sábado, 1 de janeiro de 2011

100ª Corrida, 5ª São Silvestre, 5 anos correndo!

Feliz Ano Novo para você também! Por uma confluência de corpos celestes, alinhamento de planetas, evidência de números cabalísticos, aquecimento global, ou sei lá o que mais, minha centésima corrida (isto mesmo, número 100!) acabou sendo minha 5ª. São Silvestre, a edição 86 ou de 2010 se preferir. Também marca o fechamento do meu 5o. ano correndo, já que comecei em janeiro de 2006. Por isto e outros motivos, este post tem muita estória para contar...

A prova

Vamos pular a parte da medalha e deixar para falar da (des)organização depois. Basicamente, fui no meu ritmo de sempre e consegui terminar em 1:42:35, nenhuma marca invejável, mas dada a quantidade de gente, os incontáveis deslocamentos laterais para desviar dos “paredões” de corredores conversando e as subidas infernais, está mais do que bom. O clima nublado e com vento ajudou muito, diga-se.

Quando chegamos mais ou menos ao Km 5, a multidão já berrava “O Marílson ganhou!” e os corredores entoavam gritos como “Marílson! Brasil!” e coisas do tipo. É sempre um incentivo a mais saber que um dos nossos heróis chegou lá na frente. Fora isto, nenhuma novidade: gente fantasiada pelo percurso, multidão gritando o tempo todo, alguns já bêbados, ótimo policiamento e a satisfação de ver que o povo enfrenta de cabeça erguida os 15 Km da prova.

E lá vem a Brigadeiro. É hora do doping sonoro, começando com Radar Love do Golden Earring. Passei a Faculdade de Direito sacudindo os bracinhos no ritmo do solo de bateria só para esquecer o que estava pela frente. Na sequência, logo no início da subida, começou a tocar Highway to Hell do AC/DC, totalmente apropriada para a ocasião. Pirambeira danada, mas já sabia o que me aguardava e neste ano fui no ritmo certo e corri o percurso todo. Agora é só acelerar o que dá e passar a chegada. Pronto, missão cumprida, passei pela linha de chegada pela centésima vez em uma corrida!



A (des)organização

É chato falar disso de novo, mas quem não estava lá precisa saber o que rola na São Silvestre. Antes da prova, o locutor (coitado...) anunciava que era “uma das melhores provas em termos de organização no país” (coitado de novo...). A largada foi obviamente atrasada e você já deve saber por quem, e o sistema de som apresentou falhas quando a prova realmente começou.

A Polícia Militar de São Paulo, experiente na estrutura destes eventos, não deixava entrar com garrafas e copos, apesar de que alguns conseguiram. Porém o que a PM não sabe é que a Yescom vê a água como algo supérfluo para o corredor, “um plus a mais”, colocando o primeiro posto somente no Km 4. Eu já reclamo disto há anos após a prova, e como sempre nenhuma atitude é tomada. Desta vez não estava sol, mas eu já estava superaquecendo lá pelo Km 3, imagine quem não está acostumado a correr, como é o caso de muita gente que estava lá.

Na chegada, uma decepção maior ainda. Já havíamos sido informados sobre a “dispersão”, ou seja, como se livrar de 21 mil pessoas para deixar a Av. Paulista para o “Show da Virada”. O locutor da chegada, o Chicão, voz conhecida nas corridas de rua, era obrigado a fica pedido para o pessoal “dar mais um trotinho”, “liberar a área” e coisas do tipo. O mais ridículo foi escutá-lo tentando dispersar a comemoração dos nossos heróis da Força Aérea, que chegaram animados e cantando, ou seja, estragou a festa deles após a linha de chegada. Uma pena, um ótimo profissional de corridas direcionado a fazer as besteiras impostas pela (des)organização.

Para completar, o “lanche” era entregue jogando-se sacos a partir de caminhões, e todo mundo pegava no maior empurra-empurra: corredores, acompanhantes, pedestres, moradores de rua...

Mas lembre-se: você pagou por tudo isto!

