segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Meia Maratona de Praia Grande: dá-lhe calor!

Certa vez eu li na Revista O2 uma matéria sobre as Meias Maratonas com o título “Metade da distância, dobro da diversão”. Concordo plenamente com a revista, ou seja, não é uma viagem como a Maratona e não tão curta como uma prova de 10K. Mesmo debaixo de todo o calor que fez no Litoral Sul de São Paulo neste último final de semana, a Meia Maratona de Praia Grande, organizada pela TriEsportes, foi ao mesmo tempo um sucesso e um osso duro de roer.

A entrega dos kits ocorreu na quinta e sexta-feira para quem é da região e no próprio domingo antes da prova, beneficiando quem não mora no litoral. Sem brindes, apenas número de peito, chip e camiseta, e um comunicado explicando que o horário e percurso das provas de 10 Km e caminhada 5 Km havia sido alterado. Os atletas para o 21K largaram às 08:30 e os demais às 09:00, debaixo de um sol muito forte e uma brisa agradável.

Para quem não gosta de retas intermináveis, esta prova não é aconselhável: você larga na Av. Presidente Kennedy e vai numa carreira só até quase o Km 10. Daí entra em uma rua com mais ou menos 1 Km, passa o meio da prova e enfrenta o retão da Av. Castelo Branco, na orla da praia e por fim mais uma rua de mais ou menos 1 Km para voltar à região da largada. Na ida, brisa e sol nas costas, mas na volta só o sol de frente e subindo no céu a todo vapor. E o percurso, totalmente plano!

Fui no meu ritmo conservador até este segundo retão e resolvi apertar o passo a partir dali, mas o calor prejudicou um pouco o desempenho. Corri o percurso inteiro e ultrapassei muita gente que ferveu o motor, mais do que eu imaginava. Terminei em 02:20:26 pelo meu relógio, num ritmo de uns 6:40 min/Km. Não é minha melhor marca na distância, mas fiquei feliz com o resultado, pois corri sem a tornozeleira de recuperação daquela lesão e debaixo de sol muito forte.


Ainda tem gente boa no mundo...

Quem me conhece sabe que é difícil eu “viajar” com pouca bagagem, e na corrida não é diferente. Além do inseparável MP3 player, levo documentos, chave do carro e gel de carboidrato, além do celular para emergências, tudo no bat-cinto de utilidades. Enquanto pegava o gel no Km 9, acabei afrouxando um pouco o porta celular e não percebi. Passei pelo Km 11, onde algumas pessoas incentivavam os corredores chamando pelo nome (isto foi legal: muita torcida nesta prova!) e depois de mais uns 100 metros após passar por eles ainda ouvi um pouco de barulho. No MP3, Jive Bunny martelava sucessos dos anos 60 no meu ouvido e eu não percebi que ainda me chamavam pelo nome... foi quando olhei para trás e vi uns garotos no maior desespero para me alcançar e devolver o celular, que havia ido ao chão sem eu perceber. Agradeci aos meninos que entregaram o aparelho e berraram “vai, vai!” no maior incentivo. Tive vontade de bater a cabeça em uma das árvores do calçadão da praia, só de raiva por ter me desligado tanto, mas continuei a corrida grato por ainda haver pessoas de boa índole no planeta (políticos, esta última frase não foi para vocês). Valeu garotos, vocês são demais!

Uma reflexão: o universo devolve tudo aquilo que você faz, independente da sua religião. Outro dia, estava terminando um treino programado para 1 hora e diminuindo o ritmo, quando um sujeito passou feito desembestado por mim... com o cadarço do tênis chicoteando para todo lado. Parando ou não, lá vou eu esbaforindo atrás do cidadão para avisá-lo de um provável tombo. “t-t-t-tênis..” foi só o que consegui falar quando o alcancei e apontei para o cadarço. Ele agradeceu e parou enquanto eu desacelerava um pouco. Ontem, foi minha vez de receber algo, sem esperar nada em troca.

E sobre a prova...

A organização foi fantástica, água a cada 2 Km, gelada ou fresca, você escolhia. Staff a cada esquina, tapetes intermediários, no Km 5 e na metade da prova (para nenhum engraçadinho cortar caminho), bela camiseta e linda medalha - dourada para 21 Km, prateada para 10 Km, e bronze para caminhada 5 Km. A inscrição foi tranquila e a retirada do kit bem organizada. Largadas ocorreram no horário e a arena foi muito bem montada, facilitando circulação e dispersão pós-prova.

