domingo, 15 de novembro de 2009

Um playlist "matador"

As opiniões estão sempre divididas neste assunto: ouvir ou não ouvir música durante a corrida? Concordo totalmente com o pessoal "do contra" quando o assunto é o treinamento em grupo, onde deve-se prestar atenção às instruções do treinador, ou quando corremos em lugares movimentados como ruas e avenidas, por questões de segurança. Mas em qualquer outra situação, não abro mão do meu MP3 Player, sendo que contando somente o desgaste dos pobres aparelhos, já estou no meu terceiro exemplar (e espero que este dure um pouco mais).

Proibido nos EUA em provas oficiais, aqui no Brasil até já tentaram copiar a idéia, mas sem muito sucesso. Afinal, o brasileiro não respeita nada mesmo, só se virar lei e tiver punição. Se quiser saber mais a respeito, encontrei algumas matérias muito boas do Webrun, Portal da Atividade Física e no Globo.com

Mas vamos ao Playlist... Eu escuto sputz-sputz (música techno, dance, trance, etc.) quase o tempo todo em treinos e corridas, mas de vez em quando até monto um playlist ou outro para variar. Deixo aqui a indicação de um recente, que não tenho coragem de desmontar e vou manter aqui no meu micro para algumas ocasiões:

- Start Your Engines (tema de "Dias de Trovão")
- Cake - The Distance
- Golden Earring - Radar Love
- Deep Purple - Highway Star
- Steppenwolf - Born To Be Wild
- Tema do Speed Racer (Remix)
- Van Halen - Panama
- Bodyrockers - Round and Round
- Sheryl Crow - Real Gone (tema de "Carros" da Disney)
- Iron Maiden - Run To The Hills
- Red Hot Chili Peppers - Higher Ground
- Bachman Turner Overdrive - Four wheel drive
- Kenny Loggins - Danger Zone (tema de "Top Gun")
- Bodyrockers - I Like The Way You Move
- Spencer Davis Group - Gimme Some Lovin'
- Republica - Ready to Go
- Van Halen - Dreams
- Iron Maiden - The Loneliness Of The Long Distance Runner

Aproveite e deixe sua sugestão no post, ainda tem muita coisa boa para ouvir durante as passadas.

Ah, sobre este pessoal que "proíbe" alegando melhora do desempenho, bom, eu não tenho nada a dizer. Talvez eles também tenham enfrentado uma ladeira ao som do solo de guitarra de "Highway Star" e viram que o negócio é um verdadeiro "doping acústico"!

Bons treinos, de preferência, com música!

5 comentários:

  1. Amigo ... para mim é algo que influência meu desempenho ... Sem meu som ... fico meio perdido ... falta algo para motivar ... em BERTIOGA senti muito a falta do som por causa da chuva deixei de usar ....

    E se fosse proibido daria um jeito ... rsrs

    Parabéns ótimo Post !!!

    Super Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Só treino sem som quando estou motivada... naqueles dias que estou mais ou menos o som ajuda muito!!
    Abs e bons treinos,
    Pati

    ResponderExcluir
  3. Deixei na página do Ricardo Hoffman e agora aqui, na origem, a música que considero há anos a ideal para se ouvir no km 32 da maratona, para detonar qualquer possibilidade de muro. Mas ela serve para todos os momentos, inclusive é ótima na largada, para animar. "Eyes of the Tiger", tema de Rock III, com Survivor. Abraço Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem deixei na página do Ricardo Hoffman e agora aqui:
    Uma nova: "i ve got a feeling" dos Black Eyed Peas.
    Uma velhinha: "Don't Stop Me Now" dos Queen.

    ResponderExcluir
  5. Olha...eu vou contrário à maré. Sempre fui uma viciada assumida em músic durante a corrida. Algumas vezes, durante a prova, como uma de 25k que participei, o MP3 falhou e então lá se foi minha prova água abaixo.. Eu simplesmente desligava com o MP#.. finish.. acabou.. fim da linha. Nessa época corria para 53 min. Há cerca de 4 meses aproximadamente, meu MP3 quebrou. Por inúemros motivos, não comprei outro. No começonera uma verdaeira tortura correr sem música.. dava vontade de voltar do meio do caminho. Mas o tempo foi passando e percebí que meu desempenho tanto nos treinos como nas provas melhorou e muito. Passei a me concentrar mais no pace, na postura, nos braços, no tempo... e diminuí 7 minutos vejam só...Sei que ouvir música é muito estimulante, mas em contra partida te dsitrái muito e vc nem percebe como está treinando, apenas treina.

    De toda forma, amava correr ouvindo Can you feeling e Eye of tiger (tema do Rocky), dava um gás que dava gosto! rs...

    abraços e bons treinos com ou sem música

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...