segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012, Uma Jornada Inesperada!

Acabo de voltar de uma corrida. Não é o que você está pensando. Foram 15 Km com uma baita ladeira no começo, bom trecho plano e uma subidona ao final. Definitivamente, não é o que você está pensando. Só porque hoje é dia 31 de Dezembro e eu estou em São Paulo não quer dizer que sou obrigado a participar de prova alguma só para poder correr. As ruas são livres, pago meus impostos municipais, então tenho todo direito de calçar o tênis e sair para correr. Enfim, a última escapada do ano aqui na região mesmo! Qualquer semelhança com eventos reais ou fictícios, é mera coincidência. Vamos ao que interessa...

Retrospectiva 2012

O que eu esperava de 2012? Nem eu sei, mas logo no dia 1º. de janeiro eu já comecei a guardar dinheiro em uma conta separada para fazer uma maluquice no segundo semestre. Oras, é o ano que eu completo 4 décadas de existência, antes que o médico fique com graça de providenciar exames mais intrusivos, eu quero fazer alguma coisa diferente! Daqui a pouco eu chego lá (nas provas, não dos exames).

O ano começou bem, treinando (treino?) nas areias das praias cearenses durante as férias e com algumas provas básicas. Logo de cara uma Corrida Vertical, no prédio da Editora Abril em São Paulo, 24 andares para cima. Curiosidade: hoje trabalho próximo ao tal prédio, vejo-o todos os dias indo para o metrô e às vezes eu penso “onde é que eu estava com a cabeça????”

E logo no início do ano encarei um Simulado de Triathlon. A ideia era reproduzir parte do stress que é trocar de modalidade e continuar cobrar alto do seu corpo. Foi ótimo, apesar da multa que levei por ter estacionado em um local proibido (há controvérsias), valeu a pena mas infelizmente não consegui voltar em mais nenhum durante o ano pelo conflito de agenda.


Começam as primeiras corridas do ano pra valer em Março, e mais uma maluquice: uma Travessia na Represa de Guarapiranga. Da água doce para a salgada: em meio às corridas, arranjei tempo para fazer um Aquathlon e uma Travessia de 1.500 metros no mar. Outra coisa que não tinha tentado, por incrível que pareça, era correr uma prova noturna. A incrível Energizer Night Race, apesar de um percurso bobinho, foi muito bem organizada e com visual muito legal devido às lanternas na cabeça dos corredores.

Neste ano eu inventei uma definição para a Maratona de São Paulo: é um teste de paciência, não uma prova. O percurso é chato em sua maior parte e o horário de largada, após 08:30, é um desrespeito aos corredores. Mesmo assim, enfrentei os 25 Km neste evento. E provavelmente no ano que vem eu faça 42 Km de novo, só para treinar, pois minha opinião sobre a prova continuará a mesma.

Julho foi um dos meses inesquecíveis. Primeiro a Maratona do Rio com chuva do início ao fim, meu melhor tempo, com 04:59:08, uma novidade para mim e para meu relógio. Depois veio um evento duplo e gratuito em um final de semana, a Virada Esportiva, onde pude experimentar uma Ultramaratona em pista e mais uma Corrida Vertical, desta vez na Câmara dos Deputados. Sobre ultras... bom, nunca se sabe, talvez eu ache alguma no calendário que me interesse....


Duas provas imperdíveis da Corpore em Agosto: Centro Histórico e Meia Maratona de São Bernardo. E chegou a hora: para evitar muito burburinho e manter minha concentração, não divulguei abertamente que iria participar do Ironman 70.3 em Penha, SC. Ah esquece, eu não consigo resumir aquela prova em poucas linhas, você está convidado a ler ou reler o relato completo. Só posso dizer: insanidade total, mas faria tudo de novo!

Na sequência vieram provas de 10 Km muito boas, como a Troféu Independência, Mexa-se e o Circuito SESI. Também resolvi enfrentar a Maratona de Curitiba, mas devido à problemas com trabalho nas semanas que antecederam a prova, o resultado foi péssimo, digno de revanche da minha parte.


Final do ano com as sempre incríveis Ayrton Senna Racing Day e a Volkswagen Run, e a já tradicional Sargento Gonzaguinha. Neste ponto encerrei meu calendário, até vi uma prova ou outra que aconteceria em locais alternativos, mas achei melhor deixar os tênis de molho por algum tempo, pelo menos no que se refere a provas.

Linha de chegada de mais um ano

O que eu posso então dizer de 2012 no que se refere à prática esportiva? Maravilhoso, difícil imaginar que seria tão bom. Eu não corro atrás de resultados, de vez em quando até me cobro uma performance melhor, mas meu objetivo é concluir dentro do esperado e previsto no regulamento dos eventos. Resumindo, para mim, foi uma jornada concluída com êxito.

