domingo, 1 de abril de 2012

Circuito Popular, Etapa Santana: Tão perto e Tão forte!

Não teve jeito, tive que pegar emprestado o nome do último filme do Tom Hanks, “Tão Forte e Tão Perto”, para descrever a Etapa Santana do Circuito Popular de Corridas da Prefeitura. Só inverti os adjetivos, pois o que mais atrai nesta etapa no meu caso é a distância de casa, uns 2,5 Km, mas que eu já sabia que seria recheada de pirambeiras fortes pelo caminho.

Na verdade a Subprefeitura Santana fica em Tucuruvi, ao lado do Metrô, e bem perto de onde moro, então foi fácil fazer a inscrição desta etapa. Passei lá e me informei sobre a data de abertura das inscrições e lá estava eu no dia munido de dados meus e de outras três pessoas que iriam participar. Pensei que estaria sendo um pouco “guloso” fazendo quatro inscrições de uma só vez, mas encontrei pessoas copiando folhas inteiras de dados para as fichas da prova. Não é à toa que os corredores tentam sem sucesso se inscrever nestas corridas, não há divulgação nem controle algum, uma vez que são de graça (e que assim permaneçam!).

Também não vejo problema em inscrever outras pessoas, já que cada corredor deve levar 1 Kg de alimento não perecível. E lá vou eu tocar no mesmo assunto de semana passada: com aproximadamente 1.600 inscritos, quando entreguei meu alimento já deu para constatar que a estória se repetia e muita gente ignorou esta “regra”. Bom, se fosse regra, teriam que seguir, mas foi mais uma “sugestão”. Lamentável, de novo.

Mas vamos à prova: com entrega de chip um pouco mais organizada que a etapa de semana passada, a largada foi praticamente no horário esperado. Fiquei um pouco p...da vida no momento de retirar o meu chip, pois a garota da organização pegou meu comprovante e ficou feito uma barata tonta procurando os números de peito, que estavam bem à minha frente. Mostrei para um outro garoto da organização, que teimou em dizer que “estava em ordem numérica” e eu estava visualizando um número próximo ao meu! Insisti e o cidadão retirou o meu número, peguei minha camiseta e fui para o sobe e desce do percurso.

Apesar de cansar de ler a respeito e já ter dado este conselho, resolvi testar um tênis novo no dia da prova. Era para ter usado durante a semana na esteira, não tem lugar melhor para amaciar, mas um machucado no pé esquerdo impediu a visita ao enfadonho aparelho. Prova curta, botei os “pneus” novos e aproveitei o percurso casa-largada para amaciar, o que foi muito bom.

Mas não foi o tênis novo que fez meu tempo na mesma distância despencar em 3 minutos desde a semana passada, fechando esta prova em 33:41, e sim as fortes subidas e descidas do percurso. Este circuito é praticamente o inverso da Corrida SESC Santana, e para ser sincero, é preferível pegar as montanhas pelo outro lado. Mesmo assim foi possível correr o tempo todo, apenas diminuindo um pouco nas subidas e descidas, uma vez que eu não quero chegar na Meia Maratona da Corpore daqui 2 semanas com os joelhos estourados. OK, eu confesso, também acordei sem a menor vontade de correr, acho que se a prova fosse mais distante, eu não iria.

No mais, a organização estava bem melhor desta vez, com um pequeno kit com doces, o tradicional certificado de conclusão e a medalha, que infelizmente é igual à da semana passada e será igual em todas as etapas. Informação de data, distância e local da prova são informações importantes para quem guarda com tanto carinho estas pequenas conquistas de lata. E o guarda-volumes? Perfeito, desta vez sem empurra-empurra e em uma área bem maior.

Não dá para saber se vai ser possível conseguir inscrições para as próximas etapas (que interessarem, é claro), mas é bom participar de corridas gratuitas de vez em quando.

Chega de brincadeira, a próxima é a minha primeira meia maratona de 2012...



10 comentários:

  1. Olá Rinaldo, primeiramente parabéns por mais uma prova, falando em oraganização acho que deu de 10 a 0 na Sé, pelo menos usaram a cabeça dessa vez e entregaram Chip e numero, separado da Camiseta, e o guarda volume estava de nivel Corpore rsrsrs, a unica falha na minha opinião foi a medalha ser igual a semana passada, deveria mudar pelo menos a cor né, e as subidas mataram né..... Consegui baixar meu tempo, mas me deu até dor de cabeça no meio da prova rsrsrsrs

    Forte Abraço

    Léo
    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Léo, vou passar lá e ler o seu relato também.

      Boas provas!

      Excluir
  2. o Seu problema é simples e facil de se resolver, vou mandar uns convites de corridas tipo Circuito das Estações, Fila night run, circuito sol e etc. essas corridas vc vai pagar no minimo R$ 90,00 ai sim vc tera o direito de reclamar com alguem q demore a entregar o seu chip como se vc fosse o unico atleta na prova. E fica uma dica começe a treinar melhor em lugares diferentes , ou seja, subidas descidas, assim estara mais preparado pra uma prova como estas. Entenda q corridas como esta tem apenas o intuito de incentivar novos atletas. Não entenda isto como uma critica a voce e sim ao seu comentario. gustavomartins_sp@hotmail.com add ae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, nem dá para reclamar com tantas provas caras, o que irrita é ver uma pessoa totalmente perdida durante um processo tão simples de entrega de chip. E eu também concordo que faltou treino de subida, nas últimas semanas não deu para encarar alguns percursos mais íngremes, e o resultado está aí no tempo final.

      Abraço!

      Excluir
  3. BONS TREINOS GUERREIRO !!!!AHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rinaldo! Parabéns pela prova! Nos vemos no domingo, então! Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei lá, madrugando em mais uma meia (assim que é bom!)

      A gente se vê lá!

      Excluir
  5. Post super bacana e a medalha também. hehe
    Parabéns por mais esta meia maratona para o seu brilhante currículo de atleta.
    Grande abraço e sucesso.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tutta!
      (o comentário da meia apareceu neste post, mas tudo bem, o que importa é a sua visita)

      Grande abraço!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...