domingo, 25 de novembro de 2012

Corrida Mexa-se Para Vencer: copiar e colar

Ah como é fácil correr 10K depois de uma Maratona, não é? Vai nessa. Apesar das dores dos dias seguintes já terem passado, uma semana depois do estrago de 42 Km voltei ao asfalto na Corrida e Caminhada Mexa-se Para Vencer 2012, organizada pela Corpore e com patrocínio da Coop, uma cooperativa de consumo com forte presença na região do ABC e em diversas cidades do interior paulista. De um lado, organização impecável das provas da Corpore e do outro um kit recheado de brindes de diversas marcas (e não apenas um pacote de café como alguns insistem em entregar).

Corrida nos percursos de 5K e 10K, além de uma caminhada de 5K largaram do Paço Municipal de Santo André, e eu tive a nítida impressão de terem
“copiado e colado” parte da altimetria do percurso da Maratona de Curitiba. Um sobe e desce danado, em dias mais descansado seria muito legal para uma prova desafiadora, mas a última coisa que as pernas queriam era aquela sensação de subir em marcha reduzida e descer com freio de mão puxado para não estourar os joelhos. Outra coisa que foi “copiada e colada” diz respeito à minha semana: igual as demais, pico de trabalho, pouco sono e nem precisa dizer que aqueles treinos regenerativos ficaram totalmente longe da agenda. Ainda bem que inventaram a piscina e eu pude fazer um pouco de atividade física sem destruir as partes esmigalhadas pela maratona.

O kit pré-prova já estava recheado de produtos das empresas patrocinadoras, alguns em amostras grátis, outros em embalagem normalmente comercializada. Camiseta de poliamida discreta, boné e uma prática garrafinha de água dobrável. A entrega foi rápida, mas
deveria ser feita no próprio local da prova, sendo que tiveram o bom senso de disponibilizar a retirada no dia da corrida. No kit pós-prova, mais alguns brindes e uma bela medalha. Estas duas iniciativas parecem simples, mas fazem toda a diferença: produtos em amostras grátis muitas vezes mudam o hábito de consumo das pessoas, e retirar o kit no própria dia incentiva pessoas de outras cidades a participar.

A largada dos 10K foi pontual, com rápida dispersão e logo de cara saindo do alto de um viaduto e pegando algumas subidas não muito íngremes. A maioria dos caminhantes (não todos, é claro) largou desta vez no momento correto, ou seja, às 08:30 com o pessoal dos 5K, enfrentando parte do nosso percurso e voltando à ampla arena do evento. Como a proposta desta prova é botar as pessoas para fazerem atividades físicas, observei que muita gente nos 10K não aguentou o tranco da corrida e já nos trechos iniciais transformou a corrida em trote e este em
caminhada. Esta distância é ótima, muita gente se empolga com os dois dígitos, mas a altimetria não era das mais amigáveis.

De um modo geral achei o percurso muito bom, separado do trânsito, bem sinalizado e com ótima hidratação. Mesmo com o desconforto nas pernas nos quilômetros iniciais foi possível fechar em 01:05:40, mais o menos o meu ritmo de sempre. Enfim, valeu a “viagem” a Santo André, compensada pela inscrição justa de R$ 30,00. Única observação, no sentido de sugestão: foi indicado um estacionamento minúsculo para os aproximadamente 6.700 inscritos. Existiam outros na região, porém fechados no dia, acredito que não seria muito difícil explicar para os donos a vantagem de abrir na manhã de domingo e faturar um dinheiro certo e honesto.

Resumindo, ótima prova, já “copiei e colei” no calendário do próximo ano.

E a próxima é a Ayrton Senna Racing Day, que já começou com a bobagem de retirar o kit em um shopping distante, fora de mão e completamente elitizado. Ainda aguardo explicações da organização sobre a escolha.

14 comentários:

  1. cara eu fiquei chateado de não participar desta prova, pois é do lado de casa e eu fui deixar para me inscrever 10 antes e acabei ficando de fora desta corrida e também da volks run( outra do lado de casa)...uma pena, mas parabéns pelo termino da prova depois de uma maratona na ultima semana.

    www.temposminimos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente vale a pena, mesmo para quem mora longe. E a VW Run é imperdível, dia 9 estarei lá.

      Abraço e a gente se vê nas próximas!

      Excluir
  2. E ai Rinaldo , ano passado fiz a mesma coisa que vc , corri Curitiba e fui pra essa, mas ja conhecia o percurso e sabia da pedreira...,parabens agora descanse , que parece que vc esta stressado com o trabalho... imagina que em Abril tem a Meia Maratona de Santo Andre(na qual participei), parece uma Maratona é sobe e desce que não acaba mais,eu terminei acabado... e um "tal" de Marilson Gomes ainda correu os 21 km em 01:02 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descanso só depois da Gonzaguinha, tem corrida nos próximos 3 finais de semana (ô vida dura!). Só não dá para cobrar resultado, mas são provas ótimas, não dava para perder. O Marilson que se cuide, até o ano que vem estarei descansado!

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  3. Salve Rinaldo.
    Que bom que os estragos ficaram para trás. Foi um belo kit mesmo. EU já comentei sobre como hábitos de consumo podem ser mudados pelas ações de empresas assim. Parabéns aos patrocinadores.
    E essa da Senna, que sacanagem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ainda um pouco dolorido, sem contar as bolhas que não voltaram totalmente ao normal, mas dá para enfrentar as corridas.

      Conto mais sobre a corrida do Senna, lá vem mais uma novela.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  4. Corrida barata, boa de se correr e com um belo kit, mesmo cansado a gente corre com muito gosto não é mesmo Rinaldo??? Este tipo de corrida não podemos deixar de correr, parabéns!!!

    Bons treinos fominha...hehehe...


    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge,

      Pois é, tem gente que não entende que dá para organizar um evento acessível e bom. Como você disse, imperdível.

      Abraço e boas ultras!

      Excluir
  5. Pelo visto é uma prova bem bacana, vale o esforço e as dores. rsrsrsrs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, prova legal tem que enfrentar mesmo!

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  6. Bom dia,

    Como posso fazer para passar sugestões de publicações para você? Tenho algumas notícias que podem ser interessante para o site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pode mandar suas dicas para nropeito@gmail.com

      Sugestões são sempre bem-vindas!

      Excluir
  7. Grande Rinaldo mais 10K para conta !!!

    Pelo teu relato a prova parece ser boa mesmo, sem contar que o preço é bom.
    Também irei coloca-lá no meu calendario, é a segunda vez que não posso participar dela.

    Parabéns !!

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma, Léo, 10K nunca é demais!

      Vale a pena colocar a prova no calendário, percurso desafiador e boa organização.

      Abraço!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...