sábado, 8 de setembro de 2012

Troféu Independência: corrida de um povo heroico!

O formoso céu, risonho e límpido, da manhã do feriado de 7 de Setembro foi um presente para os corredores que participaram do XI Troféu Independência do Brasil no Ipiranga, prova tradicional e muito bem organizada pela JJS Eventos, com percursos de 5 e 10 Km, além da caminhada. Voltando à minha vida “normal” de corredor, já que não tenho pretensão alguma de virar triatleta, nada melhor que a distância predileta de 10 Km para acostumar a largar e chegar no asfalto.

A largada foi pontual às 08:00 da manhã, mas o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria nesse instante e as temperaturas do dia já estavam previstas a chegar na casa dos 30 graus. O jeito é correr o mais rápido possível, antes que os bonés fritem, mesmo com o trecho inicial de quase 1 Km de subida saindo do Parque da Independência e entrando na Av. Nazaré. Um ponto muito positivo da prova foi a entrega do kit no próprio dia do evento, de forma organizada e rápida. Alguns corredores reclamaram que queriam usar a camiseta do evento na corrida e a que a mesma deveria ter sido entregue antes, mas eu não entendo qual a dificuldade de trocar a vestimenta que vieram à prova pelo verde-louro do evento e guardar a outra na mochila. Tem gente que reclama de tudo.

Depois da longa subida, o corredor à terra desce e aponta em direção ao trecho plano da prova, quase chegando até a Av. do Estado e voltando para o trecho de vai-e-vem da Av. D. Pedro I. Percebi que a placa de Km 6 estava posicionada de maneira incorreta, pois como controlava minhas passadas pelo contador de voltas (lap) do relógio, o trecho anterior marcou 8 min/Km e o próximo 5 min/Km, algo absurdo para quem não corre nem tão lento e nem tão rápido assim. Depois disso voltou ao normal, sem maiores prejuízos.

E aí vem a subida da Av. Nazaré novamente, desafiando o nosso peito a própria morte e que você conseguirá conquistar somente com pernas fortes. Da base até a entrada do parque novamente pela terra mais garrida, o corredor está nos momentos finais, e muita gente ignorou para que servem os joelhos e largou o freio de mão na descida (ok, eu também...). Finalmente, a terra adorada, idolatrada, o tapete de chegada!

Entrega de um kit muito legal bem organizada e eficiente, dispersão muito boa e quem queria esperar os demais corredores podia assistir a chegada sem tumulto. Os pontos de sempre a considerar: faltou algo salgado no kit pós-prova e (de novo, já indiquei isto aqui milhões de vezes) caminhantes precisam largar depois dos corredores e não pelo meio do pelotão. Linda medalha, com as cores da nossa bandeira, adequada ao evento. E ponto positivo para o staff da prova, que se negou na minha frente a entregar o kit e medalha para duas mocinhas “pipocas”. No geral, uma prova muito boa.

Pernas X Cabeça

Na véspera da prova tive um problema profissional (se é que podemos chamar algumas pessoas que trabalham comigo de “profissionais”) e não estava nem um pouco a fim de correr no dia. Inscrição paga, apesar de preço acessível, e pessoas dependendo do meu “GPS interno” para achar o estacionamento na região, acabei indo mesmo assim. Dormi mal, a última coisa que queria era correr, e a sorte foi ter deixado tudo arrumado no dia anterior. Mas a corrida tem este dom de endorfina, e após a 01:05:28, mesmo sem treinar nada nas últimas duas semanas, me senti bem melhor, pelo menos fisicamente. Corre-se com a cabeça também, ainda bem que a minha desligou um pouco durante a prova. Mas segunda-feira está chegando, e estas pessoas vão ver perceber logo cedo algo que não entenderam:

Um filho teu não foge à luta!

(P.S.: se você não entendeu a linguagem mais rebuscada deste post, está na hora de aprender a cantar nosso Hino Nacional... ou vai ficar mexendo a boca igual a jogador de futebol antes de partida da Seleção?)

16 comentários:

  1. Parabéns pelo percurso, amigo. Meu carinho e bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  2. Participei dessa corrida e fiz o tempo de 00:50:38. Acho que foi um tempo razoável pra quem não é um atleta e aquela subidinha 2 vezes...

    Abraços.

    Adilson Rinaldo albertini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, tempo muito bom e as subidinhas são doidas mesmo.

      Bons treinos e a gente se vê nas próximas!

      Excluir
  3. Esta foi a minha primeira corrida e como é boa a sensação de terminar uma prova dessas, alias para uma estréia acho que fui bem, pois fiz a prova em 45 minutos. Quanto a organização achei otima, tanto que correrei a corrida "Santos dumont". Abraço.

    www.papoamigos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, parabéns por sua primeira prova e que venham muitas outras!

      Bons treinos!

      Excluir
  4. Parabéns pela prova! E concordo com vc: caminhantes tem que largar depois dos corredores ou em locais distintos! Somos lentos mas não caminhamos, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayumi, valeu pelo apoio!

      Eu adoro quando uma prova tem caminhantes, é bom ver as pessoas fazendo alguma atividade física, mas acho desagradável esta questão da muvuca. Todo mundo sai irritado, o caminhante por ser ultrapassado e o corredor por ter que desvirar.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  5. Rinaldo Parabéns por mais uma corrida, as corridas organizadas pela JJS são realmente boas, também concordo contigo caminhante tem que largar ou atrás ou segura-los na lateral igual fizeram na corrida contra o o câncer.

    Você estará na Santos Dumont?

    Forte abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Léo!

      Provavelmente estarei na Santos Dumont, vou fazer a inscrição nesta semana.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  6. Muito legal teu blog.. vou estar seguindo a partir de agora..sou de campo grande e adoro correr.. estou na corrida a 1 ano, vivendo as emoções deste esporte maravilhoso..
    abços e sucesso!!
    Isidoro Andrade
    isidorodeandrade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Isidoro, vou seguir seu blog também.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  7. Parabéns Rinaldo...
    Pela corrida e pelo blog!!!

    Também participei desta corrida, como "pipoca", mas não fiquei importunando nenhum staff.. =D

    Fiz um post dessa corrida no meu blog, se der passe por lá.

    www.corresampa.com.br

    abçss
    Léo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, valeu pelo apoio, vou conferir seu post.

      Muita gente corre como pipoca, é só não utilizar a estrutura da prova destinada aos corredores, e as mocinhas foram bem pentelhas ao tentar receber o kit.

      Boas corridas!

      Excluir
  8. Ola Rinaldo..muito legal teu blog.. criativo e muito informativo..estou seguindo-o a partir de agora..já tinham me falado deste teu trabalho..Parabens mesmo..
    Sou de Campo Grande MS e corro a pouco mais de um ano, faço parte de uma equipe (Corrida de Rua MS) daqui mesmo.. e procuro relatar minha ainda pouco experiencia no meu blog.
    abços e muitas vitórias..

    Isidoro Andrade
    isidorodeandrade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...