sábado, 6 de dezembro de 2014

Ayrton Senna Racing Day 2014: faça chuva, faça sol

Da série “provas imperdíveis”, mais uma que dificilmente deve faltar no calendário do corredor: Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day, que chegou à sua 11ª. edição no último dia 16/11 no Autódromo de Interlagos. E lá fui eu mais uma vez, equipe de quatro corredores dispostos a dividir a distância de uma maratona, 42 Km, em doses homeopáticas de 10,5 Km para cada um, em um percurso desafiador no sobe e desce da pista que na semana anterior recebeu as máquinas da Fórmula 1.

Promovida pelo Instituto Ayrton Senna e organizada pela Latin Sports, a já tradicional competição ocorre sempre nesta época do ano, onde o calor será um candidato bem provável, restando apenas o fator sol/chuva, com predominância do primeiro caso. Apesar do tema deste ano ser “O rei da chuva, sempre!”, alusivo ao fato do campeão ser indomável debaixo de qualquer aguaceiro, infelizmente a estiagem que atinge a capital paulistana continuou, e mais uma vez os corredores enfrentaram o sol forte desde cedo. Um pouco de vento gelado colaborou no início, mas ao longo do dia a temperatura aumentou bastante, ainda mais pelo horário de largada que passou a ser 08:00 da manhã, uma hora mais tarde que nas edições anteriores. Este é um ponto que
até mesmo sugeri na pesquisa de satisfação enviada após a prova, a volta ao horário das 07:00, uma vantagem para os grupos de atletas mais lentos, dando oportunidade a todos.

Bem pontual, a largada contou com o personagem Senninha disparando a corneta e liberando a pista para os corredores da primeira etapa, que revezariam em 2, 4 ou 8 na distância. Novamente o acesso às áreas do autódromo reservada às equipes de corrida de carros deu lugar à grupos entusiasmados,
assessorias esportivas e muitos acompanhantes que puderam curtir um pouco da emoção de estar no palco de tantas disputas automotivas. Para completar a festa, Food Trucks, aqueles veículos preparados para vender guloseimas apetitosas estiveram próximos, matando a fome dos presentes. O acesso aos boxes, porém, era exclusivo dos atletas, sendo que cada equipe poderia manter somente 1 corredor por vez na sequência de largada.


Excelente hidratação ao longo do percurso, água e um posto de Gatorade, staff muito bem posicionado e muito espaço para correr. A inscrição não é das mais baratas (total de R$ 135,00 por participante), mas o kit de excelente qualidade com camiseta, boné e squeeze, possibilidade de
correr no autódromo e o fato de reverter o valor para o Instituto Ayrton Senna, já compensa. Infelizmente preciso novamente destacar a bagunça causada pela organização do autódromo, pois somente um dos portões foi aberto para os veículos entrarem e saírem, causando longas filas, muito atraso na entrada e muita demora na saída. Eu já estive no autódromo para assistir campeonatos de velocidade em outras ocasiões, há outros portões que também podem ser utilizados, mas todo ano temos este problema no acesso ao evento. Uma pena, de resto a prova é perfeita.

Nossa equipe mais uma vez concluiu o desafio, apesar das adversidades. A homenagem que criamos para este ano foi a MacLaren MP4, máquina que o campeão pilotou em seus dias de glória e que estampamos com muito carinho em nossas camisetas.


Quanto a este mortal aqui, repeti o gesto de alguns meses atrás, quando terminei o Ironman carregando uma bandeira com a frase estampada junto à foto do piloto: “Quando penso que cheguei ao meu limite, encontro forças para ir além”.

Pois é, Ayrton, cruzamos a linha de chegada juntos, de novo!

4 comentários:

  1. Bacana demais Rinaldo. Meu sonho é correr esta prova um dia.
    Inclusive, vou propor ao grupo Baleias para montarmos uma equipe com 2 ou 4 corredores para o próximo ano.
    No mais, os meus parabéns por completar mais esta prova e homenageando um dos melhores pilotos de F1 que o Brasil e o mundo já teve.
    Abraço e boas corridas.


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutta! Obrigado e espero vê-lo nesta prova algum dia, tenho certeza que você vai gostar.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns, meu amigo!!!
    A frase do final é emocionante!!!
    Abração!!!

    Ivana
    statusnacorreria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amiga! Emoção é o que não falta neste circuito!

      Abraço e bons treinos!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...