terça-feira, 7 de julho de 2020

Comrades Marathon, em sua edição virtual


Nem mesmo a ultramaratona mais famosa do mundo escapou da pandemia, e seguindo a tendência das outas provas afetadas, também foi disputada em formato virtual.

Você já deve estar cansado de ouvir falar de “pandemia”, “isolamento social”, “distanciamento”, mas o que deve realmente deixar o corredor chateado são as expressões “prova adiada” e “prova cancelada”. Quem não tem ou teve uma corrida já inscrita (e paga, é claro) transferida ou cancelada no meio desta bagunça que está o ano de 2020? E como não poderia deixar de ser, a ultramaratona Comrades Marathon, que estaria completando 99 anos de existência neste ano, também teve sua edição cancelada por conta do coronavírus. Planejar e realizar uma viagem à África do Sul, preparar-se durante meses e depois para correr 90 Km em menos de 12 horas com pontos de corte ao longo do percurso, bom, eu sei como é isso na pele, na sola do tênis e no bolso (veja as postagens da minha Comrades 2018 para saber um pouco mais). E faltando um mês para o evento, descobrir que a prova foi cancelada... até eu que não iria neste ano senti a maior tristeza
O dia em que o cancelamento foi
oficialmente anunciado...
no dia que a organização oficializou o cancelamento da edição 95, que aconteceria em 14 de junho. Mais uma prova que foi vítima da pandemia, deixando 27.500 inscritos do mundo todo absolutamente desolados.

...e o novo evento que surge!
Entre regras de transferência para próximas edições para os corredores de outros países, envio de kit para os sul-africanos e muitas reclamações nas redes sociais, a CMA (Comrades Marathon Association) lançou um desafio virtual a ser completado no mesmo dia em que a prova ocorreria. Nos mesmos moldes que as corridas virtuais vêm tomando conta do mundo, o objetivo seria definido com metas de 5, 10, 21, 45 ou 90 Km a serem percorridas pelos corredores em qualquer parte do mundo. Para os sul-africanos inscritos na Comrades cancelada, a participação estaria garantida, mas o convite estava aberto a outros corredores do país com taxas no valor de 150 Rands (menos de USD 10) e para atletas internacionais pelo valor de USD 25. Uma medalha real fazia parte do pacote, prometida para após alguns meses aos que concluíssem a distância escolhida no dia 14/06, e é claro, a possibilidade de comprar uma série de itens colecionáveis com o nome da edição virtual: Race The Comrades Legends, pois fazia alusão que muitas das lendas da prova estariam correndo ao mesmo tempo, e você estaria no mesmo dia enfrentando grandes campeões de todas as épocas.

de 5 a 90 Km, era só escolher o "sabor" do desafio
E quem vai pagar esta quantia para participar de uma prova virtual e sabe-se lá quando ganhar uma medalhinha do evento? Eu te digo: 43.788 inscritos de 103 países, e o país estrangeiro com maior número de participantes... Brasil, com 1.742 corredores! Pelo menos um número que nos orgulha neste momento.


Quando se fala em Comrades, nada é pequeno, nenhum número parece absurdo, afinal, quem se inscreve numa edição real tem 90.184 metros entre a largada e a chegada (na down run). A regra era muito clara: independente do fuso horário, entre 00:00:00 e 23:59:59 do dia 14 o corredor precisaria registrar e comprovar de alguma forma a distância proposta, sendo passível de desclassificação em caso de “maracutaias” ou não comprovação.

fácil, não requer prática nem tampouco habilidade
Como a maioria dos corredores já utiliza relógios GPS, smartphones com aplicativos de corrida e todas as outras parafernálias digitais que medem distâncias, seria fácil cumprir a regra. Minha escolha: 10 Km. Apesar da distância predileta para todos os momentos ser 21 Km (meia maratona), meus treinos de corrida foram reduzidos a horários e dias específicos devido à pandemia, portanto seria arriscado percorrer uma distância destas de uma hora para outra, sem contar na possibilidade de erros dos dispositivos de medição – já falaremos sobre isso.

