segunda-feira, 16 de abril de 2012

Meia da Corpore: Avante Corredores!

Por falta de melhores oportunidades desde o início do ano, minha primeira meia de 2012 foi a XIII Meia Maratona Netshoes Corpore, mais uma vez muito bem organizada e com forte patrocínio de grandes empresas, o que ajuda muito na qualidade do evento. Foi minha 12ª. prova de 21 Km, coisa para quem gosta de numerologia, mas não é bem meu caso, nem com o relógio eu me preocupei muito desta vez, fechando em 02:26:33. Nem meu melhor tempo, nem meu pior, apenas um tempo de quem foi para a corrida sem grandes pretensões de melhorar marcas, apenas terminar mais uma prova na distância predileta.

Largada e chegada acontecem na avenida da Raia Olímpica da Cidade Universitária (USP), sem contar a passagem entre os quilômetros 12 e 15,5, um percurso já conhecido pelos corredores desde que a administração do local começou a criar problemas em liberar o restante dos campi para estes eventos. Perde-se muito em paisagem e desafios, já que algumas subidas eram as grandes vilãs de tempo há alguns anos quando ainda ocorriam provas que hoje só existem na memória dos corredores.

Mas vamos ao que interessa: com retirada de kit na véspera no mesmo local da largada, bem organizada e eficiente, a prova estava marcada para as 07:30 com largada em ondas, divididas pelo ritmo apontado pelos corredores na inscrição. Houve um pequeno atraso de 10 minutos devido à entrega de kits no próprio dia para os que não são da capital, perdoável mas que deixa a lição de melhor organizar a entrega nestas situações. Desta vez a largada em ondas foi respeitada corretamente e era interessante estar no último pelotão e se deslocar para mais próximo da largada a cada 5 minutos. Liberada a massa de corredores, não existiu atropelo e todo mundo entrou no seu ritmo rapidinho.

Por que não foi possível identificar isto no evento de abertura do circuito de forma tão clara? Simples, desta vez caminhantes e corredores de 5 Km largaram na direção oposta, o que mostra que quem enfrenta uma meia maratona tem mais noção do próprio ritmo e no momento da inscrição já se identifica corretamente. Eu não estou criticando quem caminha ou se inscreve para os 5 Km, pois muitas vezes estou lá também, apenas acho que deveria haver um trabalho de conscientização por parte dos organizadores explicando que não adianta largar na frente, ser atropelado e atrapalhar quem possui ritmo mais forte. Afinal, todos tem chip de cronometragem e o que vale é o tempo líquido.

O percurso é em grande parte plano, com poucas elevações em túneis e pontes, mas o que desgasta para valer é passar pelo Km 14 ao lado do pórtico de chegada e ouvir o locutor incentivando quem está terminando a prova, enquanto que para o corredor que ainda está do outro lado da pista ainda falta um terço do caminho. Se este trecho fosse bonito ou agradável, talvez nem percebêssemos, mas para variar somos arremessados na Av. Politécnica, e você já leu várias vezes o que eu penso de direcionar os corredores para esta região. Sugestão para as próximas: inverter o percurso, assim ficamos com algo do tipo “primeiro o dever, depois a diversão”.

Tentei sem sucesso encontrar os marcadores de ritmo que haviam sido noticiados no site, pois pretendia seguir o de 6:30 min/Km, já que não uso GPS. Desisti e fui no feeling do meu relógio, marcando as voltas (lap) a cada Km, o que permitiu manter um ritmo não muito constante e um pouco acima do planejado. Um ponto que causou um pouco de desconforto foi o funil de entrada para a arena, com um único portão e que gerou um congestionamento danado. Fora isto, água e isotônico na chegada, kit pós-prova com lanche e frutas e uma bela medalha, com destaque para a arte da fita, coisa bem rara atualmente.

E como uma pessoa pode estar mais resistente e com menor performance? Este é o meu caso, e é fácil explicar: não dedico todo meu tempo de treinos à corrida, tento fazer natação e pedalar de forma dosada com os treinos de esteira ou rua, portanto não é de se esperar que eu passe a correr mais rápido. Na semana que passou, por exemplo, troquei um treino longo de corrida por uma espécie de “passeio” de 60 Km de bicicleta, conforme o relato no Ciclovia Digital. O lado bom, contudo, é que de forma geral eu fico mais resistente e tenho menor incidência de lesões, dado o “cross-training”. Não sou neurótico por tempos e ritmos, minha única preocupação é não desistir da prova.

