O formoso céu, risonho e límpido, da manhã do feriado de 7 de Setembro foi um presente para os corredores que participaram do XI Troféu Independência do Brasil no Ipiranga, prova tradicional e muito bem organizada pela JJS Eventos, com percursos de 5 e 10 Km, além da caminhada. Voltando à minha vida “normal” de corredor, já que não tenho pretensão alguma de virar triatleta, nada melhor que a distância predileta de 10 Km para acostumar a largar e chegar no asfalto.
A largada foi pontual às 08:00 da manhã, mas o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria nesse instante e as temperaturas do dia já estavam previstas a chegar na casa dos 30 graus. O jeito é correr o mais rápido possível, antes que os bonés fritem, mesmo com o trecho inicial de quase 1 Km de subida saindo do Parque da Independência e entrando na Av. Nazaré. Um ponto muito positivo da prova foi a entrega do kit no próprio dia do evento, de forma organizada e rápida. Alguns corredores reclamaram que queriam usar a camiseta do evento na corrida e a que a mesma deveria ter sido entregue antes, mas eu não entendo qual a dificuldade de trocar a vestimenta que vieram à prova pelo verde-louro do evento e guardar a outra na mochila. Tem gente que reclama de tudo.
Depois da longa subida, o corredor à terra desce e aponta em direção ao trecho plano da prova, quase chegando até a Av. do Estado e voltando para o trecho de vai-e-vem da Av. D. Pedro I. Percebi que a placa de Km 6 estava posicionada de maneira incorreta, pois como controlava minhas passadas pelo contador de voltas (lap) do relógio, o trecho anterior marcou 8 min/Km e o próximo 5 min/Km, algo absurdo para quem não corre nem tão lento e nem tão rápido assim. Depois disso voltou ao normal, sem maiores prejuízos.
E aí vem a subida da Av. Nazaré novamente, desafiando o nosso peito a própria morte e que você conseguirá conquistar somente com pernas fortes. Da base até a entrada do parque novamente pela terra mais garrida, o corredor está nos momentos finais, e muita gente ignorou para que servem os joelhos e largou o freio de mão na descida (ok, eu também...). Finalmente, a terra adorada, idolatrada, o tapete de chegada!
Entrega de um kit muito legal bem organizada e eficiente, dispersão muito boa e quem queria esperar os demais corredores podia assistir a chegada sem tumulto. Os pontos de sempre a considerar: faltou algo salgado no kit pós-prova e (de novo, já indiquei isto aqui milhões de vezes) caminhantes precisam largar depois dos corredores e não pelo meio do pelotão. Linda medalha, com as cores da nossa bandeira, adequada ao evento. E ponto positivo para o staff da prova, que se negou na minha frente a entregar o kit e medalha para duas mocinhas “pipocas”. No geral, uma prova muito boa.
Pernas X Cabeça
Na véspera da prova tive um problema profissional (se é que podemos chamar algumas pessoas que trabalham comigo de “profissionais”) e não estava nem um pouco a fim de correr no dia. Inscrição paga, apesar de preço acessível, e pessoas dependendo do meu “GPS interno” para achar o estacionamento na região, acabei indo mesmo assim. Dormi mal, a última coisa que queria era correr, e a sorte foi ter deixado tudo arrumado no dia anterior. Mas a corrida tem este dom de endorfina, e após a 01:05:28, mesmo sem treinar nada nas últimas duas semanas, me senti bem melhor, pelo menos fisicamente. Corre-se com a cabeça também, ainda bem que a minha desligou um pouco durante a prova. Mas segunda-feira está chegando, e estas pessoas vão ver perceber logo cedo algo que não entenderam:
Um filho teu não foge à luta!
(P.S.: se você não entendeu a linguagem mais rebuscada deste post, está na hora de aprender a cantar nosso Hino Nacional... ou vai ficar mexendo a boca igual a jogador de futebol antes de partida da Seleção?)
sábado, 8 de setembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pelo percurso, amigo. Meu carinho e bom fim-de-semana.
ResponderExcluirValeu Ivana, pra você também!
ExcluirParticipei dessa corrida e fiz o tempo de 00:50:38. Acho que foi um tempo razoável pra quem não é um atleta e aquela subidinha 2 vezes...
ResponderExcluirAbraços.
Adilson Rinaldo albertini
Parabéns, tempo muito bom e as subidinhas são doidas mesmo.
ExcluirBons treinos e a gente se vê nas próximas!
Esta foi a minha primeira corrida e como é boa a sensação de terminar uma prova dessas, alias para uma estréia acho que fui bem, pois fiz a prova em 45 minutos. Quanto a organização achei otima, tanto que correrei a corrida "Santos dumont". Abraço.
ResponderExcluirwww.papoamigos.blogspot.com
Olá Rafael, parabéns por sua primeira prova e que venham muitas outras!
ExcluirBons treinos!
Parabéns pela prova! E concordo com vc: caminhantes tem que largar depois dos corredores ou em locais distintos! Somos lentos mas não caminhamos, não?
ResponderExcluirOlá Mayumi, valeu pelo apoio!
ExcluirEu adoro quando uma prova tem caminhantes, é bom ver as pessoas fazendo alguma atividade física, mas acho desagradável esta questão da muvuca. Todo mundo sai irritado, o caminhante por ser ultrapassado e o corredor por ter que desvirar.
Abraço e bons treinos!
Rinaldo Parabéns por mais uma corrida, as corridas organizadas pela JJS são realmente boas, também concordo contigo caminhante tem que largar ou atrás ou segura-los na lateral igual fizeram na corrida contra o o câncer.
ResponderExcluirVocê estará na Santos Dumont?
Forte abraço
Léo
www.pisandoporai.blogspot.com
Obrigado Léo!
ExcluirProvavelmente estarei na Santos Dumont, vou fazer a inscrição nesta semana.
Abraço e bons treinos!
Muito legal teu blog.. vou estar seguindo a partir de agora..sou de campo grande e adoro correr.. estou na corrida a 1 ano, vivendo as emoções deste esporte maravilhoso..
ResponderExcluirabços e sucesso!!
Isidoro Andrade
isidorodeandrade.blogspot.com.br
Valeu Isidoro, vou seguir seu blog também.
ExcluirAbraço e bons treinos!
Parabéns Rinaldo...
ResponderExcluirPela corrida e pelo blog!!!
Também participei desta corrida, como "pipoca", mas não fiquei importunando nenhum staff.. =D
Fiz um post dessa corrida no meu blog, se der passe por lá.
www.corresampa.com.br
abçss
Léo
Léo, valeu pelo apoio, vou conferir seu post.
ExcluirMuita gente corre como pipoca, é só não utilizar a estrutura da prova destinada aos corredores, e as mocinhas foram bem pentelhas ao tentar receber o kit.
Boas corridas!
Ola Rinaldo..muito legal teu blog.. criativo e muito informativo..estou seguindo-o a partir de agora..já tinham me falado deste teu trabalho..Parabens mesmo..
ResponderExcluirSou de Campo Grande MS e corro a pouco mais de um ano, faço parte de uma equipe (Corrida de Rua MS) daqui mesmo.. e procuro relatar minha ainda pouco experiencia no meu blog.
abços e muitas vitórias..
Isidoro Andrade
isidorodeandrade.blogspot.com.br
Valeu Isidoro, estou seguindo lá também!
ExcluirAbraço!