segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Não paramos para ninguém!

Por acaso eu tenho cara de “balcão de informações”? Não? Ah, que bom, você e meu espelho concordam em alguma coisa, mas tem gente lá fora que não pensa assim...

O chato de correr na rua (quando não tem provas, é claro) é ter que eventualmente parar nos semáforos, então o que eu tento fazer é achar uma área onde isto seja minimizado, e uma boa opção é encontrar um aeroporto ou coisa parecida. Neste caso não existem ruas cortando a calçada e que ocupem um bom espaço, suficiente para alguns Kms sem repetição de paisagem. Em São Paulo temos um pequeno aeroporto que também funciona como base militar, o Campo de Marte, e em seu entorno estão o Pavilhão de Exposições do Anhembi, a Av. Brás Leme e a Av. Santos Dumont. Perfeito, além de estar a uns 15 minutos de casa, indo de carro.

O problema é que várias vezes eu já fui parado na região por carros, motos, senhoras e até bêbados para dar informações, em pleno treino! Será que esta gente não se toca que você está, digamos assim, “ocupado”? Houve uma vez que dividi o percurso com cão de rua que ficou ao meu lado por um bom tempo, e acho que até me ajudou em uma dessas situações. Dois sujeitos em uma moto pararam para pedir informações sobre direção (perdidos, como todo mundo que sai da Marginal Tietê) e o bicho parou junto comigo. Se havia ali más intenções, pensaram que o cão era meu, e é claro, averiguaram a possibilidade de um contato mais direto com aqueles dentinhos.

Mas a situação mais ridícula foi durante um pequeno alongamento após duas voltas no circuito (cada volta tem uns 7 Km, por isso ocorrem provas como a Santos Dumont e a Oral-B nesta região). Fiquei um pouco longe do carro, para não chamar a atenção, quando um outro carro com uns 5 marmanjos ouvindo música no último volume parou a uns poucos metros. Um deles saiu cambaleando e eu pensei “bater em bêbado e correr, não estou tão cansado assim”. O cidadão chegou para mim, disse “bom dia” exalando álcool, apontou para seu carro e completou “F-Frank S-S-Sinatra...”, enquanto o cantor de olhos azuis berrava um de seus sucessos no sistema de som, e completou “..muito b-bom!”. Pelo menos quando ficam bêbados melhoram o gosto musical. Concordei com aquele corpo inflamável que tentava se comunicar comigo e este voltou ao carro em uma trajetória errante. Acontece cada coisa nestes treinos...

Pois bem, a questão é que se a pessoa tem que pedir informações, procura alguém “do bem”, e é mais fácil parar um corredor do que um ciclista. Mas mesmo assim, enche o saco ter que interromper seu ritmo e trazer a sua mente que estava em outra galáxia só para explicar quantas ruas o sujeito errou por não ter um GPS no carro!


Já te aconteceu alguma coisa parecida? Sinta-se a vontade para contar sua estória aqui.

Que você tenha mais sorte que eu e termine seus treinos sem interrupções...

11 comentários:

  1. hahahahahahhha
    boa essa...
    pior que é verdade. E o cara nem se toca que estamos concentrados na respiração ofegante para manter um ritmo legal....
    Muito bacana seu texto amigo!
    Bora correr!!!
    Bejins

    ResponderExcluir
  2. Inúmeras vezes. A maior parte para perguntar horas (e pra explicar que o relógio está no modo cronômetro?), algumas outras para pedir informações como essas. Mas a mais inusitada de todas, contando ninguém acredita, foi quando me pediram, durante pleno treino, para ajudar a carregar um guarda-roupa. É mole???

    Abraço e bom feriado.

    Fábio Namiuti

    ResponderExcluir
  3. Rinaldo...
    eu tive um problema com isso também e depois disso fiquei mais atenta aos meus treinos...
    Estava fazendo um treino de subidas e um carro parou eu passando do lado e o homem pediu "por favor, uma informação" eu fiquei até tonta de ter que parar, mas eu fui bem educada e a minha cidade é pequena não imaginei que aquele homem pudesse me fazer mal ou que fosse perder um pedaço por dar uma informação, mas o cara estava mal intensionado menos e tentos me colocar no carro, tive muita sorte por que a policia estava passando por lá no momento, foi um anjo que me protegeu, agora eu escolho as ruas que vou treinar e os horarios com critério...
    Fiquei com muito medo depois disso...
    Agente não deve parar mesmo, hoje eu não para pra ninguém...se bobiar aperto o passo...
    Bjos
    Boms feriado
    JU

    ResponderExcluir
  4. Por sorte aqui em Ubiratã a cidade é pequena, mas já aconteceu de me pararem em treino para pedir informções de onde fica tal lugar, ou coisa assim.