Fica apenas o comentário sobre os kits, pré-prova como já dito, e pós-prova que não existiu, apenas a medalha, banana e água. Mas o ponto que precisa urgentemente ser revisado é o horário de largada, pois 08:30 da manhã no litoral para percorrer 21 Km é bem desgastante. Claro que eu vi o microfone de uma certa rede de TV, o que pode sugerir influências globais neste caso...

No geral, uma ótima prova, boa para se passar o final de semana em Praia Grande e que merece uma nova visita no próximo ano.

Boa semana!

14 comentários:

  1. Salve Rinaldo, parabéns pela prova guerreiro !!! Essa prova realmente parece facil....kkkkkk Adoro ela !!!rs Bons treinos amigão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudio,
    parabéns pela meia...
    muito legal seu relato sobre:...pessoas de boa índole no planeta (políticos, esta última frase não foi para vocês). rsrsrs
    Parabéns pelo tempo e por mais uma prova cumprida!!!
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  3. Cláudio,
    Parabésn por mais uma prova. Este fim de semana também sofri um pouco com a meia maratona de natal. O percurso também foi pela Via Costeira, com 10km iniciais de subida, vento contrário e muito sol. Terminei com 1:52:20 e completamente desgastado. Foi o meu pior tempo. Mas isso não importa, o que vale é poder participar desse espetáculo que é correr.
    Grande abraço!
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais uma meia maratona concluída, Rinaldo, e pelo seu relato muito bem elaborado, como de costume. Gosto bastante dessa prova, que fiz em 2008, principalmente pelas características do percurso, mas, pelo jeito, o kit espartano é uma prática comum, que já aconteceu quando da minha participação.

    Um abraço e até as próximas corridas, verticais ou não!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!! Indiferente da distância, as condições climáticas tb interferem no nosso rendimento. Valeu pelo relato e pela disposição.

    abraços, pri

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post... Achei a prova bonita e difícil.... O grande problema é mesmo o horário....

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Claudio, eu também estive lá e gostei muito da prova. Acho que podemos marcar na folhinha e repetir ano que vem, afinal as boas provas são uma raridade.

    Abraço a todos

    LeoZL

    ResponderExcluir
  8. oi, rinaldo!!!

    parabéns!!!
    e que sorte a sua perder o celular, e tê-lo de volta antes de se dar conta!
    maravilha!
    também acredito que que boas ações atraem gestos amigos!

    gosto de retões... fica mais de visualizar que depois de completar os 10 de ida, só sobram os 10 de volta;)

    quanto ao horário, fica bom pra quem deixou pra ir pra praia grande no próprio domingo! dá pra viajar tranquilo... se eu fosse pra essa prova, iria no próprio domingo, e já economizava o do hotel;)
    pra quem só pode chegar no dia da corrida, é melhor largada mais tarde... apesar do calor!

    deu vontade de ter corrido essa prova...
    pelo seu relato, parece uma ótima meia!

    parabéns!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. realmente a prova é interessante, mas ca entre nós uma banana apenas apos 21 km. fala serio

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo ... de fato ... creio que somos perseguidos por aquelas emissora ... E com certeza provas longas devem sim ser disputadas em horários bem mais cedo...

    Mas enfim, fui com a intensão de baixar meu tempo e tomei caldo ... E fico feliz que meus amigos e amigas se deram bem e concluiram mais uma dura prova !!!

    Sucesso sempre !!!

    ResponderExcluir
  11. Fala Rinaldo! Cara, não te vi por lá... Que pena.
    Parabéns pela prova! E que vento era aquele, heim? Parecia que eu tinha feito 10Km de subidas... hehe

    E ainda bem que te devolveram o celular...

    Grande abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  12. Parabens pela prova e pelo post!!

    Muito legal saber que ainda tem gente que se preocupa com os outros e nao pensam em levar vantagem(ou entao seu celular tava todo zuado que devolveram, rsss)

    Abraço e boa semana!

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br
    @leonista

    ResponderExcluir
  13. Oi Rinaldo. Eu tb não gosto de retas intermináveis, mas acho que num lugar desconhecido eu não me importaria, ainda mais numa praia. O calor tá castigando muita gente e olha que nem estamos na primavera/verão. O que será de nós nesse verão hein?! Parabéns pela prova e mais uma medalha no peito.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela prova Rinaldo.
    E quanto aos garotos terem te devolvido o celular, são raros os casos onde isso acontece.
    Mas, é como você citou: "ainda bem que existem gentes boas no mundo".
    Valeu amigo.
    Abraço.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...