domingo, 28 de março de 2010

SUUM: aprovado!

Fui convidado pela empresa ProAtiva a testar o repositor eletrolítico SUUM, que é oferecido em pastilhas solúveis em água. O objetivo é substituir saches e isotônicos por um produto mais prático de ser carregado e de pronto consumo, sem contar um gosto muito mais saboroso que muita coisa que os corredores carregam em seus “bat-cintos de utilidades”.

Benefícios apontados pelo fabricante:
- bebida repositora de eletrólitos e vitaminas essenciais para atletas;
- resposta para todas as necessidades de hidratação;
- maneira conveniente por sua portabilidade (pastilhas);
- efetivo para se manter devidamente hidratado durante a prática de atividades físicas pois os ingredientes de sua formula proveem um eficiente balanço de sais (eletrólitos) e vitaminas para maximizar a hidratação e o fortalecimento mental durante seus exercícios.

Testei o produto em 3 ocasiões:

- Corrida: dissolvi uma pastilha em 500 ml de água gelada e fui correr por 1h30min com o calor brando do início do dia. O efeito de hidratação foi muito bom, apenas a água do squeeze não ficou gelada pelo percurso todo (é óbvio!) mas isto não produziu gosto ruim na mistura.
- Bicicleta: desta vez utilizei um squeeze maior, 900 ml, e apesar da especificação do produto aconselhar 500 ml, acho que esta combinação ficou mais saborosa, ou seja, gosto menos acentuado. O pedal durou também um pouco mais de 1h30min, então os efeitos foram os mesmos.
- Esteira: como esta é uma atividade entediante, mas que serve quando estou sem tempo para muita coisa, levei o SUUM dissolvido no squeeze. Apesar de atividade de apenas 40 minutos, produziu efeito.

Como posso dizer que realmente funciona? Eu transpiro demais e quando acabo qualquer atividade não vejo a hora de detonar uma garrafa de isotônico, mas com o uso do produto a vontade diminuiu bastante. Ou seja, minha impressão é que a reposição de sais realmente ocorre.

Apesar de praticamente não ter deixado gosto residual nas garrafinhas (alguém já fez a besteira de colocar Gatorade no squeeze?), eu não sei se é uma boa colocar na mochila de hidratação. É claro que estamos falando de treinos, onde você leva o cinto com squeeze ou recipientes menores, em provas o negócio é um pouco diferente. Se não tiver alguém de apoio que possa entregar uma garrafa com o produto diluído, fica pouco prático (e muito concentrado) dissolver em um copo de 200 ml de água.

Fica a sugestão para o fabricante para produzir pastilhas menores, que poderiam ser rapidamente diluídas nos copinhos distribuídos nas corridas. Outros sabores também são bem-vindos.

Mesmo assim, eu achei esta alternativa ao isotônico muito boa, que nem sempre temos à mão ou que é entregue somente nos finais de provas.

Vale a pena experimentar.

Aproveito para agradecer ao pessoal da ProAtiva pela oportunidade de testar o produto!

7 comentários:

  1. Legal esse produto. Sabe qual será o preço?

    Abraços,
    Thiago Melo
    http://corredoraprendiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu procurei por aqui, e não achei, acho que vai demorar pra chegar ao velho oeste de santa catarina...
    Coisas de interior...mas acho a idéia bem legal pra levar por ai...
    Hei, quebra a pastilha pra colocar nos copinhos ;D jeitinho brasuca de ser...
    Bjinhos
    Bons Km
    JU

    ResponderExcluir
  3. Eu tb testei o produto e gostei bastante, só o preço que não é nada atrativo.
    Bjos e bons treinos,
    Dani

    ResponderExcluir
  4. 3,50 a pastilha é caro... mas foi muito bom saber que existem novas opções. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cláudio.

    Estamos dando uma passadinha em seu blog para dizer que está tudo pronto para receber os atletas que participarão de mais uma edição do MOUNTAIN DO Costão do Santinho em Florianópolis, nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril. Neste ano tivemos recorde de inscrições, com 133 equipes num total de 1012 corredores.
    Queremos agradecer o carinho de todos os participantes e também convidar os leitores do blog para participarem de nossos próximos eventos. Fiquem ligados!

    Gerson dos Santos
    Depto Marketing MOUNTAIN DO
    www.mountaindo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu também recebi o produto é bom mesmo, só que tem um detalhe em competições o corredor não dá para ficar parando, vai perder tempo em competições o ideal é preparar antes ou um pessoa estiver ajudando mais a frente do percurso.

    Um abraço,


    Jorge

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...