrentar frio em pleno domingo não é fácil.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Olá, Claudio! Obrigada pela vista ao meu blog! Quer dizer que não gostou da prova de Osasco? Para mim, fica muito longe e fora de mão! Para ir para USP, eu já acho longe, imagina para Osasco! Rsrs.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  8. Fico contente em ver opiniões diversas sobre a prova, afinal, eu não sou dono da verdade e este é um espaço para compartilharmos nossas impressões.

    O fato é que eu estou meio cansado de pagar para participar de eventos e ver que algumas bobagens sempre se repetem, independente dos organizadores. Eu, particularmente, vou dar tempo para que eles consertem estas falhas antes de participar das próximas.

    Mas, como os outros corredores complementaram o post, tivemos altos e baixos nesta prova (além do percurso, é claro).

    Obrigado pela participação de todos!

    ResponderExcluir
  9. que reclamão você! vai correr em ny se acha que é tão bom assim pra osasco.

    ResponderExcluir
  10. Bom, o post acima pede uma resposta curta e grossa: eu não sou melhor ou pior para lugar algum, apenas não tolero pagar por um evento com falhas na estrutura. Osasco é uma cidade como São Paulo, a crítica é quanto ao evento.

    E se quiser, vou para NY sim, é só me dar na telha e assino o cheque.

    ResponderExcluir
  11. É amigo, correr provas com estas condições não dá vontade de voltar mesmo não.
    Mas apesar de tudo, você correu muito bem.
    E apesar do meu atraso, não poderia deixar de vir aqui te parabenizar por vencer mais esta batalha.
    Parabéns pela prova.

    Abraço e tudo de bom pra você.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. rinaldo eu já fiz provas em osasco.

    não adianta... o pessoal não consegue organizar direito nenhuma.

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  13. Cara, você reclama muito e corre pouco!
    Pra amadores (que é o seu caso, de acordo com seu tempo), está bom demais!

    ResponderExcluir
  14. Para (somente) o leitor que escreveu o comentário anterior a este:

    Sim, você tem razão, eu são tão AMADOR quanto você é COVARDE em não assinar o seu nome no comentário. Isto prova que o seu "profissionalismo" deve ser somente no sentido de escrever bobagens. Se você tivesse a capacidade de ler e entender (o que eu duvido) o meu perfil, teria visto que eu não ganho a vida com esporte. Aliás, devo ganhar na minha profissão muito mais dinheiro que você, que provavelmente deve ficar pedindo esmolas para patrocinadores para manter o seu suposto "alto rendimento". Resumindo, você é um babaca.

    Sobre esta prova, quase 2 anos depois ainda considero uma das piores que já participei, e que pena se você é da organização e tem que ler isto de novo. Aprenda a fazer um bom evento de corrida e não tem que receber críticas, afinal, eu paguei inscrição e tenho o direito de reclamar sim, independente do meu tempo final (que foi dentro das regras do evento).

    Ah, e se insistir em postar mais comentário aqui, um aviso...

    Segundo a Constituição brasileira de 1988:

    Art. 5º
    ...
    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...