domingo, 4 de dezembro de 2011

Corrida Corpore de Natal: gratuita, perfeita e com boas surpresas

Certa vez, ao voltar de férias, o voo atrasou e muito. Ao longo da viagem, fomos informados que devido ao fato de alguns passageiros possuírem conexões em São Paulo, “o comandante estava autorizado a utilizar a velocidade máxima da aeronave”. Bom, hoje eu era o meu próprio comandante na Corrida Corpore de Natal e autorizei colocar os manetes de potência no (meu) máximo. Motivos não faltaram, conforme relato a seguir, e o resultado você confere ao final.

A Corrida de Natal costuma fechar o calendário da Corpore, mas nos últimos anos passou por algumas mudanças, não diminuindo o clima de festa da prova. Lembro que quando participei em 2006, a prova acontecia no Ibirapuera com percurso de 5,5 Km, largávamos às 17:00 do sábado e não havia marcação de tempo com chip, por se tratar de um evento festivo. Na prova deste último domingo largamos pontualmente às 08:00 na raia olímpica da USP mas usamos chip, mesmo assim o clima de competitividade era o de cada corredor contra seus relógios.

O melhor de tudo, é que a prova era gratuita. Contudo, ao ver o anúncio há algumas semanas atrás, as 3.000 vagas já estavam preenchidas e com lista de espera. Eu imaginava que seria inviável alguém desistir de uma prova gratuita, estas listas geralmente dizem respeito às inscrições que não são pagas até uma certa data, mas mesmo assim confirmaram minha presença. Para meu total desespero, eu esperei até a última hora, que seria o dia 29/11, onde no dia seguinte se encerrariam as inscrições de um Simulado de Triathlon. Por não ter nenhum evento para este domingo, já chateado por não formar equipe para a Ayrton Senna Racing Day e ter desistido de viajar para Belo Horizonte para a Volta da Pampulha, fiz inscrição para o tal simulado no final da noite daquele dia. E para minha total surpresa, no início da manhã do dia seguinte, minha inscrição na corrida foi confirmada.

Eu estava disposto a dar um “no show” na corrida, mas por não ter passado muito bem no final do sábado, achei que nadar na água fria da represa, pilotar uma bicicleta na estrada e correr (uma coisa atrás da outra, diga-se) não seria uma boa ideia. Plano B, juntei tudo que era de corrida e a poltrona ficou vazia no simulado. Paciência, eu vou nos próximos. A gratuidade da inscrição foi devido à Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo utilizando recursos de ICMS devidos pelas Empresas e pelo apoio da Netshoes e AES Eletropaulo que destinaram recursos para o Projeto. Quem sabe a moda pega e outras entidades aderem à modalidade?

Mas não se engane: prova gratuita não é sinônimo de organização mambembe, especialmente quando falamos da Corpore. A mesma estrutura de todas as provas estava montada de forma eficiente, com retirada de kit com camiseta, chip e número de peito, sem contar a própria arena. O percurso totalmente plano, a temperatura de 18 graus no momento da largada e o retão da raia olímpica eram um convite à velocidade.

Ao me deparar com o ponto de retorno, vi que estávamos fazendo um percurso muito parecido com aquele trecho insuportável da Maratona de São Paulo (logo após o Km 30) o que me fez acelerar pra valer, queria dar o troco naquele asfalto que já riu da minha cara várias vezes. Total da brincadeira, 5 Km em 28:48, meu melhor tempo na distância. Sei que não é lá grandes coisas, mas é bom ver a expressão infeliz do relógio de vez em quando.

Esta foi a primeira vez que vi o Sr. David Cytrynowicz, presidente da Corpore, correr uma prova, apesar de que é óbvio que já correu muitas outras. Sr. David, parabéns pela disposição e profissionalismo dos que estão sob seu comando!

Ao final, tive a satisfação de ser identificado (de novo pela camiseta) pela Fabi do blog A Corrida Mudou Minha Vida!!!. Fomos recepcionados por “Papais Noéis” de azul que distribuíam medalhas de papel, e chegamos a pensar que seria esta a tal medalha da prova. Na verdade, tratava-se apenas de um desconto na loja da Netshoes. Lembre-se: estamos falando da Corpore, a nossa linda medalha de metal, junto com um Gatorade e um kit pós prova com lanche, frutas e água nos esperava mais à frente. Alô organizdores, aprendam como se faz! A Fabi ainda apresentou-me ao Ismael do Um Blog para Corredores outro corredor blogueiro muito gente fina.

Prova gratuita, bem organizada, medalha sensacional, estrutura de evento grande, estacionamento fácil e gratuito, recorde no relógio e encontrar os companheiros blogueiros... Feliz Natal para você também!



5 comentários:

  1. Prova sensacional!!!A Corpore sabe Brincar e o principal respeita o praticante de corrida de rua.Prova especial demais,bati meu recorde na distância e mesmo por alguns minutos encontrei amigos blogueiros.

    A medalha de papel foi ótima kkkkkk

    Bons Kms
    Fabi =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rinaldo!!!
    Pelo menos fez bem feito. Só o critério de escolha dos participantes que continua "estranho".
    A parte feia da CORPORE foi inventar de premiar os FIEIS corredores do Ranking nessa prova, só avisando os ganhadores dessa "mudança" nas regras na última hora, muitos estavam inscritos no ASRD e outras provas, Pampulha inclusive e não puderam RECEBER O PREMIO que ficaram o ano todo DISPUTANDO. #MANCADA.

    Parabéns pelo novo recorde, pela ótima prova e por ter conhecido pessoas tão legais.
    Domingo tem SScover e encontrará muitos outros amigos na Paulista.

    Hoje é aniversário da Paulista.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Colucci tem razão, o único ponto a se falar foi a premiação. Bom, como eu sou um mero mortal, fiquei assistindo apenas para concorrer aos sorteios, mas a cerimônia ficou um pouco cansativa pela quantidade de categorias e faltantes em alguns pontos do pódio.

    Domingo, SSCover, logo depois da prova Sgt. Gonzaguinha e um prato de comida congelada!

    ResponderExcluir
  4. Que legal!! Eu estou começando a treinar corrida, e no ano que vem pretendo participar de algumas, principalmente aqui em Campinas. Mas vou ficar de olho no seu blog pra ver outras possibilidades. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Boa prova e ainda gratuita, uma ótima maneira de terminar o circuito da corpore, clima clima de festa.
    Parabéns pelo resultado na prova!!1
    uma braço
    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...