segunda-feira, 26 de março de 2012

Circuito Popular, Etapa Sé: excelente percurso e algumas falhas

Cavalo dado não se olha o chip, é o que diz o ditado. Mesmo assim, quem acordou cedo no final de semana merece atenção ao participar de uma corrida de rua, mesmo gratuita. Neste último domingo aconteceu a primeira etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua da Prefeitura de São Paulo, Subprefeitura Sé. De graça e com os apetrechos normais de uma corrida (camiseta, chip, hidratação, número de peito e medalha), a prova foi um sucesso de percurso, com os corredores elogiando após o final, mas mal organizada em alguns pontos.

Começa pela inscrição: limitada a 2.000 vagas, é um parto para descobrir quando e onde estarão disponíveis para o público em geral, pois quem está ligado aos órgãos da Prefeitura do Município sabe exatamente as coordenadas no tempo e espaço. No meu caso, uma dica de outro corredor (aliás, obrigado colega Edson) permitiu que eu estivesse no local certo e hora certa para fazer a inscrição gratuita na prova, porém não considero este critério justo. Se a corrida é para a população, então não devemos beneficiar os funcionários do órgão, onde estes deveriam ter sua participação garantida sem a necessidade de lotar as inscrições para o cidadão comum (e que paga bastante impostos para a Prefeitura).

No dia do evento é feita a retirada de chip, número de peito e camiseta. Apesar de organizada por número de inscrição, foi lenta e gerou um atraso de mais de 20 minutos na largada. Na minha humilde opinião, já expressa aqui várias vezes, quem não sabe cumprir horário e chega em cima da hora não merece largar com os demais. Mas o que achei inadmissível foi a insensibilidade da grande maioria dos participantes, pois na ficha de inscrição constava que o corredor deveria levar 1 Kg de alimento não perecível para doação a entidades carentes. Num cálculo aproximado, contei 1 em cada 10 corredores com alimento na mão ao retirar o chip. Lanço aqui a seguinte campanha:

Quando a prova solicita a entrega de alimento ou doações para entidades, o atleta que não leva não recebe camiseta. E é claro, as camisetas remanescentes são doadas para as respectivas entidades.

Se estivesse escrito na ficha que ganharia alguma coisa no dia e não fosse entregue, tenho certeza que estariam todos reclamando, mas é fácil distorcer as regras a seu favor. Como diz a música: “Brasil, mostra a tua cara”.

Nem vou gastar palavras dizendo que caminhantes e corredores novamente largaram juntos mais uma vez, isto você já deve imaginar. Porém desta vez a dispersão foi rápida e não houve atropelos, os únicos caminhantes eram os que não aguentaram o ritmo da corrida e começaram a andar, mas até aí tudo bem, palmas para os corajosos que enfrentam as primeiras passadas, todos estivemos lá pelo menos uma vez na vida.

O percurso realmente é sensacional, são 5 Km pelas ruas do Centro Velho, largando da R. Libero Badaró, seguindo pelo Viaduto Santa Ifigênia, Av. Ipiranga, Teatro Municipal, Praça da Sé e Largo São Bento, um passeio pelo tradicional centro da cidade, o qual deveria estar no itinerário da nossa maratona. Ouvi vários elogios ao percurso no final dos meus 30:16, tempo até que bom para quem estava sem treinar corrida nas últimas duas semanas e em um trajeto cheio de sobe e desce. Apesar de não servir água gelada, boa hidratação no Km 2,5 e no final, e sinalização muito bem posicionada e visível. Bonita medalha e até um certificado de participação, algo bem raro nas nossas corridas.

Infelizmente é necessário destacar o pior de todos os problemas da prova: o guarda volumes. Entregar foi fácil, retirar foi outra estória. Apesar da tentativa de organizar por números de inscrição, a coisa virou um caos, gente suada se empurrando e se amassando para tentar chamar a atenção dos que entregavam as sacolas e mochilas. Observe na foto o ponto alto da confusão: corredores “invadem” a tenda pelo lado dos fundos, cobrando a entrega das malas. Enquanto isto, no sistema de som era anunciado o pódio, e o público em geral se acotovelando para retirar seus pertences, sem prestigiar os atletas vencedores. Lamentável.

Tentei ser imparcial, tivemos pontos altos e baixos na prova. Na próxima semana tem mais uma, agora aqui perto de casa, a Etapa Santana, e sinceramente espero que a organização tenha mais cuidado com estes pontos, pois a proposta de uma corrida aberta à população é ótima, mas desmotiva quem passa por estas aporrinhações.



