segunda-feira, 24 de junho de 2013

Quem é você?

Pergunta fácil quando “você” é “você mesmo” ou está com alguém que te conheça. Mas quem treina na rua, estrada, mar aberto ou qualquer outro meio onde não necessariamente tem alguém conhecido por perto, mais cedo ou mais tarde vai ficar com aquela sensação de “e se acontecer alguma coisa comigo, quem vão avisar?”. Eu sempre utilizei um cartão plastificado com meus dados pessoais tanto em treinos quando provas, e felizmente ninguém nunca precisou ligar para casa e dizer que eu estava sentado no meio fio chorando e perdido (ou coisa pior, se é que você me entende).

Recentemente troquei de bat-cinto de utilidades e o tal cartão virou um incômodo, além de estorvar também iria acabar furando o pequeno bolso de tecido. Foi então que resolvi fazer uma destas pulseiras de identificação, já estava ensebando há quase um ano e agora não teve mais jeito. Procurei alguns modelos e gostei da Self ID, que está aí na foto. A ideia é transportar em um local visível os dados mínimos em caso de emergência, e se esta ocorrer, facilitar o atendimento e comunicação a quem interessa.

Desde a época do tal cartão eu carrego comigo o nome completo, país (vai que um dia eu corra lá fora...), duas pessoas de contato com telefones distintos (preferencialmente uma com celular) e o tipo sanguíneo, que aliás, você tem obrigação de saber. No Ironman 70.3 me perguntaram na retirada do kit, e eu não havia decorado ainda, sendo que o tal cartãozinho estava no hotel. Um risco e tanto,
a pessoa deixou anotado “não lembra” na minha ficha, mas daí para frente eu passei a prestar mais atenção nestes detalhes.

Outra informação útil nestas pulseiras é o convênio médico da pessoa ou hospital de preferência, mas vale lembrar que muitas vezes isto é regional e sabe-se que corredores e triatletas viajam bastante. Porém uma informação eu acho de extrema importância: se vai deixar o telefone de alguém próximo e que possua uma idade já avançada (mãe, pai, avós), não se esqueça de anotar o grau de parentesco. Se alguém tiver que ligar para estas pessoas, ao ver que se trata de um filho ou neto, vai ter muito cuidado ao explicar qualquer situação.

Muitas vezes eu faço propaganda aqui de itens que ganho de empresas do ramo esportivo, mas esta foi uma compra normal que estou compartilhando com você pela utilidade do acessório (e porque eu me preocupo com meus leitores!). Também pela qualidade da pulseira e ótimo atendimento, estou indicando o produto. No site da Self ID você consegue fazer um orçamento e simular como ficará a pulseira com seus dados. Custa menos que uma inscrição de corrida e vai te trazer o conforto de saber que você pode sair de casa mais tranquilo em seu próximo treino ou prova.

8 comentários:

  1. Uma excelente dica, amigo ! Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Rinaldo.
    Preciso criar vergnonha e adqiurir um desses tambem. Ficar só na confiança própria, um dia pode ser arriscado.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que nunca precisem acionar os contatos, mas é bom sair de casa prevenido.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  3. Ótima dica Rinaldo! Acho que será a proxima aquisição. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Rinaldo, esta pulseira está na minha lista de aquisições. Vale muito a pena, afinal pra que correr riscos. Vale mais, correr na boa e sem atropelos. =)
    Parabéns pela dica.
    abraços e bons kms!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou na minha lista durante muito tempo também, mas valeu a pena o investimento. O importante é não sair desprevenido.

      Bons treinos!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...