    E lembro ainda que no ano passado (2009) eu estava fazendo um treino leve (trote, por sorte) e dois "caras" pararam com seu carro há uns 200 metros a minha frente após terem passado por mim e um deles saiu com um "negócio" nas mãos.
    Ao chegar mais perto, reparei que os caras eram jornalistas e me pararam pra me entrevistar e tirar fotos em plena Rodovia. rsrs
    E o pior, é que a matéria feita por eles sequer saiu nos jornais. rsrsrs

    É isso aí Rinaldo.
    Abraço.


    tutt@/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fala Rinaldo!!

    Não aconteceu nada parecido, mas chorei de rir com seu post!!! kkkk
    É muito chato ser interompido durante o treino e perder toda a concetração.

    A unica coisa que acontece na lagoa do Taquaral em Campinas é o que eu apelidei de "Paredão Humano de Verão". É só chegar o verão que as pessoas resolvem praticar esporte...com a lingua, pois mais falam do que correm ou caminham, e para piorar a situação ela ficam alinhadas paralelamente ocupando toda a calçada, o que nos obriga a ficar descendo e subindo da calçada para desviar desses paredões.

    Quando eu vejo um papredão desses aproximando, tenho vontade de dar um sprint, seguido de um salto com perna esticada e acertar a nuca, ou seja, dar uma voadora na nuca! rsss

    Abraço

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa Materia, Muito Show
    Vlw, tb pela visita e comentario postado em meu Blog

    Sds
    Giba
    correndopelacidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Se você gosta de corrida de rua, eis a oportunidade de ganhar a inscrição para o Circuito Caixa de Corridas etapa Brasília. O kit está uper bacana!

    Passa lá no blog e se inscreva, é só até dia 11/11 e a corrida dia 28/11.

    www.cuidandodocorpo.com

    Abraços,

    Vânia Almeida

    ResponderExcluir
  8. Ihhh Rinaldo isso já aconteceu comigo varias vezes o foda é quando vc está num ritmo alucinante no treino e tem que parar para dar informações ou parar no sinal...rsss...Uma certa vez eu treinando passa uma rapaz olha para mim e pergunta que horas tinha, fiquei p...da vida e não parei, só disse que o meu relógio não marcava hora e sim só cronometro...e rapei fora...rsss...Quanto a cachorro no longão neste ultimo feriado eu a passar a um certo lugar do percurso que passei uma cachorra de rua começou a me seguir, até gostei da situação da cachorra me seguindo, acho que ela me seguiu por uns 3Kms e como eu estava correndo na rua e também tinha que atravessar ruas eu fiquei com medo de que ela fosse atropelada e parei com a brincadeira de ela me seguir me deu uma pena, mas foi para o bem dela e seguir no meu longão.

    Bom final de semana e boa corrida da Athenas.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  9. ótimo post, he he. Não corro na rua, mas quando corro na praça acontece de perguntarem a hora, eu digo que é só cronômetro e sigo correndo. Mas é claro que atrapalha. Outra coisa chata é que passo na porta da estação do metrô e quando chega uma composição é aquele monte de gente ao mesmo tempo para desviar. Mas dá para administrar...
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rinaldo! Pois é, eu fiz um treino na rua e não gostei! No interior, quando vou pra casa da minha sogra, eu costumo correr na rua, mas lá é bem mais tranquilo! Aqui em São Paulo, é quase que impossível, por causa dos semáforos e ruas movimentadas! Mesmo assim, tem muita gente treinando nas ruas!
    Esta dos bêbados foi demais! Kkkkk.

    ResponderExcluir
  11. Para quem treina na rua, tem que viver com essas situações, sem estressar. Eu já me pelei de medo várias vezes em rodovia. Azar o meu por ter ido lá. Já teve situções divertidas, como dizer, estou indo para lá, siga-me.

    abraço do claudio dundes

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...