E seguindo a sugestão dos leitores, uma nova forma de receber a medalha no próximo ano: biscoitinhos da sorte, aqueles que você recebe junto com a comida chinesa!

Os novos amigos

Pouco antes da prova, sob organização da Mayumi do Running Kitigai, os blogueiros se reuniram em uma cantina da região para um verdadeiro almoço de massas (eu realmente jantei Miojo na noite anterior, não sei fazer outra coisa...). Bom, as fotos dizem tudo: gente que não se conhecia pessoalmente com afinidade imediata e que por pouco não perdem a hora do restaurante fechar de tanta conversa... e fotos, muitas fotos. Bastava um puxar a máquina e todos queriam um pedacinho daquela reunião fantástica para colocar nos blogs.

Vamos ver se eu não esqueço de ninguém (se esquecer, me avise e corrijo o post):

Mayumi, Running Kitigai (parabéns de novo, excelente ideia!)
Elis, Diário de Uma Corredora
Dani, Correndo e Emagrecendo
Fabi, A corrida mudou minha vida
Miguel, BALEIAS Corrida de Rua
Priscila, Corridas e Maratonas
Ivana, No Mundo das Lulus
Tutta, Correndo Corridas
Sergio e Adriana, Let’s Run
Ricardo Hoffmann, Run for Free

(e faltou o Jorge, JMaratona que não conseguiu nos achar lá no ponto de encontro antes da largada...)

Sem contar as broncas que eu levei dos blogueiros, afinal, dificilmente coloco fotos minhas aqui e a maioria não me reconheceu... até eu abrir a boca e reclamar da Yescom, é claro!


O ano de 2010 foi marcado por um fato muito triste para mim, pois meus supostos “amigos” viviam de agenda cheia e não tinham tempo para nada, inclusive para manter a suposta “amizade”. Passar esta última tarde do ano na companhia destas pessoas das fotos, amigos virtuais até então, foi um presente de Natal totalmente inesperado. E que venham as próximas confraternizações, pois agora você não são apenas virtuais!

Então:

Inscrição para a prova: R$ 85,00
Inscrição para as 100 provas: melhor não somar...
Conhecer ao vivo e a cores os outros blogueiros corredores: não tem preço!

Parabéns a todos que concluíram a São Silvestre!

15 comentários:

  1. Oi Claudio,

    Eu fui uma das que deu bronca por não conseguir te reconhecer, mas dei um "chute" certeiro e na segunda tacada acertei em cheio...rs.

    Foi um prazer imenso te conhecer pessoalmente e só peço desculpas por não ter conseguido conversar por mais tempo com vc, mas tenho certeza que não faltará oportunidade.

    Te desejo muitas e muitas felicidades nesse novo ano, paz e saúde que o resto nós literalmente corremos atrás.

    Parabéns pela corrida e pela 100 no currículo. Obrigada pela foto, uma pena que um sr. entrou na frente bem na hora.

    Só para constar: "roubei" as fotinhos. Assim que der tempo eu post as minhas e faço o post da corrida.

    Bjos e abraços,
    Dani

    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais uma SS concluída, Rinaldo. E também pelas demais marcas importantes, a de 5 anos e de 100 provas neste período.

    Gostaria muito de ter estado, se não na própria corrida (maltratada à beça, mas ainda riquíssima em tradição), ao menos neste almoço cheio de personalidades da blogosfera corredora. Espero que essa tradição também se mantenha e que possa contar com a minha participação nas próximas "edições".

    Grande abraço e um feliz 2011 a você e toda a sua família.

