terça-feira, 1 de outubro de 2013

Maratona de Santa Catarina: quaaaase perfeita!

Foi por pouco, tanto a quebra de meu humilde recorde pessoal de 04:59:08 nos 42 Km quanto o título de prova preferida na mesma distância. Estou falando da Maratona Caixa de Santa Catarina, organizada pela Latin Sports e que neste último domingo encheu as ruas da orla de Florianópolis com corredores ávidos por desafios.

Vamos aos detalhes...

Peraí, pagar pelo lanche de bordo???

A companhia aérea agora cobra pelo lanchinho, então o melhor que você pode fazer na viagem até a largada é manter a alimentação regrada e não comer bobagens pelo caminho, o que ajuda a economizar para as próximas também. Já imaginou se a moda chega às corridas? Você pega água no percurso e ao final tem um cara com a maquininha do cartão de crédito te esperando na devolução do chip! Melhor nem dar ideias...

O pré-prova

Cheguei em uma Florianópolis nublada e “com chuva a qualquer momento” como dizia a previsão do tempo. Após retirar o kit de forma organizada em uma loja de esportes, o jeito é tentar curtir um pouco do dia sem extravagâncias, visitando alguns pontos turísticos.
Voltando ao kit, para uma prova de 42 Km de percurso, custar R$ 80,00 e te entregar camiseta, sacola, toalha especial e meia tecnológica, além de 10% de desconto na loja de esporte, está muito bom. E o pacote de café? Maratona errada, amigo, é na outra que você ganha este tipo de baboseira.

No dia da prova...

Dado o final de semana que prometia chuva e tempo nublado, abri a janela por volta de 05:15 da manhã e dei de cara com um céu sem nuvens, com uma lua
sorrindo para mim e dizendo “vai ferver!”. Pronto, lá vem mais uma maratona debaixo de sol escaldante, já não chega a péssima performance no Rio neste ano, não vai ser hoje a quebra de recordes. Mas fui para a largada assim mesmo, sabe como é, missão dada...

Tudo muito bem organizado na retirada de chips, alguns stands promocionais, testes de velocidade e outros divertimentos para quem ficava na área. Pena o espaço não ser lá muito bonito, mas acomodou bem os corredores. Às 07:30 em ponto partiu a Maratona e às 08:30 o pessoal dos 5 e 10 Km. O percurso começa em subida para todos, rumo aos túneis que ligam o centro ao lado sul da ilha,
com retorno no Km 6, indo em direção novamente aos túneis e ao belo cenário da região central, marcado pela ponte Hercílio Luz.

Hidratação farta, muita água gelada e Gatorade à vontade, pena não ter quase ninguém na torcida, parece que o florianopolitano não é chegado a levantar cedo só para incentivar os atletas. No final das contas, temperatura agradável, em torno de 15 graus na largada e 25 na chegada. Correr ao lado da orla tira o cansaço de qualquer um, bastava bater um pouco de preguiça e era só olhar para o lado e dar de cara com o belo visual do litoral catarinense. Retorno no Km 22 e voltamos à área de largada.

Pessoas se abraçando, tirando fotos, beijando medalhas... e você ainda tem mais 10 Km pela frente! Pois bem, este é o ponto “imperdoável” da prova, no Km 32 o corredor passa ao lado da chegada e ainda tem pela frente o equivalente a mais uma prova dominical de 10K para completar o percurso. Subida novamente em direção aos túneis e aí o cansaço mental bate de vez.

Liguei o modo “The Walking Dead” e me arrastei por pelo menos 2 Km. É simples, mente e corpo entraram em comum acordo e disseram “que chato, correr aqui de novo, neste sol e cansado!”. Só consegui
engatar um novo trote no Km 36,5 ao avistar o retorno do Km 37, que trazia de volta as túneis (já falei de túneis hoje?) e a linha de chegada. Ponto ruim, cansativo, a ser melhorado... mas que não tira o brilho da prova!

Esmerilhado, queimado de sol, mas com minha 9ª medalha de Maratona no peito, recebi mais tarde via SMS o tempo de 05:14:50, só perdendo realmente para o Rio no ano passado debaixo de chuva. Ou seja, pouca diferença comparando-se a temperatura mais alta, com direito a um certificado de minha modesta performance...


E eu volto?

Gostaria de dizer que sim, a prova é linda demais, porém eu adoraria que o organizador pensasse melhor esta questão do percurso. Também é uma prova pequena, por volta de 1.000 inscritos, ou seja, gente lenta como eu corre sozinha em muitos trechos, o que nem sempre é divertido. Mas eu recomendo, com certeza vale a pena experimentar, em qualquer distância.


Dica de hospedagem

Olha aí, empresário brasileiro, não existe melhor publicidade do que a positiva, gratuita e espontânea de alguém que foi bem atendido. O excelente Hotel Faial fica a aproximadamente 1 Km da prova, e além de muito confortável, com staff muito atencioso, ainda antecipou o café da manhã em 1 hora para atender aos corredores! Vale a pena indicar quando se é bem tratado.

Os perigos de Santa Catarina


Só vejo um perigo: toda vez que vou para lá tenho medo de “esquecer” o caminho de volta para casa! Sou fascinado pelo litoral de águas frias do sul, o povo educado e hospitaleiro e especialmente, as incríveis paisagens.

