domingo, 12 de fevereiro de 2012

Filme “Der Räuber”: Assaltante e Maratonista. Pode isso?

Você já deve ter ouvido o termo “carro de fuga”, mas “tênis de fuga” talvez seja um pouco diferente do que vemos nas reportagens policiais sobre assalto a bancos. A estória do filme austríaco “Der Räuber” ou “The Robber” ou em português “O Assaltante” de 2010 poderia ser considerado como sendo um roteiro totalmente original, mas por incrível que pareça, é baseada em fatos reais ocorridos naquele país nos anos 80.

Johann Rettenberger (interpretado pelo ator Andreas Lust) inicia o filme correndo ao redor de um minúsculo pátio de prisão e terminando o treino em esteira em sua cela (aqui mal cabem os prisioneiros em uma cela, imagina se tivesse até equipamento de academia!). Após ter cumprido sua pena por assaltos, Rettenberger volta às ruas, tanto para correr quanto para roubar bancos. Ele realiza tão bem suas façanhas que chega a assaltar dois bancos em um só dia, correndo de uma agência para outra, é claro, e também vence a Maratona de Viena, uma prova com 30 mil participantes.

Retternberger ficou conhecido na época como ”Pumpgun Ronnie”, por utilizar uma máscara de Ronald Reagan para assaltar os bancos. É claro que um herói nacional do esporte não poderia simplesmente mostrar a cara em uma agência e dizer “isto é um assalto!” e continuar vivendo sua vida normalmente. Para completar ele rouba carros para executar alguns trechos de assaltas, mas na maior parte do tempo está correndo de um lado para outro.

O filme chegou a concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, mas tenho que fazer uma ressalva importante aqui: não espere ação ininterrupta como nos filmes de Hollywood, apesar das cenas de perseguição serem muito bem feitas. É, antes de qualquer coisa, um drama, o retrato de um cara que não está satisfeito com o que faz e sempre precisa de mais. A prova disto é a pilha de dinheiro embaixo da própria cama, fruto dos roubos, e que não parece ser utilizada para nada além de comprar alguns pares de tênis. Particularmente, eu sugiro uma abordagem do tipo a do Coringa no último filme do Batman, ou seja, o roteirista não se preocupa em perder tempo explicando como e porque o criminoso surgiu, e sim como ele executa majestosamente suas façanhas.

Baseado no livro “On The Run” de Martin Prinz (sem tradução para o português ainda, sorry...), é um filme interessante porém pouco fácil de encontrar, uma vez que não possui cópias distribuídas no Brasil. Para se ter uma ideia, tive que assistir com a legenda em inglês por falta de opção melhor. Mas por ser recente, ainda há esperança de alguma distribuidora colocá-lo em catálogo.

Enquanto isso, você curte o trailer:



Alguns links interressantes:

Livro “On the Run” de Martin Prinz (em inglês) no Amazon

Ficha completa no IMDB:

Der Räuber (2010) - The Robber

P.S.: aqui no Brasil não temos assaltantes maratonistas e espero que continuemos assim. Quem rouba aqui são alguns organizadores de certas provas, que cobram uma fortuna e não entregam eventos de qualidade...



4 comentários:

  1. Rinaldo,
    Excelente dica. Curti o roteiro e o trailer. A estória é muito criativa.
    Valeu!
    Gilmar
    www.fotocorridagilmar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Po legal cinéfalo Rinaldo boa a dica vamos aguardar chegar o filme no Brasil...Agora o que vc disse que os assaltantes são os organizadores de corrida tudo isso é nossa culpa que ficam pagando preço exorbitantes nas corridas!

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Rinaldo. Acabei de baixar o filme e irei assisti-lo por esses dias. Parece legal.

    Abraço,

    Alan
    alanrunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Rinaldo,

    Muito boa dica, assistirei com certeza esse filme. Encontrei pra baixar, só que com legenda em espanhol, vamos ver se consigo. Infelizmente essas produções passam despercebidos do público da América, fica mais restrito à Europa.

    Um abraço e bons treinos

    Daniel Gonçalves
    www.fanaticospormaratonas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...