segunda-feira, 6 de maio de 2013

Eco Duathlon: correr e pedalar é o maior barato!

Parece fácil. Afinal, correr 5 Km, pedalar mais 20 Km e terminar com mais 2,5 Km de corrida novamente, não são distâncias que assustam os que já praticam as duas modalidades. Mas fazer tudo isto na sequência, no meio do stress (benigno) de uma prova, é outra coisa. A prova: 1º Circuito Eco Duathlon, que aconteceu neste domingo em Guarulhos, SP, e eu mal terminei já estava pensando em quando seria a próxima etapa, pois o evento foi muito bem organizado.

Dado os preços absurdos praticados por alguns organizadores de corridas de rua, pagar R$ 80,00 por um evento deste tipo foi uma ótima relação custo/benefício. Neste mesmo mês de maio acontece outra prova do gênero, onde apesar de também confiar na eficiência do organizador, os preços são bem mais salgados. Quem conhece bem estes eventos de corrida sabe que é meio arriscado participar de primeiras edições de provas, pois às vezes a organização não consegue atentar a itens simples e acaba estragando o evento. Você sabe que eu sou exigente com este quesito, e só posso descrever a organização da K10 como “excepcional”, pois tudo funcionou perfeitamente para o atleta.

Eu sou o número 4!

Por já conhecer o formato da prova conhecida como “duathlon”, inclusive nestas distâncias, saber que era gerenciável e muito legal de participar, fiz minha inscrição logo que o site liberou o cadastro. Isto explica o “4” no número de peito e plaquinha da bicicleta, que neste caso não teve nada a ver com estar na elite, e sim pela afobação de realizar a inscrição no evento.

Os kits poderiam ser retirados na véspera em uma loja de bikes em Guarulhos ou no próprio dia do evento, primeiro ponto positivo. Como o município é vizinho de São Paulo e próximo de casa, fui no próprio sábado, restando apenas a retirada do chip no domingo. Não pode ser considerada uma falha, mas sim uma característica, o fato da região do Bosque Maia não possuir um estacionamento decente, sendo que os carros foram deixados na ruas paralelas à prova. Dado o policiamento na região, até que pareceu bem seguro, mas nunca se sabe, rua é rua.


Onde os pipocas não tem vez (No country for old bandits)

“Pipoca” nesta prova, nem pensar. A área de transição foi muito bem cercada e organizada para a acomodação das bikes. Tudo bem que os cavaletes estavam um pouco apertados, mas coube todo mundo, inclusive com uma divisão física entre bikes speed e mountain bike, pois o evento comportava as duas categorias. Largada pontual e lá vão os participantes para os 5 Km de asfalto num percurso que eu já conhecia da corrida que acontece na região no mês de dezembro. Coisa rápida, exceto para este mortal aqui, que não conseguiu convencer as pernas que não estávamos em outra ultramaratona, e sim em uma prova mais curta. Sabe como é, trauma da semana anterior.

Mas dado o meu ritmo normal, terminei a primeira parte em aproximadamente 33 minutos, agora é subir na bike e pedalar. Lá vai aquela mesma heroína que aguentou todo o tranco do Ironman 70.3, a Caloi 10 modificada que desta vez dividia o espaço com outras da espécie. Foram uns 45 minutos em 4 voltas de 5 Km, mesmo percurso do trecho inicial, com algumas subidas e retões onde era possível acelerar o que dava. Foi muito interessante estar na pista com outras bikes speed, triathlon, contra-relógio e mountain bikes.

A parte mais difícil foi sair da bicicleta após este trecho e ainda correr os 2,5 Km finais. As pernas simplesmente travam, e vi muitos corredores passando pela mesma situação. Mas com o tempo o corpo reaprende o movimento e lá vamos nós de novo para um trecho de corrida.


Fim da missão, total de 01:46:03, dentro das minhas possibilidades físicas atuais, está mais do que aceitável.

Quando é que o próximo mesmo?

7 comentários:

  1. Um guerreiro mesmo, cara! Belo relato, fera. Não tenho idéia de parâmetros para bom tempo de duathlon e se formos julgar só pelos km de cada uma das modalidades, realmente parece fácil... Mas só quem tá lá quem sabe. Mais uma para a lista de missões cumpridas! Grande abraço... Vou passar a visitar seu blog agora.

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro, seja bem-vindo ao blog!

      Bom, sobre os parâmetros, meu desempenho não foi lá essas coisas, mas o objetivo foi cumprido: não andar e finalizar no tempo regulamentar. Deixa a competição para os mais bem preparados.

      Abraço e boas corridas!

      Excluir
  2. Complementando o post, foram divulgados os tempos oficiais (coisa que eu deveria ter cronometrado direito, sabe):

    Corrida 5 Km - 00:34:05
    T1 - 00:02:04
    Ciclismo 20 Km - 00:47:25
    T2 - 00:02:08
    Corrida 2,5 Km - 00:18:02

    Total: 01:43:43

    ResponderExcluir
  3. Um dia ainda faço uma prova desde tipo. Deve ser o máximo né Rinaldo?

    Abraço e parabéns pela boa participação.


    PS: estou fazendo postagem no meu blog e não sei o motivo, mas não está aparecendo nas atualizações dos blogs de que me seguem. Se der e quiser, apareça por lá, ok?


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tutta! Com certeza é uma prova muito boa para variar das corridas, só a adrenalina da transição já vale a participação.

      Também tenho tido problemas com as postagens, por isto estou lendo bem devagar os blogs, problema geral do Google.

      Abraço e boas corridas!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...