segunda-feira, 14 de março de 2011

Abertura Circuito Corpore: previsto x realizado

Momentos antes da largada, o colega Newton, recém chegado ao universo das corridas de rua, perguntou-me em quanto tempo eu pretendia fazer os 12 Km da prova. Boa pergunta, mas como eu não vivo sem um parâmetro numérico para estas situações, fiz uma conta rápida: faço 10 Km em mais ou menos 1 hora, mais um pequeno atraso pela falta de treino (ou excesso de trabalho, se preferir) e por último o gostinho de vingança da péssima performance na Meia Maratona de São Paulo... enfim, meu número foi 1h15min. Além da distância de 12 Km que eu tinha pela frente, ou os 5 Km que o Newton e mais um monte de gente ia enfrentar correndo ou caminhando, aproximadamente 6 mil corredores estiveram na USP (Cidade Universitária) neste domingo que quase amanheceu chuvoso, mas que teve direito até a um pouco de sol no percurso.

Houve um tempo em que correr na USP já estava enchendo a paciência, afinal quase todo final de semana aconteciam provas no local. Mas os estudantes que vivem nas repúblicas da universidade protestaram, e quem estava no comando concordou que o espaço é destinado a abrigar as faculdades que compõem a renomada universidade, e não abrigar eventos de lazer. Sendo assim, o número de provas diminuiu drasticamente, e as poucas que ainda ocorrem são bem “comportadas” tanto no percurso quanto na tradicional barulheira de auto falantes na arena principal. Como a abertura oficial do Circuito Corpore é tradicional, a prova foi mantida, apesar do percurso que em grande parte ocorre fora do campus, na Av. Politécnica. Tive a satisfação de encontrar a colega blogueira Ivana do blog No Mundo das Lulus, e a definição dela é igual à minha: aquela avenida é um perfeito cenário “Mad Max”, totalmente feia e desolada.

A organização da Corpore continua impecável, apesar de que muitos relataram problemas na retirada dos kits. Largada organizada e no horário, postos de hidratação bem espalhados e com água fresca (não muito gelada) e excelente dispersão ao final. Bastou, como de costume, fazer a largada dos caminhantes separada das modalidades de corrida, o que gerou bastante desvios no início da prova. Vale ressaltar que em matéria da Revista Contra Relógio deste mês a própria Corpore indicou que o número de corredores na região metropolitana de São Paulo não apresentou crescimento desde o último ano, consequência da quantidade de eventos existentes e dos preços que não param de subir. Eu vou além: já corri quase todas as provas da Corpore em momentos distintos, e posso dizer que às vezes desanima participar do mesmo evento todo ano, ainda mais porque são pagos. Já sugerimos e ainda não foi feita uma mudança consistente no calendário da entidade, onde talvez motive alguns a participar de mais corridas.

Mas, com relação à minha performance, mantive um ritmo quase constante de 06:15 min/km, o que totalizou ao final 01:15:08.

Previsto = Realizado, como seria bom se muitas outras coisas da vida fossem assim...

12 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Vou correr da adidas,quero ver se baixo meu tempo,estou treinando para isso...meu tempo 10 km é 1 hora.
    BOAS CORRIDAS!!!
    cris!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo previsto, pelo realizado e pelo contado, Rinaldo.

    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Aquela Politécnica é de lascar!!! Ainda bem que o sol não estava animado...

    Mas a prova foi bem bacana. Correr na USP é tudo de bom!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Previsto = Realizado, Esta equação não existem em desenvolvimento de software. :-)

    Ainda bem que nas corridas sim.

    ResponderExcluir
  5. CORPORE é outro nível, não é mesmo Rinaldo? Já faz um tempo que não participo de uma prova desta organização... A próxima será a Meia, aí em Sampa, no mês que vem.
    Você também estará lá, certo? Quem sabe não nos encontramos...

    Um abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  6. Só falta acertar os números da mega sena, que o da corrida você já está adivinhando, ou melhor, planejando. Minha última corrida errei o planejado por apenas 9 segundos! Chega uma hora que parece que nos conhecemos cada vez mais.

    Parabéns pela corrida!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. dae parabéns pela prova, grande abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Muito legal.

    Karen Augusto
    diariodecorrida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Valeu amigo Reinaldo parabéns pela prova , continue firme nos treinamentos !!

    Abraçoss !1

    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Rinaldo.
    Abraço e bons treinos.


    tutta/ubiratã50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que legal, mais uma prova para a coleção e o coração. O tempo está ótimo. bons treinos,

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...