sábado, 13 de outubro de 2012

Corrida Santos Dumont: boa, mas já foi melhor

Participar de provas tradicionais, mesmo percurso a cada ano, mesma organização e em alguns casos sempre no mesmo dia do calendário, tem vantagens e desvantagens, tanto para a organização quanto para quem participa. O corredor fica tranquilo por já conhecer o percurso ou já ter informações de outros corredores e logística de acesso. Estratégias de prova podem ser otimizadas, marcas podem ser melhoradas. Para a organização, basta fazer tudo certinho ou melhor do que das últimas edições e todos saem felizes. Porém na edição deste ano da Corrida Santos Dumont, que ocorre sempre no dia 12 de Outubro e é organizada pela JJS Eventos, alguns pontos poderiam ter sido melhor observados para manter o nível da prova.

Um ponto muito positivo que vem sendo adotado pela organizadora é a entrega de kits no próprio dia, o que facilita muito a vida do corredor. Muita empresa de organização de corridas acha interessante colocar a entrega do kit na véspera em locais no mínimo absurdos para os participantes, como shopping centers de difícil acesso e lojas esportivas que só interessam aos patrocinadores. A entrega no próprio dia é no mínimo uma questão de respeito aos atletas e todos conseguem retirar seus kits com calma e sem tumulto. Também merece elogio a área dos guarda-volumes, que estava organizada em baias com a numeração de cada atleta, agilizando entrega e retirada de pertences.

Esta corrida acontece nas redondezas do Aeroporto Campo de Marte e Parque Anhembi em São Paulo, inclusive utilizando boa parte do percurso da etapa brasileira da Fórmula Indy. Resultado, asfalto sempre bem tratado e nivelado na maior parte do trecho. Porém a largada neste ano foi uma verdadeira bagunça, devido ao fato da área militar do aeroporto estar em reforma, gerando um funil logo
após o tapete de saída e com muito barro devido à chuva do dia anterior. Como estava no meio do pelotão geral, passei pelo tapete e dois passos depois estava caminhando. Pelo meu relógio gastei 2 minutos entre a passagem do tapete e o portão, onde era possível iniciar a corrida. Se eu fosse atrás de marcar tempo, planejamento perdido. E de novo, que tal deixar os caminhantes largarem após os corredores? Pronto, falei de novo, até que alguém leia e tome alguma providência.

Daí para a frente é tudo plano, elevações quase imperceptíveis na Av. Brás Leme que não chegam a quebrar o ritmo. Boa hidratação a cada 2 Km com água gelada, apesar do dia com clima fresco, céu nublado e sem chuva que todos puderam desfrutar. Vale dizer que é um percurso sem sombra, se tivesse feito o sol dos últimos dias, seria bem difícil não superaquecer em alguns trechos. Outro ponto que chamou a atenção foi falta de staff em alguns pontos do percurso. A hidratação conta com a ajuda dos militares na distribuição de água, porém isto não deveria diminuir a quantidade de pessoas da organização que cuidam de outros detalhes da prova, como por exemplo algumas placas de quilometragem e cavaletes derrubados
pelo vento. Além de perigosos para os corredores, tiravam a noção de distância em alguns casos.

Naturalmente, a chegada foi no mesmo ponto cheio de barro e buracos, onde novamente precisava-se diminuir a velocidade para não levar um escorregão. Pergunta: qual a dificuldade em deslocar o tapete de passagem uns 50 metros e evitar este transtorno? Estes metros poderiam ser compensados pelo posicionamento de alguns retornos do percurso sem alterar a aferição do trajeto. Também seria possível deslocar lateralmente o pórtico, pois a área de dispersão era bem grande. Enfim perguntas e sugestões para que os erros não se repitam nas próximas edições.

Bonita medalha, camiseta sem muito diferencial das demais e kit pós prova bem simples. Neste último, um pouquinho mais de “recheio” para o corredor seria interessante para compensar os 10 Km.
A prova no geral foi boa, mas como ressaltado na crítica, quem vai atrás de marcas sai frustrado, pois minutos preciosos foram perdidos de bobeira. Dizem que o tal Trem de Alta Velocidade ou Trem Bala vai ter uma estação no Campo de Marte e que a área toda será transformada, inclusive com a desativação da base aérea e do aeroporto. Resumindo, acho que esta prova vai “desaparecer” em alguns anos.