Meu único arrependimento: não consegui ler os blogs dos amigos como deveria, muitas vezes as semanas de trabalho foram bem complicadas, e perdi muita coisa legal. Quando as coisas estiverem nos eixos, vou colocar isso em dia.

Mensagem de final de ano

Eu não sei escrever nada bonitinho nesta época. Todo mundo começa com “Que o próximo ano...”, “Que você tenha...”, “Que o mundo...”. “Que”, o quê? Então aí vai:

Corra, nade, pedale, jogue bola, ande de patins... e esteja sempre com bolhas, assaduras, dores pelo corpo mas sem lesões. Se você estiver com tudo isto, certamente estará com saúde e feliz por alcançar suas metas. Veja minha lógica:

Você moído = Você com saúde = Você feliz = O que eu desejo
c.q.d. (como queríamos demonstrar)

Deu vontade de fazer alguma maluquice além das corridas? Tá esperando o quê? Vai lá e faz, você não vai viver para sempre! Lembre-se:

“A mente que se abre a uma ideia nova
jamais volta ao seu tamanho original”

Einstein

Promessas de Ano Novo

Todo mundo fala que vai emagrecer. No caso de corredores, a meta é sempre baixar o tempo ou correr uma prova mais longa, tipo uma Maratona. Bom, emagrecer e baixar o tempo só com muito esforço e maratona eu já corri, então que tal uma promessa diferente:

“Se cruzar a linha de chegada da Maratona de São Paulo com menos de 04:59:00, vou passar pelo tapete dançando Gangnam Style!”


Câmeras à postos, o PSY que se cuide. É melhor eu começar a treinar (e ensaiar).

Tenha um excelente 2013!

16 comentários:

  1. Grande Rinaldo obrigado pela visita e msg no blog, ao começar a ler o blog também pensei que vc tinha corrido a SS...hehehe....Ahhhh também pelo visto lendo o seu blog vejo que vc tambem teve um ano espetacular parabéns pelas suas conquistas e que venha 2013 com muita saúde e muitas conquistas.
    Feliz 2013.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jorge! Mais uma vez foi uma satisfação revê-lo neste ano, que venham as próximas oportunidades!

      Abraço e Feliz 2013!

      Excluir
  2. Rinaldo,parabéns pelos desafios em 2012 e que venha 2013,com muitos e muitos kms,

    Fabi =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabi!

      Um grande abraço e um ótimo 2013 para você!

      Excluir
  3. Ótimas provas e desempenho satisfatório!
    Parabéns por mais um ano!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Aehhhhh Fera ... Sensacional !!! Ou melhor magnifico ... Somos seres diferenciados mesmo ... as vezes incompreendidos mas felizes, 2012 sem duvidas foi magnifico para suas conquistas e superações e fico muito feliz por vc nós dará honra de ler e curtir estas conquistas !!!

    Feliz 2013 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eduardo! Em breve a gente se vê nas provas de novo!

      Abraço, bons treinos e Feliz 2013!

      Excluir
  5. Muito show teu post, divertido e legal de ler !! Parabéns, amigo que que o Novo Ano seja pleno de momentos bons pra ti. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Rinaldo.. muito legal teu blog..Muitas histórias pra contar..que legal. Parabens e feliz 2013 com muita saúde. abço

    ResponderExcluir
  7. Rinaldo,

    Simplesmente demais a sua retrospectiva de 2012. Correr sem cobrança é muito bom mesmo. Eu chamo isso de free run. Tem coisa melhor do que o prazer de correr sem se preocupar com tempo, desempenho ou planilhas??!!
    Desejo um 2013 de muitos km's de alegrias. Tenho certeza que estais no caminho certo.

    Felicidades!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helena, foi um ano e tanto, o desafio é fazer 2013 melhor. Não vai ser fácil, mas se fosse não teria graça.

      Abraço e tenha um ótimo ano!

      Excluir
  8. Grande Rinaldo! Parabéns pelo ano! Realmente me pareceu excelente. IronMan é para poucos, e você é um deles. Também tive a dificuldade que você apontou sobre ler os blogs dos amigos. Eu não estava conseguindo nem atualizar o meu direito, rs. Um 2013 cheio de treinos/desafios/provas e que possamos conciliar mais asatividades este ano!
    PS: Amanhã vou na ciclofaixa, se estiver afim vamos nos encontrar na Paulista umas 8:00,8:30.
    Abraços,

    Ismael Paulo Santos
    http://www.runnaholics.com
    http://runsp.blogspot.com
    @i1982

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ismael, companheiro de corridas e pedaladas!

      Vi seu recado meio tarde, vamos marcar um outro dia lá na ciclofaixa.

      Abraço e ótimo 2013!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...