quinta-feira, 19 de julho de 2018

Comrades Marathon 2018... os primeiros 45 Km


Domingo, 10 de Junho de 2018, 05:30 horas da manhã, Pietermaritzburg, África do Sul, temperatura próxima dos 5 graus Celsius. Em uma avenida à frente da sede da prefeitura da cidade, quase 20 mil atletas amadores e alguns poucos profissionais se aglomeravam aguardando o início da 93ª. Edição da Comrades Marathon. Neste ano a prova será em “descida”, chegando até a cidade de Durban, no litoral do Oceano Índico. A distância oficial é de 90.184 metros, um pouco mais que nas edições anteriores pois a novidade para este ano é finalizar no estádio Moses Mabhida, ao invés do tradicional estádio Kingsmead. Para se ter uma ideia, uma maratona tem a distância oficial de 42.195 metros, portanto esta prova equivale a 2 maratonas + 5.794 metros, em um mesmo dia, com pontos de corte ao longo do percurso e tempo máximo de conclusão de 11:59:59. Há um porém, este tempo não é considerado do momento que o corredor passa pelo tapete de cronometragem, mas sim a partir do tiro de largada, então cada segundo conta.



neste vídeo foi possível capturar a excitação da largada, 
com toda a sequência tradicional do início da prova

Uma vez que a prova exige a comprovação de tempo para validar a inscrição e definir o pelotão de largada do corredor, já dá para imaginar que ficar nas posições mais distantes do pórtico só vai trazer mais asfalto a ser percorrido. No meu caso, estava no pelotão F, ainda à frente do G e H, porém com tanta gente à minha frente que demorei 8 minutos para passar oficialmente pelo tapete, tempo que já estava sendo contabilizado no total. Cruel? Sim, não será um dia fácil, muitos guerreiros ficarão pelo caminho e cada um ali sabe a responsabilidade que tem. Ninguém os obrigou a estar naquela madrugada fria alinhados na largada, chegaram até ali por livre e espontânea vontade.

O termo “descida” para designar as edições que ocorrem nos anos pares é meramente ilustrativo, diz apenas que parte-se de uma cidade do interior e chega-se a uma cidade litorânea, onde naturalmente a elevação irá cair até o nível do mar. O percurso é uma montanha-russa de sobes e desces intermináveis, alguns com muitos
quilômetros, o que deixa os novatos pensando sobre se haviam comprado o produto correto na inscrição. Ainda escuro, e com alguns trechos um pouco mais afunilados, esta trupe vai se esbarrando e se ajudando como pode, diversos “sorry” são ouvidos, água é passada dos mais na ponta para os que estão no centro da massa de gente, tapinhas nas costas e muitos grupos correndo junto. Sem contar os “ônibus”, grupos guiados por corredores experientes, oficiais da prova, que guiam um grupo de atletas para a conclusão em um determinado tempo limite. Pontuais como coletivos urbanos, eles chegam a cada meia hora no destino, sempre com um corredor
Camperdown 2018-06-10 08.39 am
levando uma plaqueta com tempo previsto e o nome do atleta. Para quem consegue seguir o ritmo deles, ótimo, mas não é fácil, os “bus drivers” já sabem em que ponto diminuir o ritmo ou aumentar, e isto pode não ser muito compatível com sua estratégia de prova.

Comecei minha jornada no ritmo planejado, apesar de que não podia apertar muito devido ao pelotão compacto em que estava. Aqui no Brasil sempre se escuta um ou outro apressadinho gritando “abre! abre!” nas corridas, mas lá estavam todos gerenciando seu esforço. Passei o primeiro ponto de corte com o resultado abaixo:

Ponto: Lion Park
Distância:  15,57 km      
Tempo: 1:58:04
Tempo máximo: 02:30:00
Velocidade: 7:35 min/km


Veja que apesar da baixa velocidade para uma corrida, estava com uma folga de quase 32 minutos, o que precisava ser gerenciado ao longo do percurso. A prova seguiu, e o sobe e desce de montanhas, sempre asfaltadas, castigava o corpo incessantemente. Apesar de dificilmente alguém ser cortado neste primeiro ponto, nos demais a estória já é outra, pois será uma surra atrás da outra ao longo do trajeto, cada subida demanda esforço, e não pense que as descidas não causam estrago também.

Cato Ridge 2018-06-10 09.49 am
Com o dia já raiando, percebia-se que não seria muito ensolarado, mas possivelmente contrariando a previsão de tempo que havia dado o prognóstico de chuva no percurso. É interessante destacar que devido à prova acontecer nesta época do ano e a temperatura ser algo próximo do que seria na região Sul do Brasil, os corredores costumam largar com camadas extras de roupas, que são abandonadas ao longo do caminho e recolhidas pela organização para direcionamento à entidades assistenciais. Eu já havia descartado alguns itens, mas ainda estava com gorro de lã, luvas e uma camiseta que ficariam pelo caminho mais adiante.

Cheguei então ao próximo ponto de corte:

Ponto: Cato Ridge
Distância:  30,28 km      
Tempo: 3:40:14
Tempo máximo: 04:20:00
Velocidade: 7:17 min/km


Sim, eu estava 40 minutos adiantado, mas não é hora de euforia, afinal até aqui temos somente 1/3 da prova. Duras subidas irão bater de frente com os corredores neste trecho, pois nos dirigimos ao ponto mais alto do percurso, mais de 800 metros acima do nível do mar, o que é mais ou menos como estar na Av. Paulista.

Contando um pouco sobre a estrutura da prova, são mais de 40 mesas de hidratação espalhados pelos 90 Km, e não são mesinhas com água apenas: Coca-Cola, isotônico de vários sabores, batatas, doces e algumas ainda contam com equipe para aplicação de gel de
Inchanga 2018-06-10 10.43 am
arnica e massagem. É uma estrutura que muito corredor nem sonha que existe, um evento de proporções gigantescas. Eu diria apenas que a prova precisaria de mais banheiros químicos, mas muito corredor se arranjou nas moitas ao lado da rodovia mesmo.

Com a aproximação da metade da prova, uma subida pesada e longa se apresentou diante dos corredores, levando muitos a caminhar por longos períodos. Quando o atleta completa 10 edições da Comrades ele ganha o Green Number, e este número será sempre seu, sendo que a cada retorno à prova ele recebe o número de peito e costas na cor verde. Olhando ao meu redor eu via muitos Green Numbers andando, e esses caras sabem o que fazem.

Cheguei então à metade da prova:

Ponto: Drummond
Distância:  44,27 km      
Tempo: 5:22:48
Tempo máximo: 06:10:00
Velocidade: 7:18 min/km


Ainda muito adiantado em relação ao tempo de corte.

Mas já foi uma maratona, e agora?

Eu te conto em breve...

(as fotos que aparecem nesta postagem foram adquiridas no site Jetline Action Photo

                                               

2 comentários:

  1. Olá Rinaldo tudo bom?
    Andei sumido, mas pretendo retomar as leituras dos blogs dos amigos de agora em diante.

    Excelente prova essa. Nunca corri, mas já ouvi belo e e maravilhosos relatos dela. E este seu está super atrativo.
    Esperarei ansioso pela outra metade e esperando que tenha dado tudo certo.
    Abraço.


    #tuttamaratonista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Tutta, bom ter notícias suas novamente!

      Abraços!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...