segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Meia Maratona de Praia Grande: uma prova quase perfeita

Domingo ensolarado e com vento frio. O melhor de tudo é que este vento era a própria brisa da praia, combinada com uma massa de ar frio estacionada no nosso litoral. Dia perfeito para correr, 21 Km ou 10 Km curtindo a paisagem do litoral sul de São Paulo, e como se não bastasse, a organização deu uma verdadeira “aula” de como cuidar de todos os detalhes da 8ª. Meia Maratona de Praia Grande. Uma pena que alguns pontos ainda precisem ser ajustados, mas se eles acertarem tudo, vai ser uma verdadeira humilhação para certas entidades que “dizem” organizar provas (sem citar nomes, ok?)

Quem está encarregado de organizar este evento é a TriEsportes, que já cuida de provas como a concorrida 10 Km Tribuna FM (inscrições encerram em pouco mais de 10 dias) e o Desafio da Mata Atlântica, ambas sucesso de aprovação entre os participantes. Neste ano a Meia Maratona de Praia Grande trouxe a novidade de ir em direção ao centro da cidade passando por boa parte da orla e depois voltando pela Rodovia Expressa Sul. Na ida, um cenário fantástico, quase 10 Km de praia, depois mais uns 2 de ruas da cidade e então... a volta: 10 Km de estrada debaixo de sol, sem sombra e com sobe e desce das pontes. Apesar do segundo trecho ter sido bem cansativo, este percurso ficou muito bom, mas vai do gosto do freguês, pois muita gente não gosta da monotonia de correr grandes retas sem paisagem. Eu acho desafiante, pois manter o ritmo não é fácil. E ponto negativo para os estressadinhos que desceram a mão na buzina no trânsito engarrafado no litoral, apesar de todas as faixas na cidade informando sobre o evento. Não sabe ler, tem que ficar parado no trânsito mesmo!

As largadas foram pontuais, com bastante agitação e informações no sistema de som, ou seja, ninguém ficou perdido. Ótima hidratação, especialmente no trecho de estrada, onde o calor já pegava forte. Faltou apenas gel de carboidrato e isotônico, este último teria sido de grande valia naquele cenário escaldante.

Outro ponto muito interessante foi o bombardeio de e-mails da organização na última semana, praticamente um por dia, passando todos os detalhes da prova: local, colocação do chip descartável, guarda-volumes e até previsão do tempo. A entrega do kit aconteceu na loja Decathlon da Praia Grande, de forma rápida e com direito a a assistir um vídeo explicativo sobre o chip descartável. Camiseta amarela (tom mostarda), sacolinha e só. Preço módico e justo (R$ 50,00), sem bibelôs no kit. Na chegada, além de um kit bem completo (faltou alguma coisa de sal ou isotônico, diga-se), medalha diferenciada para 21 e 10 Km, dourada e prateada, respectivamente.

Mas então, porque uma prova dessas não é perfeita? Os mesmos pontos de sempre:
- largadas às 08:00 para Meia Maratona e 09:00 para 10 Km: na praia, apesar da época do ano, isto é muito tarde e o sol castiga.
- caminhantes largando junto com corredores de 10 Km: desisto, não falo mais nisso, 5 minutos entre uma largada e outra já seriam suficientes.

E a minha constante performance: 02:18:15, mais uma Meia terminada com o relógio marcando próximo disso. Será que eu só vejo estes números nesta distância? Tudo bem, dada a péssima noite de sono em um hotel horrível que fiquei, onde eu com quase 1,80m tive que dormir em uma cama projetada para Hobbits, até que não foi tão mal.

Parabéns à organização, dá gosto pensar em voltar no próximo ano, basta manter este mesmo nível de serviço e estaremos lá de novo.

Mais uma missão cumprida!




6 comentários:

  1. Ahaaa, você também estava lá! Parabéns pela prova! Obrigada pelas informações quanto à meia-maratona! Quem sabe, um dia eu faça!

    ResponderExcluir
  2. Rinaldo,
    Parabéns! Linda medalha para o seu quadro virtual de medalhas.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Se o Rinaldo elogiou, a organização foi justa kkkk. Parabéns por mais essa, e que medalha bacana!

    ResponderExcluir
  4. Impressionante como os erros são os mesmos em várias provas. E, a priori, são simples de serem resolvidos.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  5. Rinaldo,

    Parabéns pela medalha e pela missão cumprida.

    Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. , onde você encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

    ;)
    @Paes_SevenBoys

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por mais uma meia maratona completada com êxito Rinaldo.
    Achei linda a medalha.

    Abraço e bons treinos.


    tutta-BALEIAS/Pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...