sexta-feira, 8 de março de 2013

Olá Sr. Cadarço Elástico!

Tem coisas que eu chamo de “frescura de triatleta”. Exemplo: um porta-garrafinhas para bicicleta que custa a bagatela de R$ 400,00 só porque é de fibra de carbono e pesa pouquíssimos gramas. Não custa mais barato tomar uma cervejinha a menos ou uma corridinha de mais 5 minutos para perder o mesmo peso? Mas vai entender, na minha opinião muita gente pratica triatlo não pelo esporte, mas para poder dizer que torra dinheiro em bobagens e jurar que aumentam “significativamente” a performance. Porém tem uma coisinha pequena e barata que veio dessas manias e que eu achei o máximo: cadarços elásticos.

Para o triatleta de ponta (não o de ponta de estoque igual eu, é claro), os segundos perdidos em uma transição para amarrar os tênis ou até mesmo o risco de desamarrar durante a fase da corrida, podem ser o diferencial entre estar no pódio ou na arquibancada aplaudindo os campeões. Como eu nunca precisei me preocupar com estes segundos, já que nas minhas “transições” dá uma porção de outras coisas erradas, nunca levei em consideração este pequeno detalhe de amarrar o calçado antes de enfrentar o asfalto com os pés. Mas, de uma vez só, ganhei 3 pares de cadarços elásticos de marcas diferentes e resolvi experimentar nos tênis de corrida.

A primeira “vítima” foi o Adidas Response 17 que está próximo da aposentadoria, como relatei no post ¡Adiós Amigos!. Estou tão acostumado com ele e seu irmão gêmeo mais novo que seria um bom parâmetro de comparação. O medo maior seria o pé ficar solto no calçado e com o atrito ganhar bolhas. Encaixei o cadarço conforme as instruções, calcei o tênis e ajustei. Apenas não cortei a parte extra por não saber se ficaria neste par, pois como disse, sua vida útil nas corridas está no fim.

Já saí diversas vezes para correr com este novo artefato e posso dizer que gostei bastante. Tanto é que acabei encaixando um outro par de cadarços no Nike e em outro tênis de academia (este por preguiça de amarrar e dessamarar, sabe).



Como vantagens, pode-se apontar:

- rapidez ao calçar o tênis
- ajuste fácil
- sistema de travas bem simples
- segurança para quem utiliza o tênis para pedalar também (já viu um cadarço enrolar na coroa? Não queira...)
- baixo custo, preços em torno de R$ 12,00

Desvantagens:

- Poucas lojas trabalham com estes modelos, é mais fácil encontrar na Internet (considerar frete e não ter acesso direto ao produto)
- Se perder a travinha da ponta, fica horrível, como é o que aconteceu com um dos meus
- Pode ser necessário cortar pois sempre estão um pouco maiores que o normal para poder encaixar em qualquer tênis. Se o cadarço sobreviver ao tênis, o próximo deverá ter o mesmo tamanho ou menor, senão ficará apertado.

Gostou? Aí estão algumas opções:

Yankz (possui representação no Brasil através de alguns sites)

Cadarlastic

Zig Zag Lace

Cadarço Elástico Sport Lace

E é claro, fiquei preguiçoso e agora olho para os tênis e digo “putz, este aqui tem que amarrar!”

Já usou? Conte sua experiência com os cadarços elásticos.

10 comentários:

  1. Agora que vc começou a usar esse elástico no tênis Rinaldo? Eu já uso há uns dois anos e acho prático demais, depois que descobri sempre uso nos meus tênis esses elásticos na internet como vc falou tem algumas lojas que vendem eu acho o da XTENEX o melhor de todos pq nele vc nem precisa amarrar veja:
    http://www.jmaratona.com/2012/08/analise-do-cadarco-xtenex.html

    Mas o que tenho feito é ir no armarinho e comprar a metro e fazer, aqui no Rio fui em um armarinho e comprei o enforcador um saquinho com 50 custou 10 reais e o metro do elástico custa 60 centavos...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jorge, fiquei com bobeira de não experimentar antes e só quando ganhei é que resolvi tentar. Valeu pelas dicas!

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  2. Boa dica, amigo ... Ganhei na Rústica de Porto Alegre e nunca usei ... Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena experimentar, não senti diferença para pior e o ajuste do tênis ficou bem melhor no pé.

      Bons treinos!

      Excluir
  3. Ótima dica Rinaldo! Vou procurar saber mais!

    Abraços

    Paulo
    Corre Coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Paulo, vale a pena e se não gostar o estrago no bolso não é tão grande igual a de outros equipamentos.

      Abraço!

      Excluir
  4. Bom dia....ganhei um par na corrida VW Run aqui em São Bernardo e coloquei em meu tenis de treino, após 03 meses a presilha que prende a ponta caiu....acabei dando um nó cego na ponta....achei legal....mas para treinar...correr ainda vou no cadarço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos que estou usando também foi ganho na VW Run e como no seu caso, soltou a presilha da ponta. Infelizmente fica feio, mas não compromete o ajuste, e a sua solução foi boa.

      Quanto à preferência, com certeza não agrada a todos, mas vale a pena experimentar por ser bem prático.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  5. Rinaldo, também já uso há tempos...não há coisa melhor. E vc não gasta 5 pratas fazendo...não precisa daquela terminação que vc disse.

    http://runforfree.blogspot.com.br/2011/01/cadarco-de-elastico-para-nao-desamarrar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, realmente a terminação é uma chatice, já está soltando no outro tênis também. Valeu pelas dicas!

      Abraço!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...