quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Ultramaratonista, de Dean Karnazes

Já que a Nike anunciou o desafio dos 600K entre São Paulo e Rio de Janeiro, talvez seja hora de você sentar um pouco na poltrona e ler um livro que dê inspiração para enfrentar tal empreitada: "O Ultramaratonista", de Dean Karnazes.

Dois séculos e meio depois de Pheidippides inaugurar as corridas de longa distância na planície de Maratona, outro grego (descendente, na verdade) resolve realizar longas jornadas correndo: Dean Karnazes, um americano que apesar de ter tido uma juventude ligada ao esporte, acabou desanimando e passou a se dedicar demais ao trabalho. Certo dia, simplesmente surtou e resolver correr um pouco, digamos, quase 50 Kms. Passadas as consequências desta maluquice, ele voltou a se dedicar à corrida, até descobrir a Western States 100-Mile Endurance Run. Convicto de que este era seu lugar no universo, ou seja, completar as 100 milhas (162 Kms) da corrida em menos de 24 horas, parte para o treinamento e enfrenta a prova que ocorre entre florestas e montanhas.

Além destas, "Karno" também conta outras façanhas, como a Badwater (135 milhas - ou 218 Kms - no deserto), a primeira maratona rumo ao Pólo Sul correndo a quase -50 graus de temperatura e a prova de revezamento The Relay, onde ele completou sozinho os 322 Kms. Este também é o cara que correu 50 maratonas em 50 dias, em 50 estados americanos, mas esta é outra estória.

Os detalhes das corridas e do treinamento de Karnazes são contados em um tom muito divertido, garantindo uma leitura extremamente fácil. Apesar de não explicar como ele faz para comer uma pizza enquanto corre, os detalhes das provas são bem ricos e levam o leitor a acompanhar cada passo das corridas que muitos de nós nem sonha em tentar.

Por que ele faz isto? Ah, não vou contar, estraga a surpresa dos últimos capítulos... Deixo apenas uma parte muito legal que separei para os leitores do blog:

"A corrida me ensinou que perseguir uma paixão tem mais importância que a própria paixão. Mergulhe em algo tão profundamente e com tanta intensidade de sentimento e vá sempre aprimorando, não desista jamais; isso é realização, isso é sucesso."

Apesar de ser um livro sobre Ultramaratonas, tenho certeza que você vai ler no ritmo de prova de 5K!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...