quinta-feira, 17 de junho de 2010

Criticar é fácil, mas quero ver você organizar uma corrida de rua!

Imagine, amigo(a) corredor(a), que você trabalha em uma empresa que tem uma equipe de corridas de rua com mais de cem corredores e que esta empresa patrocina muitas das provas da sua cidade. Agora imagine que quase toda semana você tem uma prova para ir, onde não precisa pagar a inscrição, o kit é retirado pela equipe e entregue no dia da prova e seu único trabalho é responder o e-mail confirmando a participação e o tamanho da camiseta. Pois é, esta era a minha vida quando comecei a correr, mordomia total. Mas eu saí da tal empresa, e as coisas mudaram.

Comecei a ter que pagar pelas provas que queria participar e selecionar as mais interessantes. Tive que começar a considerar a retirada dos kits, afinal na maioria das vezes eles são entregues na véspera da competição. Enfim, o nível de exigência subiu, pois o meu dinheirinho suado deve ser bem aproveitado. E é este motivo que me leva a descer a lenha quando os organizadores falham com as provas, ou seja, só acordei para a vida quando começou a sair do meu bolso o valor da inscrição nos eventos.

Como o meu último relato gerou polêmica, já que alguns gostaram da prova e outros como eu acharam mal organizada, resolvi separar alguns pontos que considero de extrema importância em uma corrida de rua:

Kits: provas simples, outras caras, enfim, a estória é sempre a mesma. O kit vem com o número de peito, chip, camiseta e quinquilarias. Mas o que realmente irrita é termos que nos deslocar na véspera para pontos extremos para buscar a sacolinha e descobrir que no dia é possível retirar. Cansei de retirar kits minutos antes da corrida e nunca vi a organização ter problemas, não entendo porque precisamos reservar um dia só para buscar o básico. Se tivéssemos feiras como nas maratonas internacionais, tudo bem, seria parte do evento, mas aqui é apenas um “entrega a ficha / sai com a sacola”.

Percurso: é o mais importante de tudo. Precisa ser seguro e estar sinalizado! Nada de pular placas de Kms, deixar pontos que geram dúvidas no trajeto ou o pior de tudo, não interromper o tráfego na via. Se a prova de domingo tivesse ocorrido meia hora mais cedo, talvez tivéssemos uma notícia triste em nosso esporte, pelo fato de um veículo ter se acidentado no percurso minutos antes da largada. Como eu vi os cacos de vidro ao passar, imagino que poderia nem ao menos estar aqui relatando isto para você.

Hidratação: de acordo com o clima da época do ano em que ocorre a prova e da distância. Provas longas, hidratação farta e isotônicos. E pensar sempre em uma forma de distribuir os líquidos sem causar problemas (garrafas, copos, etc.). No autódromo de Interlagos, as provas geralmente possuem bacias gigantescas para arremessarmos copos e garrafas, evitando lixo pelo caminho.

Staff: é aquele pessoal que é pago (acredito, pelo menos) para organizar os corredores, dar apoio, ou até mesmo sinalizar uma emergência. Não deve parar o corredor em uma subida com ritmo forte para deixar um carro sair da garagem, como quase fizeram comigo no último domingo.
Pior ainda, ficar gritando “falta pouco, pessoal”, quando estamos nos primeiros quilômetros de prova. Devem controlar a dispersão e evitar que “pipocas” recebam o mesmo kit pós-prova dos que pagaram.

Se amarrarmos estes pontos, todo o resto é conseqüência. Fica de sugestão, caso algum organizador esteja lendo este post, na melhor das intenções de termos bons eventos para relatar aqui. Eu sei que não é fácil organizar tudo isso, mas vale a pena tentar.

Este aqui que vos escreve é um corredor não lá muito rápido, no ritmo de uns 6:30 min/Km, chega encharcado de suor, vive lesionado, mas que já passou pelo tapete e ouviu o chip apitar exatamente 87 vezes (minhas medalhas não mentem!). Eu sei uma coisa ou outra sobre provas de rua.

Agora, pensando no título deste post, criticar o organizador é fácil, mas quero ver alguém correr uma prova mal organizada e ficar satisfeito!

Boas provas para você e para todos nós!

6 comentários:

  1. Oi Claudio, muito bacana o seu post. Tomara mesmo que algum organizador de prova leia e coloque em prática as suas dicas.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cláudio, excelente post. Quanto a questão do kit também não entendo porque tantas provas nem tão grandes assim tem distribuição de kit na véspera. E a hidratação às vezes é crítica. Será que é tão difícil acertar nesse quesito? É só ver um caso que funcionou e copiar...
    abraço,
    Sergio Melo
    http://correndocomsaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Rinaldo..... Concordo e assino em tudo que escreveu... principalmente a retirada da "sacolinha" um dia antes, eu acho absurdo... já participei em provas de São José dos Campos onde tive que retirar no dia anterior... no mínimo os organizadores teriam que ter o bom senso para quem é de fora da cidade e poder retirar no dia da prova... não vejo nenhum contra tempo para a organização e para os corredores retirarem no mesmo dia da prova. Parabéns novamente pelo o post

    ResponderExcluir
  4. É isso ai amigo Rinaldo !!! hoje em dia temos que selecionar bem nossas provas , poís como subiu muito o n° de corredores de rua por todo Brasil ., a ganancia por dinheiro por parte dos organizadores apareceu ., e eles estão preocupados apenas em aumentar o n° de participantes , esquecendo do fundamental que é a organização !!!

    Valeu pela dica !!

    Um abraço !!

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo Rinaldo, ótimo post!!

    Eu tambem seleciono bem as provas e evito aquelas que tem muita crítica ruim na internet.
    Gosto muito dos blogs de corrida, primeiro pela amizade que conquistei com pessoas desse Brasilzão e segundo, para saber qual prova eu quero correr.

    Espero que organizadores passem pelo seu blog e reflitam um pouco.

    Abraço

    Leonardo Nista
    #corroporcorrer

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite!
    Parabéns pela iniciativa do post, sou organizador de prova e amanhã mesmo (01/07) organizaremos uma corrida rústica na cidade com um percurso de 5 km. Prometo acatar as suas sugestões como por exemplo a retirada do KIT será no dia do evento. Obrigado pela colaboração

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...