segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Resoluções esportivas de ano novo

Para aqueles quem ainda não tive oportunidade de desejar, aí vai: um excelente 2012, cheio de Kms, tempos baixos, splits negativos, recordes, medalhas, troféus ou qualquer outra coisa que faça de você um ser humano mais feliz e melhor. Mas é claro, como eu não sei quais são as suas expectativas, vou resumir um pouco das minhas, pelo menos no que se refere à prática esportiva.

Todo ano começa com aquele desejo idiota de emagrecer, mas no meu caso, é uma necessidade. Com o stress todo de final de ano, aliado à comilança destes dias, férias e especialmente as noites de sono com horários alternativos, a balança e a fita métrica voltaram a exibir algarismos de maior grandeza. Mas o que motiva ir na direção contrária da evolução rumo ao Homo panceps, aquela figura onde a guitarra do videogame já fica um pouco menos reta no seu abdome, não é apenas estética. O fato é que tenho um histórico de “doenças silenciosas” na minha família bem preocupante. Daí, qualquer descuido da circunferência abdominal pode ser um caminho em direção a um futuro tenebroso. Meu médico diz que não é bem assim, que se tiver que acontecer, acontece, mas o controle desta região do corpo faz parte da disciplina do corredor. Nada de regimes, dietas da moda ou técnicas terroristas para emagrecer, simplesmente aumentar o gasto e reduzir o ganho (preciso fazer o inverso na minha vida financeira).

Outra resolução é tomar banho frio. Sim, você entendeu, é isto mesmo, reduzir a temperatura da água. Diversos motivos: economiza-se energia elétrica, demora-se menos no banho e no meu caso, eu saio da zona de conforto. No ano que passou, duas vezes encarei as águas do Litoral Sul de São Paulo em Biathlons (natação+corrida) e enfrentaria um Triathlon numa boa, não fosse o fato de “travar” na água fria. Sabe por que? Simples, a vida inteira tomando banho quente e nadando em piscina aquecida. E o calendário está cheio de provas interessantes, em águas “não aquecidas”. Pronto, decidido, temperaturas menores no chuveiro!

E para finalizar, uma que já venho colocando em prática desde o último ano: não entregar dinheiro na mão de organizadores de provas que não tem respeito pelo corredor. A tal massificação das corridas levou muito gente a se achar com capacidade de organizar um evento esportivo, mas a realidade é bem diferente. Organizadores tradicionais também pisaram na bola em diversas ocasiões nos últimos tempos, e estes também estão inclusos no meu pacote. Ora, você sabe que neste último caso eu posso dar o exemplo da Yescom, mas deixo claro aqui que em muitas vezes a empresa acertou a mão e produziu bons eventos, o que fez com que eu pensasse bastante sobre esta decisão. Porém enquanto a Maratona de São Paulo (e a Meia Maratona também) não tiverem seus horários de largada ajustados (e respeitados!) para mais cedo e enquanto a São Silvestre não voltar para a Av. Paulista, eu não participo mais dos eventos da empresa. Se mesmo assim você vai, faça uma ótima prova, mas não me convide. Só para lembrar, liberdade de expressão ainda é garantida pela nossa Constituição. Mas a decisão vale para outras organizadoras também, se a corrida é um “produto” ou “serviço”, deve ser entregue sem vícios de qualidade. A oferta de provas é grande, basta procurar no calendário e substituo o evento rapidamente.

Chega de papo, hora de colocar em prática estas e outras resoluções.

Tenha um ótimo 2012!



4 comentários:

  1. ficam repetindo que o sonho de todo corredor é uma SS. porra nenhuma !!! meu sonho é ser respeitado !!! bora correr na rua !!! sem apoio de nada !!! liberdade !!! abaixo a ditadura da medalha !!! abaixo o excesso de peso !!! o importante é se manter correndo .

    estivison@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sucesso nos seus objetivos e resoluções de 2012, Rinaldo. Que possamos estar juntos em algumas etapas do calendário, de preferência, boas provas, que nos respeitem como participantes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rinaldo.
    Estou torcendo para em 2012 você possa alcançar todos os objtivos traçados, tanto no campo financeiro, profissional, pessoal, familiar e corrístico, ok? hehe
    Abraço e bom 2012.

    PS: Estou te enviando neste momento aquelas fotos, ok?
    Não ficaram tão boas, mas caso você precise usá-las, acho que servirá. hehe

    Foium prazer revê-lo dia 30/12.
    Sucesso aí amigo.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cara, bacana seu texto. Boa sorte nas suas metas.

    Sobre nadar em agua fria: esta ai um objetivo esquecido, que eu tambem preciso perseguir esse ano. Sinto muito diferença entre piscina fria e aquecida, como estou acostumado. Vamos juntos nessa!

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...