quinta-feira, 30 de maio de 2013

Treino solidário: esvaziando a gaveta

aquecimento no vão livre do MASP
O que faz o corredor levantar cedo em um feriado frio, com mais ou menos 10 graus de temperatura lá fora, calçar o tênis e ir para o ponto mais alto da cidade, a Av. Paulista, um verdadeiro corredor de vento gelado? Planilha? Disciplina? Errou, a resposta é “coração quente” e espírito de ajudar o próximo, mesmo praticando um esporte individual. Mais uma vez o colega Antonio Colucci do blog Colucci e as Corridas organiza um treino temático utilizando como base o MASP e percorrendo a cidade vazia pela ocasião do feriado, lembrando um pouco o trajeto de uma tal corrida de rua que costuma ocorrer nestas ruas todo ano. Aqui não citamos nomes, pode dar complicação.

O mais legal desta vez foi a divulgação via Facebook solicitando que os participantes levassem camisetas de corrida a serem doadas para a A.E.C. Kauê, entidade que
utiliza o esporte para inclusão de minorias carentes, entre outras atividades. Incrível, o convite veio bem no dia em que minha gaveta “explodiu” de tantas camisetas de provas e corridas! Sempre faço uma limpeza nas que não gosto e já cheguei até a dar camisetas novinhas e no saquinho por não achar que iria usar. Claro, sem contar os organizadores que entregam “tamanho único”, sendo que eu sou de um “único tamanho”, geralmente um que não encaixa na vestimenta.


Às 09:00, horário previsto para a “largada”, cerca de 80 corredores começaram a se organizar para um alongamento e instruções dos
percursos de 9 Km e 15 Km, saindo da Av. Paulista, descendo a R. da Consolação, Elevado Costa e Silva (ninguém pulou, viu?), região central e subindo pela famigerada Av. Brigadeiro Luis Antônio. Fotos, fotos e mais fotos, e lá vão eles... Só que eu não fui correr, aproveito estes dias de cidade com menos carros para pedalar, e segui o grupo por parte do caminho, fotografando e registrando o espírito de camaradagem mesmo entre aqueles que haviam acabado de se conhecer.

Minha jornada finalizou na região central, onde não dava para fotografar devido à quantidade de desocupados na região (uma vergonha para a cidade) e por ter outros afazeres para o dia. Também não gosto de subir a Brigadeiro de bike, pois é disputar com os ônibus o pequeno espaço da faixa de rolagem. E calçada não é lugar de bicicleta, antes que alguém sugira.

Apesar de não ter corrido com o grupo, já valeu ter participado e ver
a solidariedade de todos, além de mandar algumas camisetas para a campanha. Aliás, segundo dados que li em um dos posts agora há pouco, foram arrecadadas cerca de 500 camisetas de corrida! Com certeza muita gente precisa aprender a fazer mais destes eventos, onde prevalece o companheirismo e a ajuda ao próximo e não apenas o lucro próprio.

Parabéns ao organizador e a todos que participaram!

8 comentários:

  1. ... é verdade, nem o frio nos impede, né, amigo ? Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corrida só traz coisas boas para todos.

      Bons treinos!

      Excluir
  2. Legal esta iniciativa do Colucci.
    Abraço e boas corridas por aí Rinaldo.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana mesmo, espero que tenha mais eventos deste tipo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Gostei demais! Isso sim é correr por uma causa.
      melhor que ficar gastando dinheiro com eventinho meia-boca, e ainda ajuda outros.

      Parabéns a todos, principalmente o mestre, Antônio!

      Excluir
    3. Pois é, o recado vale para organizadores e corredores.

      Boas corridas!

      Excluir
  3. Fala Rinaldo,
    Só vi hoje o post.
    Minha batalha agora é com a Vivo que tem me deixado MORTO de raiva. Essa briga eu vou até o fim!
    Valeu pela presença, pela participação na doação e pelas fotos.
    Nós que gostamos de correr, temos que fazer isso com quem também gosta e se for possível ajudar quem precisa melhor ainda.
    Abraço e em breve teremos mais campanhas e treinos.
    Colucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tudo bem, eu também ando meio desaparecido do meio digital nos últimos tempos. Mais uma vez parabéns pela iniciativa e quando tiver o próximo estarei lá.

      Abraço e boas corridas!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...