segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Corrida Juventus, na Moooooooca, meu!

Quem não é de São Paulo, capital, ou não tem por hábito zoar os paulistanos não deve ter entendido o título, mas é fácil explicar: nós temos um certo carinho pelo tradicional bairro da Mooca e tendemos a colocar mais “o” do que deveríamos, especialmente na fala. Mas vamos ao que interessa, corrida, e pode-se dizer que uma das mais bem organizadas que participei nos últimos tempos, a 9ª Corrida Juventus Viva a Mooca, que aconteceu no último domingo.

Várias vezes eu quis participar desta prova, mas sempre dava alguma coisa errada e acabava desistindo, até que neste ano deu certo. Inscrição com um preço razoável, R$ 60,00, kit decente e sem frescuras, localização da largada de fácil acesso, a menos de 2 Km da Estação Vila Prudente do Metrô. Mesmo com as outras grandes provas que aconteciam no dia em São Paulo, resolvi optar por esta e não me arrependi.

A retirada de kits aconteceu na véspera no Shopping Central Plaza que patrocinava o evento e que reservou uma área muito boa para a entrega. Tudo muito rápido e além de camiseta, chip e número de peito o corredor ainda recebia uma sacola com muitos brindes comestíveis dos patrocinadores. No dia seguinte, cheguei por volta de 07:00 da manhã no Clube Juventus e me deparei com uma estrutura muito bem montada em um salão de festas do local, com guarda-volumes, banheiros e bastante espaço para arrumar os últimos detalhes. A largada foi pontual às 07:30 e os corredores iniciavam o percurso em uma pequena subida em direção à Av. Paes de Barros.

Com distâncias de 5 e 10 Km, o percurso maior era composto de 2 voltas passando inclusive pela própria largada. Apesar de não gostar muito desta modalidade de trajeto, acho que a maior perda foi em relação à poder correr um pouco mais pelo bairro em um percurso mais aberto, alteração necessária em relação às edições anteriores devido à obras viárias. Sem problemas, o que importa é correr, e não ia ser isto que iria abalar a motivação. Boa hidratação ao longo do percurso e ótima sinalização de quilometragem, com placas bem visíveis.

O item que não gostei, mas a organização não tem culpa disso, é a absurda falta de educação de uma massa de pipocas (corredores sem inscrição) que estavam por todo canto. Munidos da tradicional e estapafúrdia desculpa “mas eu não quero pagar inscrição e a rua é pública”, estes exemplares da atual cultura do brasileiro de não respeitarem nada, entram na baia de largada, pegam água pelo percurso, formam grupinhos e ficam conversando pelo caminho e alguns até tentam levar medalha e kit ao final. Retomamos este tema em outro post, fica registrada aqui apenas o meu desprezo pela já insuportável falta de bom senso das pessoas. Pelo menos no final a organização foi esperta e botou o staff para direcionar os que não estavam com o número de peito pela grade lateral, além de marcar o número com um risco, indicando que já haviam retirado kit e medalha. Boa medida, merece ser copiada.


Você vê nas fotos acima o que é uma prova com preço justo e kit recheado de brindes (e não bugigangas), além de fotos gratuitas do momento da chegada, como
esta ao lado e que estavam disponíveis no dia seguinte pelo Facebook do patrocinador. E o meu tempo você pergunta para o GPS, pois o cretino não queria pegar sinal de satélite no início da prova, e só passou a marcar ritmo e quilometragem a partir do Km 1,2. Mas, descobri através do site de cronometragem oficial que baixei 2 minutos na distância, terminando em 57:07, apesar de todo o sobe e desce do percurso.

Em resumo, prova muito boa e que provavelmente estará no meu calendário daqui para a frente.

9 comentários:

  1. Oieeeeee!!! Puxa, vi essa corrida e pensei, "meu, longe pra burro!!!". Vi que perdi uma oportunidade bem bacana!

    Ivana
    statusnacorreria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga sumida! Longe pra mim também, apenas fui favorecido pela proximidade do metrô. Na próxima a gente se vê lá!

      Boas corridas!

      Excluir
    2. Oie!!!!!
      Vamos correr os 25 da Maratona de São Paulo? Estou precisando de companhia!!!
      Abração!!!
      Ivana

      Excluir
    3. Opa, eu vou para os 42 mas você me acompanha até o 25!
      Combinado!

      Excluir
  2. Nossa! Participei desta corrida umas 3 vezes e o circuito dela nunca foi de 2 voltas. Sempre foi a de uma volta só. Não sabia que este ano tinha mudado. Uma pena porque o circuito ia até a Rua da Mooca e pegava um pedaço pra baixo do clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também fiquei surpreso, mas a prova foi boa mesmo assim. Acredito que esta "tendência" de voltas nas corridas seja pelos altos valores cobrados pela Prefeitura, mas isto acabará com muitos circuitos com trajetos bacanas. Vamos esperar que realmente tenha sido por obras na via pública e que volte ao percurso original.

      Abraço e boas provas!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...