    Fábio Namiuti

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    ---ooO--(_)--Ooo-
    Correr a S.Silvestre é uma magia uma verdadeira festa aonde encontramos vários amigos só é uma pena que a organização não trata bem os corredores, cara vi no blog do Colucci esse problema das garrafas dagua que a policia nao deixou entrar na paulista uma vergonha e como as pessoas iriam se hidratar ainda bem que não estava quente a temperatura estava amena, que legal que vc conseguiu encontrar vários amigos, pena que não pude rever vcs, pois tinha horário certo para retornar ao avião para voltar para o rio, mas eu conclui bem fiz em 1h 05 min...
    Feliz ano novo com muita saúde, paz e muitos Kms.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Cláudio,
    Esse congresso de blogueiros corredores foi de dar inveja!
    Parabéns pela 100ª corrida.
    Feliz 2011!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a você pela ótima participação na prova.
    Peço desculpas por eu ser um dos que não te reconheceram lá no alomoço. hehe
    Mais foi um prazer te conhecer pessoalmente e passar aquela tarde maravilhosa do dia 31 lá na cantina com todos os amigos blogueiros até então virtuais.
    Um forte abraço e que 2011 seja repleto de conquistas e muitas vitórias pra você.
    Muita paz, saúde e felicidade também.

    Ah, e parabéns pela centésima prova completada e pela quinta São Silvestre. Foi a minha quinta também. hehe.
    Abraço.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu te conheço como Rinaldo e o Ricardo Hoffmamn ficou me corrigindo ele e o Cláudio kkkk também com essa fotinha ai rsrs

    Parabéns pela 100° ainda não cheguei nesta marca =) a SS e uma festa e com nosso super encontro foi melhor ainda deu até pra esquecer por um bom tempo a palhaça que organiza rsrs

    Feliz 2011 pra você e a namorada que esqueci o nome (sorry) e pra constar eu roubei algumas fotinhas rsrs

    Fabi =)

    ResponderExcluir
  7. Esqueceu de mim ai! Rinaldo, ou Cláudio, foi legal de conhecer. Parabéns pela centéssima prova. Feliz 2011 e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  8. Ooops, corrigido, nome e blog do Ricardo Hoffmann na lista dos ilustres!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela marca de 100 corridas Rinaldo!!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. oi, rinaldo!!!

    eu reconheci você;)
    mas que precisa ter mais foto, precisa;)

    a yescom.... ai, a yescom...
    quase consegue estragar a festa, tirar o brilho de uma prova tão tradicional!

    foi um dia muito especial, de muita comemoração! um ano de corridas celebrado na companhia de amigos, e correndo uma prova tão tradicional, tão animada!

    fiquei encantada com a SS! com a participação das pessoas, com a alegria, só energia das boas!

    a melhor parte, sem dúvida, foi festejar esse momento ao lado de amigos!
    me diverti muito!

    abraços!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O almoço estava ótimo e foi uma satisfação enorme conhecer os blogueiros e corredores do mundo virtual. Algumas amizades virtuais tonam-se mais sólidas e longas do que muitas amizades reais. Vai entender!

    Esperamos por você no RJ, não deixe de nos avisar sobre a prova escolhida. Quem sabe não nos animamos com a Meia da Ponta? rsrsrs

    Fomos encontrar vcs na esquina do banco real, mas vcs estavam no Tóquio :/ Mas temos muitas outras corridas pela frente!

    Bjs e um super 2011 para vc!
    Drica e Sergio.

    ResponderExcluir
  12. Rinaldo,
    Grande participação...e ainda teve a oportunidade de conhecer vários corredores blogueiros...fiquei com vontade de estar aí...hehehe...fica para uma próxima oportunidade.
    Abraço,
    Thiago Melo
    http://corredoraprendiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Rinaldo. Foi uma satisfação muito grande conhecê-lo. Esses encontros são muito bons mesmo. Ando muito para estar neles e o faço com grande alegria. Vamos ver se nos encontramos mais vezes nesse ano. Tentaremos uma vaga na Meia da Ponte Rio Niterói. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  14. Essa prova realmente é demais.. e comemorou sua 100ª prova em grande estilo, apesar de todo bla bla bla da Yescom...

    SUcesso rapaz... e quem sabe não nos encontramos nas proximas por ai!

    Bjs
    Jacke Gense

    ResponderExcluir
  15. gente, será que pode participar da prova sem fazer a inscrição?

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...