Daí eu volto para São Paulo em plena segunda-feira de céu nublado, trânsito carregado, stress... aí sim eu aciono meu modo zumbi e vou me arrastando para o trabalho!


Chega de maratonas neste ano. Para “mortais” como eu, duas no máximo, mas se considerar a ultra, passei dos limites.

Desafio cumprido, em breve, novos aparecerão.

22 comentários:

  1. Parabéns Rinaldo tenho vontade de correr esta maratona também pensando na qualidade da região sul !! Gosto da organização da Latin ., também não aguento correr mais que duas maratonas , é muito treino !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alessandro! Prova muito boa, recomendo!

      Boa sorte lá em Curitiba, vontade de ir não falta, só falta perna mesmo para correr outra em pouco mais de um mês!

      Excluir
  2. Bacana, Rinaldo. Parabéns por mais uma maratona no currículo e pelo excelente relato de participação. Não tenho nenhuma corrida longa no calendário prevista para 2014 (acredite quem quiser!), mas para Santa Catarina, acho que abria uma exceção.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Namiuti, obrigado! Vale a pena, a prova é muito boa, bem organizada e Florianópolis é demais!

      Boas corridas!

      Excluir
  3. parabens pela prova !!!
    ir para floripa e voltar para sp é punk, muito punk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florianópolis é sensacional, dá vontade de não voltar!

      Bons treinos!

      Excluir
  4. Parabéns por ais uma martona no currículo Rinaldo.
    Emnovembro eu entrarei para o time.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz! Boa sorte na sua primeira Maratona e aproveite, é uma viagem e tanto!

      Bons treinos!

      Excluir
  5. Rinaldo, fiquei feliz em saber que estiveste em Floripa neste domingo. Acompanhei a prova, no trecho da baía sul. Pela sua observação, devo ter sido uma das poucas manezinhas que deram apoio aos corredores naquela manhã maravilhosa de sol. Floripa tem um apelo muito grande praia, dê uma segunda chance pra turma. hehehe
    Sobre a sua participação, concordo quando falas do percurso. Anteriormente, passava pela região da beira-mar norte seguindo até a universidade federal. Hoje eles fazem esse bate-volta que é pracabá com psicológico dos corredores. Parabéns pela prova. Foste um vencedor!!
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não nos vimos lá, mas não vai faltar oportunidade, ainda faço esta prova de novo. Ah, tudo bem, o pessoal de Floripa está perdoado por não ir torcer, o dia pedia praia mesmo.

      Realmente, se não fosse aquele trecho do percurso depois do Km 32, eu já reservava o hotel para o próximo ano, mas achei bem cansativo. Mesmo assim, uma prova e tanto!

      Boas corridas!

      Excluir
  6. Parabéns pela participação no evento, amigo ! Show de bola !
    Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Treinos bem devagar, voltando aos poucos...

      Boas corridas!

      Excluir
  7. Parabens por mais uma maratona! Sensacional!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Rinaldo por mais essa maratona, eu acreditava que iriam fazer essa prova embaixo de chuva mas o sol castigou muito mesmo, a organização da prova é boa mas o percurso realmente é complicado estou estudando em qual maratona fazer minha estreia e definitivamente essa está fora da lista, ficar repetindo percurso e passando pelo pórtico sem chance. Essa ano para mim você passou mesmo dos limites mas se existe esse botam do modo zumbi então acho que você não se encaixa na categoria de um simples mortal. Boa recuperação. Beijos. Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ju!

      Até acho que a prova é ideal para a estreia, pois o percurso não tem grandes surpresas de elevação. Realmente cansa um pouco o trecho dos túneis, mas isto vai de cada corredor, dá para gerenciar. Só o visual de Florianópolis já compensa qualquer esforço!

      Boas corridas!

      Excluir
  9. Nossa, que bacana!!!
    Eu acho que a largada deve acontecer no mesmo lugar da Maia Maratona... um lugar estranho mesmo. Próximo ano vou correr meus primeiros 42K... estava em dúvida quanto ao lugarda , se seria em Porto mesmo ou Floripa, acho que acabei de escolher Porto Alegre de fato.
    Gostei de todo o post, como sempre.
    Parabéns de novo.
    Abraço, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, provavelmente é a mesma área de largada de outras provas, a tal passarela do samba. Eu não diria estranho, mas Florianópolis tem lugares mais bonitos. Quanto à estreia, não conheço Porto Alegre, mas o clima deve ser mais ameno, devido à época do ano.

      Boa sorte na sua estreia e aguardo seu relato!

      Excluir
  10. Olá Rinaldo!

    Meus parabéns por mais uma maratona! Seu relato foi muito importante para as minhas intenções de correr essa prova em 2014.

    O meu blog sofreu algumas alterações, inclusive no nome, após 100 postagens, o "Fanáticos por Maratonas" dá lugar ao "Correndo Assim Mesmo!", que nasce para ser mais "amplo" e com a melhor definição do que superamos no dia-a-dia e, que apesar de tudo sempre estamos..."correndo assim mesmo"...

    Um abraço,

    Daniel Gonçalves
    www.correndoassimmesmo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Daniel, mais uma para a história! Duas por ano está bom, mais que isso é um pouco perigoso para quem não treina pesado. Boa sorte se for em 2014, é uma prova e tanto.

      Já atualizei seu blog na lista, abraço!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...