terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Verdadeiro Show da Virada: São Silvestre anos 80

Neste último final de semana a cidade de São Paulo foi invadida por uma legião de atletas amadores e profissionais de todas as categorias imagináveis, da pancadaria nas gaiolas de MMA no Vale do Anhangabaú às acrobacias aéreas na Represa de Guarapiranga, teve espaço para todo mundo curtir um pouco de seu esporte favorito na Virada Esportiva 2011, evento organizado pela Secretaria de Esportes e que mais uma vez foi um sucesso total. Para os corredores, além da Corrida 24 horas no Parque Estadual dos Trabalhadores (não precisava correr o tempo todo) e da Maratona de Revezamento Pão de Açucar, um evento inusitado organizado pelo Antonio Colucci: um treino homenagem ao percurso da São Silvestre nos anos 80, largando da Av. Paulista, descendo a Av. Brigadeiro Luis Antonio e subindo a R. da Consolação. E o melhor de tudo, largando às 23:00, como acontecia com a prova antes de... bom, já sabe, antes da tal emissora inventar aquele circo de música esquisita na virada do ano.

Lá pelas 22:00, quando cheguei ao vão livre do MASP (que não estava tão livre assim, as barraquinhas da feira de domingo já estavam armadas), os corredores já aguardavam o início desta jornada, despertando olhares curiosos de quem passava pela Av. Paulista. Como a tal Virada Esportiva rolava solta pela cidade, muitos associaram aquele povo de camiseta e shorts ao evento, ou seja, foi mais fácil não passar por louco por estar iniciando uma corrida naquele horário. Para completar nossa festa, tivemos a presença da Ana Luiza Garcez, a Animal, que venceu a prova em 2003 entre outras tantas conquistas e do José João da Silva, que em 1980 trouxe o título de volta para o Brasil na prova. Dá pra você imaginar melhor incentivo para estar ali?

Finalmente conheci o colega Colucci, que sempre passa nos nossos blogs e é um dos maiores defensores da tradição da prova original. Entre as suas iniciativas está a SSCover em 2010 (ano em que tivemos a afronta da medalha antes da prova) e agora este treino homenagem. Uma pena que nossas autoridades não deram o devido respeito ao evento e não forneceram pelo menos uma escolta policial para nosso grupo ou fechamento do percurso. Ou seja, enfrentamos, pela calçada mesmo, os 8,9 Km da fervente noite paulistana correndo em pequenos grupos e cruzando com tipos bem estranhos, tipo a moradora de rua totalmente chapada que após um click da máquina do Colucci ainda berrou “quem foi o arrombado que tirou foto?”. Daí já dá para ter uma ideia dos seres que encontramos no caminho, apesar de que algumas pessoas ainda nos aplaudiam e dava até para sentir um pouco daquele (perdido) clima da prova.

E este é realmente foi o ponto mais legal do evento: em alguns momentos imaginar como seria estar ali nos anos 80 correndo no finalzinho do ano, uma era de mídia televisa um pouco menos imbecil que a atual, onde a transmissão da prova era o programa líder de audiência, no lugar dos patéticos comentários daquele apresentador que comanda o tal show atual. Sobre o percurso, apesar de mais curto, eu achei muito menos cansativo, pois a descida da Brigadeiro neste lado é mais suave e a subida da Consolação mais gerenciável. Mas dobrar a esquina da Av. Paulista, não importa de qual lado, é algo mágico, uma sensação de dever cumprido sem igual, e que agora não mais faz parte da prova.

Até fomos entrevistados pela ESPN, que provavelmente irá transmitir a matéria na próxima sexta-feira no programa Vamos Correr. Será que eu apareço lá também?

Parabéns à todos os colegas que concluíram este fantástico desafio, e parabéns mais do que merecido ao Colucci pela organização e pela amizade que tem pelos corredores.

Curta um pouco da nossa emoção:


(o YouTube gosta de estragar a trilha sonora...)

Virada Esportiva com gostinho de São Silvestre anos 80... isto sim foi um verdadeiro Show da Virada!




2 comentários:

  1. Deve ter sido bem legal essa prova. Só não fui, pois queria forçar o ritmo no dia seguinte, no revezamento do Pão de Açúcar.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  2. Só hoje vi esse post! Como assim? imperdoavel!

    Valeu Rinaldo!
    Juntos nos treisno e nas corridas somos TUDO!

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...