segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Circuito do Carteiro: gratuita e muito bem organizada

Ano novo, preços novos nas inscrições de provas. Então quer dizer que prova gratuita não presta? Errou, é possível fazer uma prova sem cobrar nada, distribuir camiseta, kit e medalha e ainda ajudar quem precisa. Mas não estamos falando dos grandes organizadores como Yescom e Corpore, que já estão com suas tabelas de preços atualizadas para o ano de 2011, e sim de uma iniciativa dos Correios que já está virando tradição no nosso calendário de corridas.

Neste último domingo aconteceu na cidade de Osasco o Circuito Nacional de Corrida do Carteiro, debaixo de muito sol e com organização igual ou melhor que muita prova por aí. A inscrição era gratuita, devendo o atleta levar 10 Kg de arroz ou 2 latas de leite a serem doadas para instituições carentes e vítimas de enchentes. Ou seja, como você está ajudando alguém, isto não é custo, e sim cidadania. A prova porém, ao contrário dos outros anos, não aconteceu na região de Vila Leopoldina em São Paulo, local da gigantesca sede dos Correios, tendo sido definido como local de largada e chegada a Prefeitura de Osasco, município vizinho de São Paulo.

Provas em voltas costumam ser chatas, mas também existe um lado positivo: você faz o primeiro trecho no seu ritmo e ao começar tudo novamente, já sabe o que te espera, podendo apertar um pouco mais em alguns pontos. Neste caso, foram dois trechos de 5Km, com tapetes nos Km 2,5/7,5 e no Km 5, para evitar que espertinhos cortassem caminho. Mas o calor foi forte e a largada tarde, 09:00 da manhã, o único ponto negativo do evento. Só para se ter uma ideia do que contemplava a inscrição gratuita:

- camiseta com as cores e logotipo dos Correios, diferente de qualquer outra
- kit pós prova com frutas, barrinha de ceral, água e isotônico
- hidratação a cada aproximadamente 3 Km, farta e com água gelada, não faltando para ninguém
- caminhantes posicionados bem atrás dos corredores, para evitar muvuca.
- medalha dourada, com fita comemorativa do evento (e entregue ao final...).
- prova aprovada pela FPA – Federação Paulista de Atletismo

Para quem chegou cedo, como foi o meu caso, ainda conseguiu aproveitar um dos dois bolsões de estacionamento da própria prefeitura, sem deixar o carro nas travessas, estacionamentos ou na mão dos “flanelinhas”. E quem usou o trem, estava a menos de 2 Km da estação Osasco da CPTM. Ou seja, facílimo acesso. As inscrições, naturalmente, esgotaram rápido, e o evento contou com aproximadamente 2.500 atletas.

Terminei um pouco “mal” para uma prova praticamente plana: 01:03:42, pior que a última de 10 Km graças ao calor. Noite de sono mal dormida antes de prova (também devido ao calor) tem um preço alto e o sol derretia até o cérebro dos corredores. Mesmo assim, foi uma prova muito boa e espero ter a sorte de conseguir novamente me inscrever nas próximas.

Ao final, ainda encontrei o camarada Fábio Namiuti do blog Arquivo de Corridas de Fábio Namiuti e aproveitamos para conversar um pouco sobre a prova. Valeu Namiuti, a gente se vê nas próximas!

Parabéns a todos que concluíram e aos Correios, pela excelente organização do evento.

Mais uma vez, está provado de que o valor da inscrição não é o que determina a qualidade de uma corrida.

10 comentários:

  1. Boa Rinaldo!
    Que calor hein?
    Eu tava lá e não te reconheci.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rinaldo! Satisfação em te reencontrar por lá. Parabéns pela sua participação nessa bela (e fervente) prova e mais ainda por essa análise tão bem feita dela. Ainda bem que, apesar de todo o mercantilismo, corridas como essa, gratuitas e mesmo assim muito bem organizadas, continuam existindo... E resistindo!

    Grande abraço e até as próximas!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei da corrida apesar do sol forte, foi bom correr e saber que estou um pouco mas lento.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rinaldo.. puxa.. tinha até me inscrito nesta prova, mas infelizmente não rolou, pois meu marido precisou trabalhar no domingo e não tive com quem deixar as crianças...
    Triste.. pois a corrida era praticamente na porta de casa..rss

    bjs
    Jacke
    www.bloglightrun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando a prova tem uma boa organização, o tempo de conclusão não tem tanto valor, pois o que vale é a satisfação de sermos bem recepcionados.
    Mais, apesar da temperatura alta, você ainda fez uma boa prova.
    E que medalha bonita heim?
    Fiquei com inveja. rsrs

    Abraço.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa, perdi essa oportunidade.

    Gostaria de conhecer a turma. Fica para outra oportunidade.

    Boas Corridas!
    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Fala Rinaldo!!

    Estamos precisando de mais provas assim em Campinas, de gratuito temos apenas as provas da Correr e Caminhar que são excelentes, mas é sempre bom ter mais algumas no calendário.

    Parabens pela prova

    abraço

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br

    ResponderExcluir
  8. Puxa Rinaldo, com tantos elogios assim a prova deve ter sido realmente muito boa. e quando é boa, tem mesmo que ser falado. parabénns pelo apoio!!!!
    E quem venham muitas outras corridas (menos quentes) em 2011.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. É verdade, me parece uma prova muito organizada e sem muitos fins lucrativos. Gostei muito quando disse que ajudaralguém não tem preço. Parabéns aos organizadores. A medalha é realmente linda. Bons treinos, Marluce

    ResponderExcluir
  10. SEGUE MEU BLOG http://corridasemlimites.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...