segunda-feira, 21 de junho de 2010

“Spirit of the Marathon”: você vai se ver neste filme!

Emocionante. Incrível. Insano. Ah, chega de adjetivos, vamos aos fatos: faltando exatamente 1 mês para a Maratona do Rio de Janeiro, tive acesso (finalmente!) ao documentário “Spirit of the Marathon”, produzido em 2007. Muita gente torce o nariz quando ouve a palavra “documentário”, mas mesmo quem não é do mundo das corridas vai grudar na telinha até os créditos finais.

Talvez o mais incrível da produção seja a mescla de estórias de corredores reais (tipo eu, você, ou outros leitores do blog...) e a elite, onde guardadas as devidas proporções, passamos pelas mesmas dificuldades e dúvidas que antecedem uma maratona. A cena em que um atleta comum vai ao médico e descobre uma lesão que o impedirá de participar da prova e toda a dor que se segue ou mesmo a alegria da campeã Deena Kastor ao tirar um novo par de tênis Asics da caixa para correr fazem parte de nossa vida no asfalto. OK, os tênis da Deena são enviados pelo patrocinador, os seus saem do orçamento de corrida...

A produção demorou 4 anos para ser concretizada, e mostra um grupo de corredores amadores e atletas da elite se preparando para a edição de 2005 da Maratona de Chicago. Estes corredores não se cruzam diretamente durante os treinos ou a prova, mostrando a independência do esporte e ao mesmo tempo a estreita ligação entre cada estória. Depoimentos de grandes nomes como Alberto Salazar, Frank Shorter, Paula Redcliffe e muitos outros completam as estórias e fatos da mítica distância de 42 Km (ou 26.2 milhas, pelo sistema de medidas americano).

Infelizmente, sem legendas em português e eu precisei prestar uma atenção danada para não perder os detalhes no meio dos sotaques variados dos participantes. Uma pena, esta é uma produção que tem tudo a ver com o momento das corridas de rua, mas nenhuma produtora se preocupou em trazer para o nosso mercado. Mesmo assim, se você consegue “pescar” um pouco das falas vale a pena assistir, as imagens traduzem muito bem o sentimento de cada corredor. Deixo aqui o site oficial, o link da Amazon e um trailer muito inspirador:


Se você já correu uma maratona, vai se sentir ali no meio, pois já deve ter passado muito do que foi filmado.

Se não correu, vai sentir vontade de calçar o tênis e começar a treinar.

Como foi dito durante o filme “cruzar a linha de chegada de uma maratona vai mudar a sua vida para sempre”.

7 comentários:

  1. fiquei com vontade de assistir. Deve ser excelente. Mas não tenho hábitos de comprar DVDs. Um dia eu vejo...
    abraço,
    Sergio Melo
    http://correndocomsaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "Fomos feitos pra correr...
    É por isso que temos essas longas pernas"
    É simplesmente incrível e eu como boa chorona que sou não consegui me segurar...
    Bjinhos
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
  3. OI claudio, valeu pela dica, vou tentar encontrar por aqui para assistir. Nada de torcer o nariz aos documentários, cultura pura! Bons treinos, Marluce

    ResponderExcluir
  4. Grande claudio, ai maneiro este documentário.
    Existe alguma possibilidade de você fazer uma cópia pra mim e eu lhe pagar? o que rola e que acho pouco provável que eu consiga comprar no Amazon pois nao tenho cartão internacional.
    Forte abraço
    Ernani de Souza
    Ernanibi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, como não tinha legenda. Fiz do áudio em inglês as legendas em português. Como percebi que estava com a legenda parada em casa, postei no http://legendas.tv/

    Espero que gostem.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Leonardo, teria como enviar essa legenda por email? rafael1307@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Preciso muito dessa tradução desse filme se alguem pode me ajuda eu agradeço

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...