Patrocinador diferenciado

Esta foi a primeira vez que vi um filme patrocinar uma corrida, e se você entendeu o título do post então provavelmente está com o ingresso na mão ou leu muito gibi de super-heróis (no meu caso, as duas coisas). A produção “Os Vingadores” (The Avengers) estava com seu nome estampado desde a camiseta até as placas de quilometragem, como na foto ao lado. Dado o orçamento que estas produções demandam dos estúdios, seu patrocínio em corridas é muito bem vindo.

E eu tive uma semana de “vingador” mesmo: perseguido pelos próprios empregadores como a Viúva Negra, peripécias como as do Gavião Arqueiro, acessos de nervoso que fariam o Hulk se encolher em um canto chorando pela mamãe, me senti deslocado no tempo como o Capitão América e até desentendimentos em casa como os do Thor (o legal, não o imbecil) e seu pai Odin eu fui exposto. Mas terminei a semana no melhor estilo Homem de Ferro!

Como diz o locutor da Corpore: não é qualquer um que faz 21 (mas você deveria tentar, é uma distância sensacional).



16 comentários:

  1. Belo relato, Rinaldo. Parabéns por ele e pela sua participação em mais essa meia maratona. Também é a minha distância favorita, mas, de preferência em dias menos quentes que esse domingo. Pena que não nos vimos por lá. Abraço e até qualquer corrida dessas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo, afinal, (quase) todo mundo de camiseta igual...

      Vou passar lá e ler o seu relato, abraço!

      Excluir
  2. PARABÉNS GUERREIRO, PENA NÃO TE ENCONTRAR POR LÁ !!!! BONS TREINOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, uma pena, não encontrei ninguém desta vez, mas não vai faltar oportunidade.

      Abraço!

      Excluir
  3. Excelente relato Rinaldo. Bom conhecer pessoas que pensam em se divertir e aproveitar o que a corrida oferece. Parabéns por mais uma etapa superada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz, cada um tem o seu objetivo na corrida, para mim não o que importa é aproveitar o evento.

      Abraço!

      Excluir
  4. Adoro a distância,na medida.

    Parabéns por mais uma prova.

    Este ano não me animei para esta prova,mesmo estando treinando.

    Boa Semana

    Fabi =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando o percurso um pouco repetido, a organização da Corpore já um bom motivo para participar, mas não se preocupe, o calendário está bem recheado de "meias" neste ano.

      Abraço continue treinando!

      Excluir
  5. Oi, Rinaldo! Parabéns pela prova! Realmente, não nos encontramos, nem no percurso! E para você não ter avistado o marcador de ritmo de 6 min, é sinal de que você não estava por perto. Na próxima vez, talvez nos encontremos! Você vê, cada um tem um objetivo e um treino diferente! Você mescla a natação com a bike e a corrida. Logicamente, a sua resistência será mantida mas não é um treino específico de corrida (e pelo que eu entendi, você não almeja isto). Naquele dia, pude ter algumas informações sobre a marcha atlética. Muito legal!
    Agora, vou pra Graacc! E a sua, qual será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mayumi, nas próximas a gente se vê. Aliás, eu não vou na GRAACC, estou meio enjoado do circuito da Av. 23 de Maio, a próxima provavelmente será a Energizer.

      Bons treinos!

      Excluir
  6. Parabéns pela prova Rinaldo! COm super heróis pelo caminho a corrida deve ter ficado bem mais fácil... rsrsrsrsrsrs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio, bem que eu queria ter superpoderes para aguentar o calor, mas foi legal assim mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  7. E aí Rinaldo, que legal seu relato de prova, foi tranquilo sem preocupação com tempo.

    Fez boa prova, pois a curtiu mais dos que se mataram (como eu , kkk)

    tbm n vi pacer nenhum, corri bom tempo na faixa de 4min30 e n tinha ninguém ditando ritmo, pelo menos n vi.

    nós do MS fomos aí nesta, gostamos da prova, mas não do sol !!! fizemos um relato tbm,

    abraços.

    corridaderuams.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo, e parabéns pela participação também!

      Vou passar lá para ver seu relato.

      Abraço!

      Excluir
  8. Desculpa por não ter passado aqui antes para te parabenizar por mais esta meia maratona ok Rinaldo.
    Grande abraço e tudo de bom.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, Tutta, eu também estou com as leituras atrasadas, mas obrigado assim mesmo!

      Abraço!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...