domingo, 24 de outubro de 2010

Vale tudo para treinar, até caneleira!

E a falta de tempo continua. Até esteira eu tive que fazer nesta semana que passou, coisa que detesto, simplesmente para ter a sensação de correr um pouco. Parecia um hamster ensandecido vestindo uma camiseta da Meia Maratona de Praia Grande, suando em bicas e movendo as perninhas freneticamente sem sair do lugar. Tempo para musculação? Nem pensar, aí o jeito é improvisar...

Já faz algum tempo que eu emprego uma ideia doida para não deixar as pernas amolecerem: ando com 1 Kg a mais em cada perna usando caneleiras. É isso mesmo, aquela coisa que as pessoas usam para fazer abdominais, que eu também negligencio pela falta de tempo, é utilizada para pequenas caminhadas.

Para não bancar o ridículo na rua, o jeito é usar uma calça jeans que possua uma boca um pouco mais larga ou até mesmo de agasalho, assim ninguém percebe. Os músculos posteriores da coxa, que são os primeiros a reclamar nas subidas, entram em ação com o aumento da carga. Uma caminhada até a padaria em ritmo acelerado ou subir alguns lances de escada já ajudam a sentir um pouco de força a mais nas pernas, especialmente quando o tempo é curto para treinar de verdade.

Então aí vão algumas coisas que aprendi, caso você resolva experimentar (por sua conta e risco, diga-se):

- no começo, evite longos trajetos, suas pernas podem não gostar muito da ideia. Caminhe dentro de casa até se acostumar a “rebocar” o peso extra.

- tente com caneleiras de 0,5 Kg a 1 Kg, mais do que isto você força muito e pode se machucar.

- use um tênis com amortecimento, afinal você vai pousar este peso extra a cada passada.

- atenção aos joelhos: eles também podem reclamar e neste caso o estrago pode ser grande.

-não arraste os pés: o peso a mais faz com que a tendência seja arrastar o mais próximo do solo, mas aí o movimento fica todo prejudicado. Elevar demais também força articulações desnecessárias, como as do próprio joelho.

- não aperte muito e nem deixe folgada ao redor dos tornozelos. Firme, sem sair do lugar.

- sempre use meias, ou vai conseguir uma irritação de pele danada, mas você pode contornar isto buscando uma com material mais macio (a da foto, só com meia!).

- ao menor sinal de dor, pare e tire as caneleiras. Melhor voltar para casa carregando na mão aqueles sacos de limalha de ferro do que arranjar uma lesão.

- eu nunca tentei correr com elas e neste caso é aconselhável orientação de quem entende do assunto.

Lembrando que isto não é um treino oficial, eu não sou formado em medicina esportiva e adaptei este negócio simplesmente por estar afastado da academia nos dias em que a agenda está cheia. Minhas pernas já acostumaram, mas eu duvido que alguém indique esta técnica. E as caminhadas são realmente pequenas, apenas um esforço extra no hábito saudável de andar de vez em quando.

Sabe como é, não dá para relaxar agora, eu tenho contas para acertar com a subida da Brigadeiro no final do ano...

5 comentários:

  1. Oi Claúdio,
    Assisti há um tempo um episódio do programa BemEstar da GNT onde o marcio Atalla falava exatamnete sobre esse tema: correr com pesos, caneleiras, etc.
    Não achei o link para te mandar, pois já tem tempo, mas lembro que ele criticou e desaconselhou duramente essa prática.
    Vou ver se acho o link para o vídeo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Claudio muito cuidado com suas articulações mesmo sendo pouco peso e perigoso usar essas caneleiras com peso extra.
    Fica a dica.
    Forte abraço e bons treinos

    ResponderExcluir
  3. Cláudio,
    A falta de tempo foi contornada de forma inteligente. Mas você pode fazer exercícios abdominais e para as costas ainda na cama, antes de se levantar para o trabalho. Durante o banho consigo fortalecer as batatas da perna e alongar a coxa.
    Mas não deixe de correr 3 vezes por semana, no mínimo.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a dica dos treinos e ainda mas para quem não tem tempo é isso ae amigáo, valeu pelo improviso...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. hehehhe
    que seja com caneleira então!!!!
    ruuuuuuuuunnnnnnnnnnnnnn always!!!!
    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...