quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Você lava a embalagem do gel... antes de colocar na boca???

Aqui perto de casa tem uma estação do Metrô, a qual desemboca em um shopping (grande coisa, em São Paulo tá cheio) e que tem algumas lojas que vendem suplementos e tranqueiras para gente que se diz saudável. Aí você vai lá, mexe nos sachês de gel, escolhe, pega um, pega outro, deixa um cair no chão, e tudo com a mesma mãozinha que estava esfregando no trem, no corrimão, no bilhete... Não só você, mas várias pessoas fizeram o mesmo ritual, com as mesmas mãos bobas e sujas. Já entendeu aonde eu quero chegar?

Muita gente, e eu era uma dessas pessoas, compra sachês de gel, enfia na mala e no dia da corrida ou do treino prende no calção ou na bike e na hora da reposição executa os procedimentos normais: rasga o biquinho, e puxa com os dentes aquela coisa deliciosa para dentro da boca, lambendo toda a embalagem. Mas, como você viu, a embalagem passa por um longo processo de contaminação com todo tipo de porcaria que as mãos podem transmitir. Nem vou entrar em dados numéricos, uma vez que eu não tenho de cabeça e não estou com paciência de procurar no Google, mas como a mamãe já dizia: “lave as mãos antes das refeições!”. Mamãe não sabia que você ia virar corredor de rua depois de adulto e que inventariam algo tão pouco higiênico quanto a forma como tomamos gel de carboidrato.

Mas, e quando eu ganho no meio da prova? É por sua conta e risco, inclusive o ato de experimentar uma marca ou sabor que não conhece. Muito corredor e triatleta já teve o estômago revirado por fazer estas peripécias de experimentar no dia da competição, mas um motivo para você guardar e higienizar depois.

Dica de quem está tentando fazer as pazes com esta coisa que mais parece shampoo aromatizado, mas que é bem prático: lave com esponja e detergente como se fosse louça, e se não bastar, passe um pouco de álcool gel na embalagem. Passe um papel toalha para tirar detergente ou álcool que por acaso tenha ficado na embalagem para não dar gosto na boca. Depois guarde bem e não fique manipulando de um lado para outro até o dia do treino ou corrida. Eu guardo os meus na geladeira, não sei se é ideal, mas pelo menos não fica empoeirando em cima do armário.

Pois se a mamãe te pegar tomando esta coisa no meio de uma corrida sem lavar a embalagem, com certeza vai berrar lá do meio da multidão: “menino, tira isso da boca!”

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Lavando bem, esta é a ideia. Mas realmente, já consumi muito sem pensar.

      Abraço e boas provas!

      Excluir
  2. Credo, que nojo!!!
    Ainda bem que não tomo esses géis do inferno!!!
    E viva a coca-cola na corrida!!!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a mensagem fez efeito! Não é todo mundo que se dá bem com refrigerantes em prova, apesar de que uma coca gelada salvou minha pele na última Maratona do Rio.

      Também não sou fã do gel, mas é prático.

      Boas corridas!

      Excluir
  3. Compro os meus na caixa, mas a gente não pode por a mão no fogo pelo que acontece antes, não é?
    boa dica, fera. Aposto que muita gente teve o estomago revirado ao lembrar desses maus hábitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está exposto a um pouco menos de contágio, mas mesmo assim é bom higienizar.

      Acho que o estômago revirado acontece mais pelos sabores e marcas desconhecidos, mas é importante limpar a embalagem para evitar outros problemas.

      Bons treinos!

      Excluir
  4. Putz! Nunca pensei nisso... vou mudar meus hábitos em relação ao uso do carbo em gel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também demorei um pouco, mas nos últimos tempos eu ando meio "germofóbico", daí percebi que não era um hábito muito saudável não passar ao menos uma água.

      Boas corridas!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Valeu! Resolvi compartilhar a minha interpretação do problema com os leitores.

      Excluir
  6. Faço isso , e o pior , tem muitos que pegam o que dão no meio da prova , já vi cara sacaneando o copinho d'agua cuspindo dentro da bancada de gelo com copo ,eu cuido de todos os meus gel's , raramente pego emprestado, e quando pego já jogo agua pelo menos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem idiota pra tudo neste mundo, mas um cara que faz isto que você disse ainda vai encontrar o dele. Quantos ao copos, bom, não tem o que fazer, é arriscar ou ficar com sede.

      Não tomo gel desconhecido em prova nem que me pague, ou levo de casa ou deixa pra lá.

      Abraço e boas corridas!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...