quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Esse Cara Sou Eu!

Antes do ano terminar eu gostaria de contar um fato ocorrido recentemente comigo. Deverá servir de referência para você atleta que possui blog ou site, não importando seu ritmo, experiência ou quantos troféus você tem. Aliás, o plural de “troféu” é “troféus” e não “troféis” como eu ouvi outro dia antes de uma corrida...

Aqui no Número de Peito eu dividi o relato sobre o Ironman 70.3 (ou Meio Ironman) em 4 partes, explicando em cada post um pouco da prova. Desta forma eu procurei não cansar o leitor e criar um pouco de expectativa, e os amigos comentaram cada post, ou pelo menos leram. Já no Ciclovia Digital, para não ser repetitivo, disponibilizei um post único (Uma Caloi 10 no Ironman 70.3), sobre as mudanças na bicicleta, pois interessava mais ao público específico das duas rodas.

Recentemente, um leitor do outro blog não conseguiu postar seu comentário e mandou por e-mail o link de um fórum onde colocou o endereço do meu post e deixou seus comentários. O motivo pelo qual meus blogs não permitem comentários anônimos é o fato de existirem COVARDES que se escondem atrás de nomes fictícios ou carinhas de desenhos animados e por isso saem falando o que pensam a respeito, mesmo que ofenda o autor. Apesar de eu ter um “avatar” desenhado ao lado, tenho várias fotos minhas no blog, não escondo a cara, apenas não sou muito de ficar na frente da câmera. Não sei se o tal leitor quis ofender, acredito que a intenção dele foi boa, pois não localizei seus comentários no tal fórum, porém...

Os primeiros comentários foram interessantes, alguns elogiaram as alterações que fiz na bicicleta, outros criticaram levemente. E então o tom dos comentários começou a partir para a agressão verbal. Fui diretamente chamado de “teimoso” e “burro” pelas modificações. Referiam-se a mim dizendo todo tipo de grosseria como se eu fosse absolutamente incompetente pelo que fiz. “Olha só, o cara fez isso...”, “O cara foi burro e...”, “Só pode ser um cara teimoso...”.

Peraí, esse “cara” sou eu! Só que nenhum deles informou ter completado sequer um passeio ciclístico e já se achavam no direito de partir para a crítica ferrenha. Coloquei um comentário leve no tal fórum, indicando que a decisão foi minha e deixando claro que quem tivesse coragem que fosse lá e fizesse melhor. Daí a coisa fugiu do controle.

Caçoaram diretamente copiando trechos do meu texto, ofendendo de maneira a ridicularizar a minha imagem e por aí vai. Só que quando comentaram da minha forma física e fizeram alusão a “pobreza” por eu estar com uma bicicleta que não custava 5 dígitos no preço, minha paciência esgotou.

A primeira atitude foi procurar o telefone do advogado, pois estava decidido a PROCESSAR o site e quem mais precisasse, pois as ofensas eram direcionadas. Mas antes disso mandei um e-mail à administração do site dizendo que se não retirassem o post e que se voltassem a utilizar qualquer link para meus blogs, as medidas legais seriam tomadas. Não deu tempo de ligar para o advogado, em 5 minutos a resposta veio na forma de justificativa (sem desculpas, naturalmente) e o tal post foi retirado. Por enquanto eu mantenho o nome deste site em sigilo, se necessário, irei divulgar.

Acha que eu estou errado? Veja o que diz a nossa Constituição:

Art. 5º
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;


Resumindo, o processo ia rolar.

Já arranjei muita encrenca pelos meus blogs, involuntárias, mas que deram dor de cabeça, pois às vezes eu teclo o que penso. Mesmo assim, jamais ofendi diretamente alguém, no máximo critico provas nas quais estou regularmente inscrito, ou seja, no papel de “consumidor” do “produto corrida de rua”. E a intenção é que os erros não se repitam, afinal, muito organizador lê nossos blogs.

Para saber de onde vem o tráfego no seu blog, caso esteja ele no blogger, basta usar o link Estatísticas / Visão Geral e ver de quais sites parte o direcionamento para sua página. Na maior parte é do próprio Google, mas no dia do ocorrido, o tal site “bombou” no topo da lista. Prova disto foi tirada na forma de “print” da tela, guardada carinhosamente como prova caso o post volte ao ar.


Aonde quero chegar com esta estória: você, corredor, o qual possui um blog pois encontrou no esporte uma maneira saudável de viver sua vida, independente de quanto corre, ou em qual ritmo, já é um vencedor. Você passa na frente de todos os que ficam no sofá mudando de canal ao invés de calçar o tênis e ir para a rua. Se você corre 5, 10, 42 ou 500 Km, tem todo meu respeito, não importa quanto demore para cumprir estas distâncias. Por isso mesmo, não deixe que sua imagem seja difamada por pessoas que fazem pouco caso das suas conquistas, especialmente quando usarem o seu blog como arma contra você. Seu blog é um formador de opinião, se você não defender sua posição de atleta amador nosso esforço em conscientizar as pessoas sobre a importância da atividade física perde todo o sentido.

Então, fica para você a seguinte mensagem:

“Nunca se esqueça de que é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força.
Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com essa lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo”.

A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin

...e para os imbecis que comentaram no tal fórum:

VAI LÁ E FAZ MELHOR!