E o domingo 14 de junho amanheceu nublado em São Paulo, bom para correr, mas péssimo para depender dos satélites que fornecem as marcações aos dispositivos (calma, eu já explico a preocupação!), mas vamos lá assim mesmo. Se o dia estivesse sem nuvens, eu largaria um pouco antes de clarear para lembrar um pouco da Comrades real, pois acredite, quando você larga às 05:30 da manhã e vê aos poucos o sol marcando o contorno das montanhas sul-africanas rodeado por um pelotão de mais de 20 mil atletas, não tem nada mais inesquecível na vida de um corredor. Sem paisagem, mas com parte da tradição: antes da largada uma sequência de músicas e efeitos sonoros anuncia a prova real, entre eles a canção africana Shosholoza e o tema do filme “Carruagens de Fogo”, então vamos colocar estes 2 temas no celular para ouvir na minha “largada”. Quer saber como é esta sensação lá? Veja este vídeo, que coincidentemente é de 2018 (e eu devo estar aí no meio):

créditos: Marathon Whisperer

Era o mínimo que eu podia fazer, agora é concentrar nos 10 Km, que não tem sido minha distância de treino nos últimos 3 meses, desde que o isolamento social acabou com todas as provas de rua em que eu estava inscrito, além de ter me mantido em casa treinando na bike ergométrica durante a semana e treinos curtos nos domingos de madrugada. Também deixei o percurso bem plano, não por questão de velocidade, mas o percurso elevado teria que ser em algumas avenidas com prédios, e sabe como são estes dispositivos de medição... OK, vamos falar deste assunto, já que a única novidade num percurso de 10 Km era correr de máscara.

nem parece que relógio e smartphone estão no mesmo braço!
Sabendo que o aplicativo Strava vinha fazendo certas “stravisses” nos últimos tempos, marcando tempos e trajetos absurdos (motivo de outro post em breve), levei comigo um relógio GPS TomTom Runner, o qual poderia ser o tira-teima, ou o VAR em termos mais atuais, caso o smartphone marcasse alguma bobagem que poderia ser invalidade no registro. Não deu outra, enquanto o relógio marcou direitinho o percurso de 10,83 Km, meu smartphone registrou 14,09 KM, num ritmo alucinado de 05:32 minutos/Km para quem está sem muito treino de corrida.

após carregado, o arquivo GPX já identifica
os dados para validar a corrida
Tanto o site do Strava quanto o MySports do relógio geram um arquivo no formato GPX, que pode ser então carregado para estes sites de corrida virtual, sendo que a “gordurinha” acima da distância proposta é cortada e o tempo final ajustado proporcionalmente, o que me renderia um certificado digital e uma posição na classificação geral do evento virtual:

os resultados aparecem em um painel com os mesmos dados
e formato de uma Comrades real!

mais uma vez, reconhecido pela Comrades!
Nada substitui uma prova de verdade, onde a menor preocupação antes da atual pandemia era ficar longe das pessoas. Na Comrades você nunca está sozinho, seja pelo imenso pelotão ao seu redor, pelo staff a cada 2 Km em enormes mesas com todos tipo de líquidos e guloseimas ou pela torcida ao longo de todo (sim, todo) o trajeto. Mas é o que temos para o momento, e o fato de estarmos com saúde suficiente para um evento virtual nestes moldes, já é mais do que um motivo para se sentir um felizardo.

Polly Shorts ou Cowies Hill?
antes fosse, são apenas as subidas da Zona Norte de São Paulo
diminuindo (ainda mais) a minha velocidade...
Algum dia esta medalha vai chegar, e será recebida com alegria. Enquanto isso, o site com o resultado fez uma comparação que eu não gostei: através de uma projeção, disse que naquele ritmo eu terminaria uma Comrades real em mais de 16 horas e portanto, seria desclassificado...

isso é provocação!

Deixa ver se eu entendi...

quem sabe na próxima
vai ser sem máscara
...está duvidando de mim, dizendo que eu não consigo correr 90 Km em menos de 12 horas de novo?

Quer resolver isto no asfalto?

A gente ainda vai se ver de novo, Dona Comrades, e aí a coisa não será “virtual”...

Mas por enquanto: Thank you Comrades Marathon, see you soon!

Um pouco mais sobre o evento:



(eu sou fã do Strava, por isso em breve vamos falar como "afinar" o relacionamento de seu smartphone com os satélites e obter uma marcação precisa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...