segunda-feira, 6 de julho de 2009

Obesidade: pelo menos uma batalha vencida!

Uma notícia publicada no dia de hoje nos principais meios de comunicação, com base em uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde aqui em São Paulo, mostrou que finalmente ganhamos uma batalha contra a obesidade: o título da matéria anuncia "Número de Sedentários cai 72% em São Paulo". A matéria completa está neste link, uma leitura muito animadora para nós que sabemos a importância da atividade física e seus benefícios.

A obesidade é um mal do mundo moderno, causada especialmente pela qualidade de vida inadequada (stress), alimentação incorreta e é claro, falta de atividades físicas. Outra batalha, porém esta vai ser mais dura, já está acontecendo há um bom tempo: a tentativa de reduzir a obsedidade infantil com a inibição da venda de lanches com brinquedos nas principais redes de fast food. Notícias como a deste link estão sendo publicadas constantemente, porém as redes sempre encontram uma "desculpa" para vender bugigangas junto com lanches e outras guloseimas, um apelo nada saudável para a criançada. Lembro que lá pelos anos 80, minha primeira ida ao Mc Donald's foi para ganhar um "disco voador" que era a embalagem do próprio lanche. Que bom que eu descobri a corrida, hoje evito este tipo de lanche ao máximo!

Por fim, eu tenho esperança que as fotos abaixo algum dia só possam ser vistas em museus ou caiam completamente no esquecimento. O Metrô de São Paulo disponibilizou assentos em trens e estações especialmente para pessoas com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40. Basta usar a calculdadora aí ao lado, colocando o peso (weigth) e altura (height) para saber o seu. No meu caso, eu teria que pesar 127 Kg para poder usar tal assento...



Eu costumo passar este exercício para os alunos criarem um programa de computador que calcula o IMC com base no peso e a altura. Veja só: IMC = peso / (altura x altura). O valor indicará sua situação de acordo com a tabela:

Abaixo de 18,5: Abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9: Peso normal
Entre 25,0 e 29,9: Sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9: Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9: Obesidade grau II
Acima de 40,0: Obesidade grau III

Vamos torcer e contribuir para que as gerações futuras possam comemorar a erradicação da obesidade na sociedade moderna!

Um comentário:

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...