quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Cumprindo (sem dobrar) a meta na Maratona de Curitiba 2016

Se tem uma pergunta que me deixa doido da vida antes de uma corrida é a pergunta “vai fazer em quanto tempo?”. Mesmo em uma prova de 5 Km fica difícil dar uma previsão exata, em uma maratona então, adivinhar em quanto tempo se consegue terminar os 42.195 metros da largada até a chegada, pior ainda. Mesmo assim, eu havia definido um número que julgava possível que era uma meta a ser cumprida ainda neste tumultuado ano de 2016: 4 horas e 30 minutos, ou menos, quem sabe, se o vento estivesse a favor. Por “vento” entenda-se tudo que está envolvido ao enfrentar os 42 Km.

O que mais preocupou na edição deste ano, pelo menos para mim, começou há mais de 2 meses, quando as inscrições da prova não demonstravam sinais claros de que iriam iniciar. Devido à uma outra necessidade, entrei em contato com o antigo organizador, a Latin Sports, que vinha satisfatoriamente promovendo o evento nos últimos anos e aproveitei para lançar a pergunta sobre esta edição. Fui informado que não iriam organizar a prova, mas que acreditavam que outro organizador tivesse assumido. Faltando então os tais 2 meses, o site do organizador Thomé e Santos Eventos Esportivos passou a disponibilizar as inscrições para as distâncias de 5, 10, 42 Km e 21 Km revezamento. Uma pena que não tenha sido um pouco antes, pois eu tive a oportunidade de comprar passagens aéreas para
Curitiba para o final de semana da prova por um preço abaixo de uma passagem de ônibus, mas devido à indefinição resolvi esperar até a confirmação da prova.

Por não conhecer o organizador não sabia o que nos esperaria, mas confesso que fiquei muito satisfeito com o resultado final. A divulgação das informações poderia até ter sido enviada aos corredores (retirada de kits, horários, etc.), porém estavam claras no site do evento, e diga-se que quem quer vai atrás da informação correta. Novamente a retirada dos kits aconteceu em uma loja de esportes, da mesma rede da mesma do ano anterior, porém em outro local. Kit muito bonito para uma prova de valor R$ 94,00, com sacola, camiseta, viseira, número de peito e chip descartável, além de uma saborosa caixinha com 6 barrinhas de cereal. Com a largada no Centro Cívico, já tradicional da prova, optei por um hotel próximo, mas uma feliz surpresa ao ver a qualidade do Hotel Confiance, situado a menos de 1 Km da arena principal.

No dia da prova, tudo organizado como sempre, apesar de que desta vez não precisei dos serviços do guarda-volumes, que no ano anterior haviam sido uma verdadeira dor de cabeça para os corredores. Fiquei apenas um pouco decepcionado com a largada dos 42 Km às 07:15, esperava que fosse às 07:00, porém este foi o horário inicial das baterias feminina e em seguida cadeirantes. Temperaturas próximas dos 10 graus no horário de largada, mas o sol já mostrando que este seria um dia claro e com possibilidade de esquentar ao longo do período. No meu ritmo previsto, consegui manter a velocidade que pretendia, inclusive com as diferenças de altimetria que massacram o físico dos corredores neste já conhecido percurso.


E assim fui, precisando caminhar apenas em uns 2 ou 3 pontos após o Km 35, mais por cansaço do que por dores, mas também no sentido de gerenciar o que faltava de distância e a meta de tempo. Também administrei 3 sachês de carboidrato ao longo do percurso, que mais ao final é regado a Coca-Cola e alguns postos de isotônico pelo caminho. Na reta final, mantendo um bom ritmo de subida (quem
no planeta imagina fazer um percurso de maratona que termina em aclive???) passei a chegada com 04:31:08 pelo tempo oficial. Resumindo, menos de 2% de erro na previsão, o que digamos, não é fácil em uma distância onde tudo pode acontecer. Nada mal, missão cumprida, tirei mais 5 minutos do meu melhor tempo de 42 Km e comparado com o resultado de 2013 na mesma prova, mais de uma hora.


Parabéns a todos que participaram e concluíram as distâncias, e mais ainda ao organizador pelo excelente trabalho!

Mas peraí...

A reclamação de todo ano

Alguém explica como o povo curitibano, tão educado, que nos trata com sorriso no rosto e dedicação, se transforma em monstro quando está atrás do volante no dia da maratona da cidade? De novo esta reclamação, a prova traz dinheiro para a cidade, o comércio, movimenta de forma saudável um país em crise e uma população sedentária. Por que esta ignorância toda de buzinar, ofender corredores, brigar com staff e até com guardas de trânsito durante o evento? (sim, eu vi tudo isso). Concordo que houve um erro grave de falta de divulgação, a própria prefeitura deveria ter espalhado faixas pelas ruas avisando sobre o evento, mas mesmo assim a falta de respeito falou mais alto que as buzinas.

Outra reclamação que registro aqui é a quantidade de ciclistas de “apoio” ou mesmo aproveitando as ruas fechadas para pedalar. Cada placa de quilometragem da prova trazia o símbolo de “proibido bicicletas”, mas mesmo assim os corredores tomaram várias finas dos ciclistas. Será que não passa pela cabeça destas pessoas o estrago que seria para um corredor ser atingido por uma bicicleta? Mais um ponto negativo, que depende somente da boa educação de todos.

(olha, se você é curitibano e não se encaixa no perfil acima, não me leve à mal, é como diria um chefe que eu tive na hora de bronca: "é para todos e para ninguém específico...")


4 comentários:

  1. Olá Rinaldo, excelente prova. Parabéns.
    Também achei muito bonita a medalha.
    Abraço. Estarei na São Silvestre daqui a alguns dias. rsrs
    Valeu.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Excelente notícia! Vou dar uma passada lá para encontrá-lo!

    Abraço e boa prova!

    ResponderExcluir
  3. Essas duas questões (ciclistas e motoristas) têm sido uma constante há mais de dez anos. Participo desde 2004 e desisti de reclamar. Ignoro os motoristas. Tento ignorar os ciclistas. Já forcei a passagem deliberadamente num grupo de quatro, derrubando dois. Foi um dia de fúria. Agora só os ignoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivo,

      Espero não chegar na mesma fúria que você relatou, ainda mais que gosto muito desta prova e mais ainda da cidade de Curitiba, mas um pouco de conscientização realmente seria interessante nas próximas edições.

      Abraço e boas corridas!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...