segunda-feira, 2 de março de 2009

Abertura do Circuito Corpore 2009

No dia mais quente do verão paulistano, com temperaturas próximas aos 30 graus Celsius logo cedo, 13 mil atletas inauguraram o circuito Corpore 2009 com a corrida Batavo Pense Light. De "light" não teve nada, especialmente com o calor todo durante o percurso dos 12 Km, que largou às 08:00 e dos 5 Km, que largou às 08:30. Ou seja, mesmo quem correu menos, enfrentou muito calor.

O desconforto com o sol era tanto que, ao entrar na raia olímpica da USP lá pelo Km 7, a massa de corredores trocou de lado na pista simplesmente para aproveitar a sombra das árvores. A organização nem tentou direcionar os atletas de volta ao circuito, sendo que estes só voltavam ao lado correto da pista no momento de passar pelos postos de hidratação.

Eu vi muita gente desistindo, machucada, passando mal e até algumas ambulâncias ocupadas pelo circuito. Apesar de ser uma prova bem legal, deveria ser cogitado iniciá-la ao menos 30 minutos mais cedo, pois sempre nesta época do ano temos temperaturas altas logo pela manhã. Eu precisei diminuir o ritmo e terminei com a média de 07:04 min/Km (total 01:24:58), além de quase passar mal na fila do Gatorade ao final (esta eu vou reclamar por e-mail para a Corpore).

No mês que vem teremos a Meia Maratona da Corpore, e sinceramente espero que o tempo não esteja tão quente...

Para os que foram, parabéns pela participação!

(Só tenho a foto da medalha, preciso aprender a depender menos das pessoas e levar a minha própria câmera da próxima vez).

5 comentários:

  1. Rinaldo com todos os percalços que passaste nesta corrida eu lhe desejo parabéns meu amigo por mais este desafio para seu curriculo esportivo.
    Bom desse calor eu já estou vacinado é por isso que eu treino no sol quente, ontem aqui no Rio de Janeiro eu fiz um longão de 2horas e 30 minutos no sol bem quente, muitos me chamam de louco, mais estou adaptando o meu corpo para correr no sol quente.
    Valeu amigo boa semana e bons treinos.

    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rinaldo, parabéns pela conclusão da prova. Nestas circunstâncias o melhor que temos a fazer é diminuir o ritmo e prezar pela nossa saúde. Portanto terminar inteiro é o mais importante, sem contar que vale a experiência e o conhecimento do corpo em circunstâncias adversas.

    Com respeito a fila do Gatorade, grande parte se deve a Corpore ter permitido que os corredores pipocas/piratas pudessem desfrutar deste benefício. Não sei se foi proposital ou uma falha. A atitude é até louvável quando pensamos no calor, mas é desconfortável e prejudica aqueles que pagaram a inscrição.

    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Rinaldo, tbm participei da prova ontem e sofri bastante com o calor. Acho q só consegui terminá-la pois foi do começo ao fim num ritmo bem tranquilo, pensando em forçar no final, mas só pensando...quem disse que tinha gas ainda!
    Tbm fiquei bastante desconfortável com a fila do gatorade. Minhas pernas tremiam e começaram a ter caimbrã pelo fato de não poder fazer um desaquecimento adequado e ter que ficar ali parada. Mas como é a primeira prova da Corpore que participo, não sabia se isso era sempre assim... acho que é válida uma reclamação sim.
    abçs e até os proximos km´s

    ResponderExcluir
  4. Oi Rinaldo sei que o calor pegou muitos de surpresa,mas já e a 2 prova da corpore que fico um tempão na fila do Gatorade,a primeira foi na Sansung e agora da Abertura e muito ruim ficar todo aquele tempo naquela fila,eu estava tremendo muito o que eu queria era sentar...rs

    Bons Kms

    ResponderExcluir
  5. Olá Rinaldo,
    Meus parabéns pela prova.
    Eu sei muito bem o que é correr no sol forte, é muito complicado mesmo.
    Temos que tirar o chapéu pra quem enfrenta uma prova nestas circunstâncias.
    Eu tiro o chapéu pra vc.

    E domingo será a minha vez de enfrentar o sol aí em Sampa, vou correr a Meia Maratona Internacional.



    ...tuttA...
    ubiratã-Pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...