segunda-feira, 18 de abril de 2011

E agora, um duathlon: correr, pedalar... e correr!

“Duathlon” é o formato da prova que aconteceu ontem em São Bernardo do Campo, SP, onde o atleta (ou aspirante a tal categoria, como é o meu caso), corria 5 Km, montava na bike para pedalar 20 Km e como se não bastasse, ainda corria mais 2,5 Km. Se é doideira, eu entro, e não ia deixar esta passar em branco pelo calendário.

A 1a. etapa do Campeonato Paulista de Duathlon teve organização da Brasil Fit e limitada a 200 atletas, o que significava que eu corria o sério risco de ficar por último (acho que não foi o caso). A largada aconteceu com um pequeno atraso logo após as 09:00 da manhã, e ainda restavam alguns integrantes de uma corrida de 5 Km que aconteceria junto ao evento principal. Na verdade, a corrida quase foi cancelada, mas mesmo assim alguns inscritos compareceram, porém a maioria estava lá para a “tortura” completa. O circuito de corrida foi totalmente plano, composto apenas por duas avenidas próximas ao centro da cidade, mais um zigue-zague de 1 Km para completar o percurso. Hidratação bem posicionada e com água gelada, não tive problemas em agarrar meus copinhos. Ao terminar o trecho, os corredores entravam na área de transição e empurravam a bike até a linha de montagem, onde saiam para 4 voltas de 5 Km no mesmo percurso (sem o zigue-zague da corrida, é claro). Como a avenida era muito larga, não houve problema algum de atropelos, apenas no trecho final passava-se bem rente aos corredores que já estavam no segundo trecho de corrida.

Entre tantas bikes que custam mais que muitos de nossos carros, equipadas com rodas de materiais especiais, clipes de guidão, sapatilhas e outros acessórios, parte a “Nimbus”, minha querida Caloi 10 modelo Speed. E não fez feio, apesar da troca de marchas ser meio tosca para os padrões atuais, foi possível atingir 35 Km/h em alguns trechos, com uma média de 26 Km/h pelo meu ciclocomputador. Fiscais ficavam no ponto de retorno anotando os números das bikes e controlando as voltas, mas de certa forma isto era responsabilidade de cada competidor. No meu caso, foi só prestar atenção no computador e ver quando estava próximo dos 20 Km. De novo para a área de transição, desci da bike com os pés dormentes, uma sensação bem ruim, diga-se.

O relógio corria solto, sendo que eu deveria ter marcado pelo menos as transições, mas esqueci. Só tenho certeza que os últimos 2,5 Km foram um total desastre perto dos 5 Km iniciais. Não só pela diferença do movimento das pernas ao pedalar/correr mas pelo calor que já fritava as cabeças na pista. No total, após 01:28:35 completei o percurso todo, meu primeiro Duathlon! Lembre-se que eu já participei de um Fast Triathlon (nadar/pedalar/correr) e de um Biathlon (nadar/correr) e este formato de prova era novidade para mim. Valeu a pena e espero participar de outros.

Antes de falar da estrutura, deixo bem claro aqui: nota zero para o site Ativo.com, que cobrou o absurdo de R$ 8,80 de “taxa de conveniência” para esta prova...

Sobre a organização, tivemos um quase desentendimento na semana anterior ao evento. Foi comunicado via e-mail que uma série de mudanças seriam realizadas: do local e data de entrega dos kits ao percurso muita coisa mudou, transformando bastante o evento original no qual eu estava inscrito. Cheguei a pedir reembolso da inscrição, mas a confiança que o organizador tinha no novo modelo serviu de garantia de que esta havia sido a decisão correta. A prova teve uma organização simples e eficiente, melhor que muito organizador que se mete a fazer coisas que estão além de sua estrutura. Foi possível estacionar com segurança ao lado da concessionária de automóveis que sediava o evento, porém a fila para utilizar os banheiros foi um ponto absolutamente negativo na estrutura. Cronometragem sem chip (etiquetas na depositadas em uma urna nas transições) e camiseta de algodão, uma pena, pois não vai ser usada para eventos esportivos. Um simplório “troféu” de plástico no lugar da medalha, mas não posso me considerar descontente por isto, qualquer reconhecimento já vale. O que gerou insatisfação mesmo foram estas mudanças de última hora, pois já estava com todo meu esquema preparado. Vamos torcer para que não ocorra nos próximos, o organizador merece o crédito pelo sucesso do evento.


Enfim, vale a pena fazer estas doidices de vez em quando, se você ainda não experimentou, eu recomendo!

fotos: Márcia

12 comentários:

  1. Maneiro Rinaldo! Parabéns! Não vejo a hora de entrar nisso, mas será apenas em Junho. Em tempo, não quer aparecer no RJ para um completo?

    ResponderExcluir
  2. Hoffmann, vê se não me dá ideias bobas...
    Cara, boa sorte na sua estreia, quando começar você não vai querer parar mais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, na minha cidade e eu nem tava sabendo. Parabéns pela prova...muito legal!!!

    Karen Augusto
    diariodecorrida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Claudio , estou também querendo fazer uma prova como esta, mas preciso me preparar antes.
    Um abraço
    Fernando
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela prova Rinaldo.
    Tenho vontade de fazer uma prova dessas. O que me falta é apenas a bike. kkkkk
    Abraço e bons treinos.


    tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Grande aventura! Essas quebradeiras que acontecem bem na previa das provas é dureza, mas ainda temos que superar tudo isso e quebrar tudo no dia! Parabéns pela garra!

    Pri

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada agradeço a visita no blog. Mandou muito bem nessa prova...futuramente me aventuro numa dessas, pois no momento tenho muito desafio nas corridas ainda!!!
    Abraço,
    Thiago Melo
    http://corredoraprendiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. OLa. Agradeço a sua visita ao meu blog e por estar seguindo o meu humilde blog. E cara essa prova é uma loucura, parabéns por ter completado mais este desafio. um grande abraço e tudo de bom....e bons treinos ........... e boas corridas...

    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Passei aqui para te desejar uma feliz Páscoa para você e toda sua família.
    Um abraço
    Fernando
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parabens pela prova!!!

    Qualquer dia, mais pro futuro, pretendo fazer uma dessas!!

    Por enquanto vou me satisfaço lendo os blogs dos amigos!

    Abraços e boa semana!!

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br
    @leonista

    ResponderExcluir
  11. Duathlon, dia 06/12 em São José dos Campos.
    Se você não liga para uma organização mais simples, vale a pena conferir
    www.hleventos.com.br

    Abraços!
    Carol
    www.carbonfit.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...