terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Precisamos falar sobre o cancelamento da Uphill 2020 – Parte 2

De todas as provas canceladas em 2020, a Uphill foi a que mais deu dor de cabeça para os corredores quanto à reembolso e transferência da inscrição. Mesmo sem a prova física, opções foram dadas, e esta é a análise do (meu) resultado final.

 Alguns corredores já finalizaram o ano de 2019 com várias provas agendadas e pagas, e é óbvio que ninguém tinha a menor ideia que este ano seria a mais completa bagunça em termos de eventos presenciais, especialmente para corridas de rua. Conforme conversamos na parte 1 desta estória, doeu bastante no bolso e na cabeça dos corredores ter que interagir com a organização da Uphill Marathon, pois o que a maioria desejava era a transferência automática para a edição de 2021, porém a X3M Sports Business não quis negociar esta opção diretamente. Alguns corredores levaram o caso para a Justiça, mas como eu não pretendia fazer a prova em 2021, achei melhor aceitar os termos oferecidos. As opções estão lá no texto da parte 1, então vamos direto ao escolhido: o “pacotão” oferecido como forma de substituir a prova física:

  • Inscrição para a Uphill VR (prova virtual) com frete incluso na distância que o corredor quisesse (25K, 42K ou 67K)
  • Desconto de 20% em compras na loja online Netshoes
  • Vale-compras na loja Uphill Store, de acordo com a inscrição da prova física (no meu caso, 42 Km = R$ 150,00)
  • Inscrição garantida para uma edição futura à escolha do corredor (2021, 2022, 2023) sem passar pela loteria

Vamos ver se compensa? 

Total da inscrição da Uphill 2020 (loteria + inscrição + taxas + ônibus traslado) = R$ 474,05

Pacote oferecido pela organização devido ao cancelamento:

  • Inscrição Uphill VR: R$ 119,00 já com frete, que seria em torno de R$ 30,00 = R$ 149,00
  • Desconto na Netshoes: por exemplo, uma compra de R$ 300,00 = R$ 60,00 de desconto
  • Compras na Uphill store = R$ 150,00 (considerando que não passou disso + frete)
  • Loteria atual 2021: R$ 30,00

Somando tudo = R$ 389,00

Mas no meu caso:

  • Não gastei tudo isso na Netshoes, então o desconto foi bem menor
  • Minha compra na Uphill Store deu os R$ 150,00, então ainda paguei o frete
  • Escolhi a edição de 2023, portanto só vou ter a isenção da loteria daqui 2 anos

Felizmente o hotel que havia reservado e remarcado quando a prova foi adiada para dezembro nos reembolsou prontamente (mais uma vez, agradecimentos ao Colle Hotel, Criciúma pela honestidade) e o voo até Florianópolis transferido para outra data. Por sorte só havia feito a reserva do aluguel de carro, então bastou cancelar sem custo.

Mas, quer queira ou não, saí no prejuízo.

Sobra então, correr a tal prova virtual (mais uma nesse ano, diga-se)

 Queimando a largada

Tendo feito planejamento de treinos para 3, ou melhor 4 maratonas, que depois não foram realizadas, bastou ajustar as datas e reservar um sábado de manhã para fazer os 25 Km da corrida virtual. Apesar de inscrito nos 42 Km na Uphill, achei que não valia a pena queimar esta distância toda de asfalto urbano para substituir a prova real, então baixei a meta para o percurso menor. Mas na semana do que seria a Uphill remarcada, final de semana 12 e 13 de dezembro, para minha surpresa o tal kit chegou pelo correio antes de iniciarmos o período válido para registro do desafio. Camiseta (muito bonita, diga-se), medalha (mais bonita ainda) e um copo plástico chegaram em uma caixa lá pelo dia 10. Eu poderia, então, dormir até mais tarde no sábado e tudo feito, mas missão dada é missão cumprida, parceiro.

Fiz um dos meus percursos padrão com uma “perna” de mais uns 5 Km na Zona Norte de São Paulo, saindo próximo de onde moro, indo até a região do Shopping Center Norte e depois tomando o rumo para dar a volta no Aeroporto Campo de Marte. Levei o smartphone registrando no Strava e o GPS TomTom Runner, e novamente o Strava começou a marcar coisas absurdas do tipo 1 Km em 39 segundos, o que fez com que eu acabasse subindo na plataforma Running Heroes o resultado do TomTom conectado ao MySports. Sim, eu podia “matar” pelo menos 1 Km com essa gracinha do smartphone, mas já que era para fazer 25 Km, vamos registrar direito. Não cheguei nem perto do ganho altimétrico das provas Uphill reais, o total do percurso acumulou 238 metros de subida, mas isto não fazia parte do desafio. Vale lembrar, que inicialmente a organização chegou a falar que seria necessário cumprir a altimetria, mas eventos virtuais anteriores no Running Heroes devem ter deixado bem claro que não era qualquer um que conseguia um desnível desses para correr.


Resultados registrados, agora sou “merecedor” do kit.

Segundo resultado do Running Heroes, dos 320 inscritos apenas 162 concluíram o desafio de 25 Km, ou seja, praticamente metade deve ter dormido até mais tarde mesmo após ter recebido o kit. E eu, lá na posição 135 desse ranking, 19º de 26 na faixa etária. Não muito diferente das provas presenciais, diga-se, apenas um pouco mais lento que o usual devido ao uso da máscara o tempo todo.

a excelente plataforma de evento virtuais
Running Heroes e o resultado final

Prejuízo, kit antecipado, corredores “no-show” no dia, correr 25 Km de máscara... o que mais pesa é não ter realizado a verdadeira Uphill, apesar de todo marketing que a organização tentou criar exaltando o feito da prova virtual.

Quem sabe no futuro o desafio real seja encarado, por enquanto a Uphill Marathon é apenas mais uma medalha virtual para pendurar no quadro.

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