Em tempo: eu ainda monitoro regularmente o tal fórum, possuo cópia dos comentários agressivos do tal post e caso venha a encontrar novamente minha imagem difamada, em qualquer local na Internet... bom, digamos que da próxima vez eu dificilmente avise o administrador do site sobre o assunto...

Gostou da minha arte no estilo Andy Warhol? Posso ser um péssimo atleta, mas sei me virar no Photoshop...

12 comentários:

  1. E aí Rinaldo, blz?

    Isso lembra aquela frase que diz: quanto mais conheço os homens mais gosto dos meus cachorros...

    Parece que as pessoas estão mais preocupadas em procurar defeitos nos outros do que com a propria vida... Lamentável!!!

    Será que achando defeitos nos outros eles se esquecem dos seus proprios defeitos???

    Abraços e medalhas pra frente!!!

    Adilson

    minhamedalha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que perda de tempo! Você até que foi razoável em avisar ao administrador, imagino que as palavras foram de nível muito baixo.
      Algumas pessoas insistem em achar que dinheiro compra tudo, que são melhores por ter a bicicleta "master power mega" e esquecem que o "cara", acontece o mesmo com alguns corredores que tem o último modelo de tênis Asics, ou o último lançamento do Garmin. Faz parte, infelizmente.

      Entre ter razão e ser feliz, sempre escolho a segunda opção.

      Ano que vem estamos pensando em completar um 70.3, vou ler seus posts para confirmar a encrenca em que meu marido carrasco está me metendo. rsrs

      Grande abraço e bons treinos!

      Drica e Sergio
      http://correndonaviagem.blogspot.com

      Excluir
    2. completando ... esquecem que o "cara" que treina e pilota a bike também faz muita diferença ...

      Excluir
    3. Pois é, parece que a tecnologia faz milagres... Se eu tivesse feito a prova em uma bike de triathlon de 12.000$ ia ser a mesma coisa, eu sei os meus limites.

      Mas, infelizmente tem gente que vai nas provas de corrida e outros esportes só para desfilar.

      Se eu puder contribuir com algumas dicas da prova, mandem e-mail, e eu aconselho, é uma experiência e tanto.

      Bons treinos!

      Excluir
  2. Palhaçada, né!!!

    Já ouvi muitas histórias parecidas com a sua. O individuo não tem competência para fazer qualquer coisa e como forma de desculpa ou sei lá o que, ele começa a rebaixar a pessoa que faz... absurdo!

    Não adianta ter a melhor bike, o melhor tenis, o melhor frequencímetro e não ter garra nenhuma.

    Claudio!!! Estou com você!!! Precisamos nos defender! Sempre!

    Feliz 2013!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar da performance dos outros é fácil, difícil é enfrentar as mesmas condições. Não tenho pretensão de grandes marcas, mas só de pensar que em 2005 eu era um completo e inútil sedentário, já justifica a existência deste blog.

      Grande abraço e um excelente 2013!

      Excluir
  3. Ihhh, amigo, já sofri coisas parecidas também, sei bem como é isso ... Mas sei da importância que tem meu espacinho, do quanto servimos de referenciais às pessoas (no meu caso emagrecimento, principalmente ...) e sigo em frente ... Parabéns pela atitude, por ser justo e correto. Tens aqui uma admiradora de teu empenho. Beijo e o desejo de um 2012 feliz e de muitas corridas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amiga! Realmente eu não me importo com críticas, só que quando falta o respeito, aí o bicho pega. Achei melhor não publicar os tais comentários, mas foram bem mal educados.

      Bons treinos e um ótimo 2013!

      Excluir
  4. Grande Rinaldo, estamos no final de um ano fantástico e nada vai tirar nosso brilho. Através de um amigo fiquei sabendo que fui contestado algumas vezes, por algumas pessoas que não tem competência para nada, nem para correr e nem para administrar um blog, falaram que eu não participava das provas, dava mau exemplo etc.... acho que se esqueceram que sou um atleta super amador, meu sustento vem da minha profissão, gestor de produção e não maratonista.
    Mas é isso aí meu amigo se precisar de algumas coisa dá um toque.

    Forte abraço e tenha um otimo 2013 !!!!

    Léo
    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total apoio ao seu comentário: também sou amador e não vivo de esporte. Só que estamos em um país aonde o índice de obesidade é maior que o de desnutrição, ou seja, quem faz alguma atividade física mostra muito mais força de vontade do que os que ficam só assistindo pela TV.

      Continua dar "mau exemplos", que são na verdade muito bons!

      Abraço, bons treinos e ótimo 2013!

      Excluir
  5. Gostei do seu blog. No meu não tenho moderador nem nada. Quem quiser tentar me ofender, que tente. Duvido que consiga. O máximo que vai conseguir é passar uma imagem de uma pessoa vulgar. Anônimos tb são bem vindos, pois, os "covardes" como Vc disse, já não tem mérito justamente por não terem colhões para mostrar a cara. Isso significa que imponho respeito.

    Mas é claro, todo aquele que se sentir ofendido, tem o direito que responder a altura, de preferência judicialmente.

    Na minha última postagem falo sobre isso:
    http://reviewrun.blogspot.com.br/2012/12/ofensas-processos-briga-de-santos-etica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Daniel! Eu resolvi deixar a moderação mais leve, aqui precisa apenas ter uma conta no Google para comentar, mas no outro não tem jeito, parece que o público gosta de encrenca lá. Concordo com você, anônimos são bem vindos, mas omissão é crime, que se esconde é porque tem algo a temer.

      Abraço e ótimo 2013!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...