Participarei das próximas? Com certeza, acredito que os erros foram pontuais na etapa deste ano, é uma corrida muito legal e bem próxima de casa.

12 comentários:

  1. Rinaldo a corrida tinha para ser tudo de bom, mas para mim não foi, pois além das observações citadas aqui no seu blog, eles falharam no quesito organização, mandei para eles 2 fax para inscrever 8 atletas da FAB e eles so inscreveram 1 somente e logo este militar que não foi, peguei o maior engarrafamento para dar em burros nagua na hora de pegar o kit o meu nome não constava, dai perguntei para a Sargento responsável e ela confirmou que tinha feito a minha inscricao e disse que era para esperar e fiquei esperando por uma hora poderia até correr na pipoca mas o tempo estava frio e como nao tinha aquecido poderia me lesionar que nem outra vez e preferi nao correr tinha tudo para ser 10 mais não foi sai desta corrida bastante frustrado imagina só vc viajar pegar o maior engarrafamento e na hora nao poder correr, espero que isto não aconteça com ninguém pq é ruim demais, mas mesmo assim vc está de parabéns só foi uma pena que não nos vimos.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge,

      Que pena, neste ano nos desencontramos, mas acho que ambos estariam um pouco chateados com tantos problemas.

      Nas próximas a gente se vê, provavelmente com um pouco mais de organização.

      Abraço!

      Excluir
  2. foi a minha primeira participação nesta prova e logo notei falta de organização, principalmente o atraso na largada, pois deveriam ter visto bem antes o barro no chão e terem limpado antes da largada. O percurso realmente é muito legal, eu tive sorte de largar perto da fita, assim não enfrentei o tal garrafamento que vc pegou. Espero participar novamente no proximo ano, e torço para que não anulem esta prova. Abraços e até a proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja só, eu até esqueci do atraso na largada depois daquele lamaçal todo.

      A gente se vê nas próximas!

      Excluir
  3. Ainda bem que não optei em corre-la ,ia ficar chateado por ser perto de casa, e pra voce que ja esta convivendo com barro por causa do shopping , agora barro na corrida !!! mas é um problema por causa do progresso, poderiam ter feito a largada e chegada na Olavo Fontoura como ocorre na Oral B da Corpore...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é vizinho, já não chega o transtorno aqui na região, chega lá e encontro mais barro! Não tem jeito quanto à largada, a prova também é da FAB, e neste caso é até legal que a largada seja na área militar. Mas neste ano bem que podiam ter alterado.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  4. Olá.
    Eu concordo muito que os caminhantes deveriam largar atrás.
    Participei da prova Aricanduva 9K e teve gente que já largou caminhando. Nada contra quem caminha, pois eu quando não aguneto acabo dando umas andadinhas, mas quem só caminha deveria largar atrás.
    Realmente tinha bastante barro pelo que vi na foto.
    Mas parabéns pela prova!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, caminhantes são parte da prova, é ótimo ver as pessoas fazendo atividade física. Cabe à organização direcioná-los para largar logo após a corrida.

      Bons treinos!

      Excluir
  5. Com certeza a do ano passado foi bem melhor, aquele funil da largada matou o tempo de todo mundo que esta no meio do "bolo".

    Amigão tem mais uma gratuita rolando, fora a do dia 11/11 tem tmb a do dia 04/11.

    http://www.circuitocontraopreconceito.com.br/index.php

    Abração

    Léo
    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por mais uma dica! Pena que eu já tenho uma outra prova neste dia.

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá Rinaldo tudo bem? Precisamos começar a marcar pontos de encontro, para tirarmos fotos de todos os blogueiros juntos. Realmente o lamaçal não foi nada agradável, e concordo não custava nada colocar o tapete e o portico um pouco para a frente.
    Boas provas e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, vamos pensar em alguma coisa, afinal quase todo mundo fica sabendo da participação dos demais só depois da prova.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...