segunda-feira, 12 de março de 2012

Abertura Corpore 2012: mais do mesmo

Ainda bem que o “mesmo” pode ser resumido em boa qualidade e organização. Mas mesmo assim, o “mesmo”, é o mesmo de sempre (gostou da frase?). Neste domingo aconteceu a primeira corrida oficial do Circuito Corpore, a 2ª. Corrida e Caminhada Farmácia Walmart, dentro e fora da USP, como já está virando costume das provas no local. A proposta da Corpore continua sendo manter um circuito de corridas anual com os mesmos percursos, e a ideia até que é boa, uma vez que o corredor consegue medir sua evolução no ano que passou e comparar seus resultados. No meu caso, sem evolução nenhuma, continuo no meu ritmo de 06:25 por Km, o que rendeu ao final dos 11 Km desta prova, o tempo de 01:10:38, mais ou menos o que eu tinha planejado.

Voltando ao evento, mais uma vez a organização esteve muito eficiente, o que já é um sinal de conforto para quem corre. Sinalização, arena e hidratação bem distribuídos, kit pré e pós-prova dentro do esperado e pontualidade na largada. Porém, como não poderia deixar de ser, alguns fatos chamaram a atenção e serão inclusive relatados à Corpore por e-mail, afinal de contas, o valor da inscrição em R$ 60,00 está dentro do que é aceitável, mas não é por isso que não se pode cobrar da instituição algumas melhorias.

A primeira delas diz respeito à tentativa de largada em ondas. Digo tentativa pois vi que poucos corredores e caminhantes respeitaram seu lugar na largada. Na inscrição o atleta indicava seu ritmo e no número de peito era definido o setor de largada através de letras. Só que tem gente que não entende regras muito bem e largou aonde bem entendeu. As ondas diziam respeito a largadas a cada 5 minutos, mas eu pelo menos não percebi se foi realmente mantida alguma separação entre os setores. Pelas minhas contas não, pois eu estava em um dos últimos setores e passei pelo pórtico com pouco mais de 20 minutos, ou seja, intervalos menores ou simplesmente não existiram.

E para completar, a reclamação de sempre: caminhantes largando junto com os corredores! Lá pelo Km 2 eu ainda cruzava com alguns que simplesmente caminhavam, dando a nítida impressão que largaram bem lá na frente. Caminhantes geralmente criam “paredes” de amigos conversando, o que gera um cansativo e custoso deslocamento lateral para quem quer ultrapassar. Organizadores de prova, mais uma vez eu imploro: façam largadas separadas, 5 minutos é o suficiente para que os caminhantes não atrapalhem os corredores! E tirem do evento à força quem se recusar!

A camiseta e a medalha deste ano estão mais bonitas, porém eu tenho a desconfiança que esta medalha é feita daquele tipo de metal que fica manchado com o tempo. Espero que não, gostei bastante do visual. Também tivemos algumas atrações interessantes, como uma corrida de carrinhos de supermercado, onde os participantes eram sorteados pelo número de peito.

Para os mais saudosistas, fica a lembrança das corridas na USP onde encaixava-se o percurso todo dentro da Cidade Universitária, sem precisar da cansativa Av. Politécnica. Só que com tantos protestos de alunos e sabe-se lá mais quem que acha que tem direito de mandar e desmandar neste espaço, reduziram-se as vias à poucos pontos, repetitivos em todas as provas. Ainda tive a satisfação de encontrar a colega Ivana do blog No Mundo das Lulus, que ajudou a lembrar de alguns destes clássicos percursos que se perderam com o tempo.

Aberto o circuito da entidade, vamos torcer para que a qualidade das próximas corridas continue satisfatória como esta, e que sejam colocados alguns percursos novos para que não fiquemos sempre na “mesmice” de todo ano.



3 comentários:

  1. Oie!

    O percurso desta prova é bem bacana!!!

    Tá que já é bastante manjado, mas fazer o que né? O que nos restou foram as lembranças...

    Umas das coisas que gosto bastante é o fato de podermos ir de bicicleta até o local da prova. O pessoal da CORPORE cuida direitinho da magrela!

    Bom ver vocês!

    Abração!

    Dona D
    www.nomundodaslulus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O percurso é bacana mesmo !!!!

    Foi minha primeira corrida na USP achei muito legal, mesmo com uma subidinha que em derrubou rsrsrsr

    Esse material da medalha é aluminio injetado, porém essa esta com uma cobertura para não ficar manchado

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela prova Rinaldo.
    Abraço e bons treinos pra você.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...