segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Campanha de Segurança Virtual em nossos Blogs

Lendo o blog Corro por Correr do Leonardo Nista na semana passada, percebi sua preocupação bem fundamentada sobre o perigo da exposição na Internet, particularmente alarmante para nós blogueiros. Afinal, o termo “blog” nada mais é do que a junção das palavras “web” e “log”, ou seja, “diário na rede”. Nossos blogs acabam tomando a forma de pequenos periódicos, onde noticiamos sobre os eventos de corrida, nossa participação nas provas e tudo o que se relaciona com o universo running. Então, qual o problema?

Na verdade, o problema começa quando expomos mais do que deveríamos na Internet, aberta a qualquer pessoa (de boa índole ou não) que queira ler. Percebo que alguns blogueiros se empolgam tanto com a idéia de compartilhar com os demais leitores seus treinos e provas que acabam entregando de bandeja informações vitais para os mal intencionados virtuais. Já vi blogs com fotos da frente da casa do corredor, seu carro (modelo, cor e placa!), fotos de equipamentos caros, familiares e mais um monte de informações que poderiam levar alguém a agir de má fé contra o corredor ou sua família. De vez em quando eu também coloco minhas fotos, mas tenho o maior cuidado em não expor nada nem ninguém, o que vale é noticiar sobre as corridas e eventos (OK, de vez em quando eu me empolgo e falho).

Imagine a seguinte situação: localizam você pela foto da casa e descobrem seu telefone. Esperam aquele momento em que você vai para o treino longão de 3 horas (que está na agenda seu blog) e ligam para sua casa dizendo que você foi sequestrado... Geralmente seu celular fica em casa nestas horas e ninguém tem como confirmar. Descrevem sua roupa (camiseta de corrida), modelo do tênis, frequencímetro... E aí, o que faz sua família? Chama a polícia, corre até o parque para ver se você está lá ou compra os créditos de celular que vão para os telefones dentro dos presídios? Acertou, provavelmente este último.

Então, tentando alertar nossos amigos corredores blogueiros, criei um selo para distribuirmos nos blogs, conscientizando sobre a necessidade de tomarmos o máximo de cuidado no mundo virtual:


Envie o selo para 5 blogueiros e destaque 5 pontos para tomar cuidado na criação dos posts. Aí vão os meus 5 blogs:

Corro por Correr
Foto Corrida
No Mundo das Lulus
Correr para a Vida
Correndo Corridas

(os blogs selecionados não foram escolhidos por “dar bobeira”, e sim como propagadores da campanha!)

E os meus 5 conselhos:

- Cuidado ao divulgar fotos e nomes de seus familiares e amigos;
- Não ostente equipamentos caros de corrida, nem na rua, nem no blog;
- Evite fotos que mostrem onde você mora ou que carro pilota;
- Jamais deixe sua agenda e/ou rotina de treinos com todos os detalhes no seu blog, alguém pode estar esperando o momento de você sair de casa para tomar alguma ação;
- Como as corridas acontecem muito cedo nos finais de semana e feriados, evite ficar muito tempo no lado de fora de casa antes de sair; deixe tudo arrumado e saia de uma só vez. Afinal, você já noticiou no blog que vai naquele determinado evento.

São apenas conselhos, e tenho certeza que você consegue elaborar alguns bem legais.

Mesmo que seu blog não foi “presenteado” com o selo, copie e envie aos seus amigos blogueiros.

O que importa é a sua segurança e a deles!

9 comentários:

  1. Cláudio,
    Valeu pelas importantes dicas de segurança. De fato, às vezes, o entusiamo de postar informações de nossas corridas pode fragilizar a nossa segurança mais adiante. Obrigado pela indicação do selo e um grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Oiii, td? É a primeira vez que passo aqui e também tinha visto na semana passada o post do Leonardo! Gostei do selo. Já copiei e vou colocá-lo no meu blog, ok? Parabéns por desenvolver este selo e que nos ajude a ficar mais alertas!
    Parabéns pelo blog.
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo selo caro amigo Cláudio Rinaldo.
    E você mandou bem nas dicas.
    E quanto ao meu blog, eu dou muiiiiiiiiiita "bobeira". Pois sempre posto fotos com os nomes das pessoas que estão comigo no momento.
    Não vou prometer em fazer um post sem fotos. Mas vou procurar proteger ao máximo o anonimato e conseqüêtemente a integridade física das pessoas que estiveram ao meu lado.
    Valeu pelo "puxão" de orelha... hehe
    Abraço e tudo de bom pra você.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bacana! Depois veja ai se alguém consegue me incluir na sequência do selo....

    ResponderExcluir
  5. oi, rinaldo!

    campanha muito importante!!!!
    parabéns pela iniciativa de criar o selo, e alertar os demais blogueiros!

    acho que eu sou do time que está começando a dar bobeira :O

    sempre procurei manter a privacidade de meus familiares, e amigos, mas às vezes a gente acaba se empolgando e acaba por revelar mais do que deveria!

    obrigada pelas dicas!
    vou tentar ficar alerta 8)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvidas... devemos nos preocupar, em nos expor, afinal de contas vivemos em uma sociedade doentia onde nem todos, torcem por nós ... e Vamos nos POLICIAR cada vez mais !!!

    Sucesso é parabéns pelo otimo tema !!!

    ResponderExcluir
  7. Esse tema é muito importante e as dicas de como nos protegermos melhor são mais ainda. Já havia lido o post do Leonardo Nista e agora com o seu, espero que essa onda de segurança da informação se espalhe. Vou falar sobre esse assunto e colocar o selo no meu blog também.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Olha sim é um tema importante, mas acho que o perigo independe hoje de maior ou menor exposição, válido demais o alerta, mas é óbvio que saberem qual a placa do meu carro, onde moro, onde treino, etc mesmo na web não seja seguro, porém acredito que esss informações podem ser obtidas em qualquer lugar hoje, só na minha rua passam pelo menos 100 pessoas desconhecidas e no habitual umas 1000, onde vou comprar pão na padaria do bairro ao lado todo dia vejo alguém diferente e conhecidos, 25% de todos estes podem ser pessoas de má indole e anotar meus passos, então estou exposto de todo jeito.

    Trabalho como autonomo e recebo pagamentos via deppósito bancário, nossa o que tem gente que faz doc e precisa do meu cpf é imensa, então se pararmos para pensar eu sou alvo de mercê pública toda hora e posso ser alvo de má indole seja no meu blog, na minha rua ou no meu trabalho...

    Mais de todo jeito um policiamento dos ábitos não é nada ruim...

    ResponderExcluir
  9. Grande Rinaldo!!

    Parabens pela iniciativa em criar o selo, ficou show de bola!!!!

    Desculpe a demora em passar aqui, a vida está corrida que só vendo.

    Muito obrigado pelo selo, vou agora colocar no meu blog!!

    Vamos juntos fazer uma internet mais segura e sempre nos policiando para evitar qualquer problema!

    Abraço e vamo que vamo

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...