21 comentários:

  1. Parabéns pela sua participação, resultado e, principalmente, análise da prova, Rinaldo. Também espero que os problemas sejam solucionados e que o bom senso, inclusive dos participantes, prevaleça. Vou ver se consigo estar presente ao menos em uma das etapas durante o ano.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Namiuti! A gente se vê nas outras provas do circuito!

      Abraço!

      Excluir
  2. Realmente precisas suas considerações sobre a prova. Tambem adorei o percurso! consegui pegar minha mala antes desta muvuca! mas tive que gritar bastante. Outro ponto negativo é a divulgação dos resultados. Alguem sabe aonde estará disponivel?

    ResponderExcluir
  3. Boa pergunta, até o momento não vi nada oficial também. Assim que eu descobrir deixo um complemento neste post ou no próximo.

    Abraço e boas provas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta neste link os resultados

      http://www.rodparlazereeventos.com.br/noticias/28/53/RESULTADOS

      engraçado que classificaram pelo tempo bruto e não pelo liquido! pelo menos larguei com 13segundos!

      Excluir
  4. Rinaldo, parabéns pelo texto. Eu ainda estava retirando o número de peito quando foi dada a largada. E a bagunça do guarda volumes realmente foi o pior da prova... Se souber de algum site com as fotos também, publique aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,

      Pode deixar, se eu souber de algum site com as fotos ou o resultado eu publico.

      Abraço!

      Excluir
    2. tem fotos na www.runnersp.com.br

      Excluir
    3. OK, obrigado! (e de novo obrigado ao Marcio também pela dica das fotos)

      Excluir
  5. Fala grande Rinaldo !!!!!

    É meu camarada estava muvucado o negocio, espero que eles aprendam com o erro de ontem, foi como você disse no meu blogger, ainda bem que eu não usei o Guarda Volumes, por que eu vi muita gente reclamando, sobre o resultado normalmente no mesmo dia ja sai pelo menos no site da chiptiming mas até agora nada.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu não me preocupo muito com resultado oficial, já serve o do meu cronômetro.

      Boas provas!

      Excluir
  6. Parabéns pela prova e pelotempo Rinaldo!
    Eu gostei muito dessa ideia do circuito popular, mas cada ano que passa fica mais dificil e inexplicável algumas situações. Infelizmente.
    Eu adoraria poder participar de algumas etapas, mas é indigna a forma que é feita.
    Vi várias reclamações sobre essa etapa que só pelo local tinha tudo para ser perfeita.
    Reclamações sobre as inscrições e também sobre os organizadores que pelo que eu soube fizeram muitas lambanças.
    Claro que o público corredor também não colabora em nada, desde a retirada de kit, a largada e o guarda-volumes. Educação é algo que não se compra na esquina. #Triste.

    Bons treinos
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Colucci!

      Realmente, o circuito foi perfeito e motivador para quem está iniciando nas corridas, mas critério de inscrição ainda é um mistério (e para as próximas 2 etapas já estão esgotadas).

      Abraço e boas corridas!

      Excluir
  7. Consegui encontrar o site do resultado oficial, por favor divulgue à todos : http://www.rodparlazereeventos.com.br/noticias/28/53/RESULTADOS ( www.rodparlazereeventos.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, obrigado pela dica! (Obrigado também ao leitor Marcio que mandou este link por e-mail para mim).

      Excluir
  8. Também participamos, e como relatei no meu blog, foi bom para rever São Paulo. E concordo com os problemas apontados por voce, batem com os que senti.
    Abraços e boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo seu comentário!

      Quem tiver a oportunidade leia também o post da corredora, está muito legal: http://www.felizcorrendo.com/

      Excluir
  9. Olá Rinaldo.
    Conheci hoje o seu blog. Parabéns. Muito bom o seu relato e me deu muita vontade de ler os demais. Sucesso e boas provas.

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  10. Lamentável o fato de quase ninguém levar o quilo de alimento na retirada dos kits e apóio a sua campanha de que: quem não levar o alimento fica sem a camiseta da prova que deverá ser entregue a entidade correspondente. Nada mais justo.

    Quanto ao certificado: excelente idéia da organização.
    O 'meu' da São Silvestre não consegui pegar no site da prova. Acho que não disponibilizaram o "dito cujo" rsrs

    Grande abraço e parabéns pela participação na prova.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Tutta, realmente uma vergonha os corredores não terem solidariedade nesta hora. Com tanta corrida cara, o que custa levar 1 Kg de alimento?

      O certificado é legal, só espero que jamais substitua a medalha.

      Abraço!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...