quinta-feira, 2 de julho de 2020

Consuma Corrida


Alguém te entregou aquele copinho d’água na prova. Alguém programou o site de inscrições. Alguém organizou a fila na entrega do kit... agora estes e mais alguns profissionais estão sem trabalho e sem perspectivas de melhoras no cenário.

Antes de mais nada, eu não sei como estão as suas contas neste momento, bem no meio da pandemia, por isso não me leve a mal e não se sinta ofendido com esta postagem. Mas se você chegou até aqui, é porque temos algo em comum, que nada tem a ver com nosso saldo bancário: gostamos de corridas de rua e queremos voltar a participar delas num futuro que não necessariamente está tão próximo.

A questão não é o tempo que vai levar, se vai normalizar, se vamos correr pelados e só de máscara ou com trajes especiais, a única certeza é que vamos depender de empresas especializadas no setor, e neste exato momento elas estão passando por grandes dificuldades. Imagine que aquela “taxinha” de conveniência (que vamos concordar, é conveniente pois facilita o processo) não está sendo cobrada pelos sites que comercializam corridas, pois os eventos não estão acontecendo. Faça algumas contas de cabeça e pense em quantos eventos cancelados/adiados X número de participantes X meses que isto já dura e vai durar... e os números vão tirar seu sono. Pelo menos você ainda pensa em descansar, mas organizadores de corridas e todas as empresas que trabalham duro para que você possa desfrutar de uma prova já não dormem há um bom tempo, e muitas delas não estarão mais aqui quando este setor voltar a abrir – e será um dos últimos. 

Corridas virtuais, mas com conteúdo
temático e que de quebra ainda
ajudam quem precisa no momento.
Então quer dizer que não teremos mais corridas de rua? Mas, e os eventos que eu já me inscrevi e paguei, que estão prometendo para uma nova data? Estas e outras perguntas tem a mesma resposta: ninguém sabe como vai ficar! Este aqui comprou um pacote para a Maratona do Rio que ocorreria em 13 e 14 de junho de 2020, com inscrições, hotel e parte aérea, e tudo isso foi lá para a frente. Tem outros eventos já quitados aqui, porém esta estória não é sobre os meus problemas, mas para te situar que eu estou com as mesmas aflições que todos os demais corredores.

Sem tomar mais do seu precioso tempo de quarentena, vou direto ao ponto: se puder, consuma alguma coisa referente a corridas ofertadas por estas empresas do setor. Pode ser uma camiseta em promoção, uma das tais “corridas virtuais”, que você deverá respeitar a regra de correr em casa ou isolado, ou qualquer outra transação comercial que possa trazer um pequeno lucro para estas empresas. Lembra da “taxinha” de conveniência que comentamos lá atrás? Pois é, quem sabe comprar uma camiseta ou uma prova virtual não conseguimos cobrir parte daquele rendimento dos organizadores? Isto sem contar as várias iniciativas que além de ajudar a movimentação financeira destas empresas, também tem ações sociais, como doações de itens de segurança para profissionais da saúde, ou até mesmo cestas básicas. Procure e você irá encontrar algumas destas iniciativas. Reforço: não vá se endividar agora num momento tão crítico, ou deixar de comprar comida, mas na medida do possível, pense a respeito do que podemos fazer para dar uma força a este mercado até as coisas se normalizarem.


Excelente iniciativa, entre outros bons descontos em sites como este
Talvez o ponto mais delicado disso tudo seja inscrever-se em uma prova, mesmo distante no calendário, sem saber se a mesma vai estar lá quando chegar a hora. Quer uma dica? Assim como um banco recompensa você pelo lucro em um investimento arriscado, alguns organizadores estão fazendo o mesmo, abatendo parte dos valores de inscrições para girar o caixa e captar um pouco de movimentações diante da crise. Você encontrará bons descontos em provas mais distantes no calendário, parcelamentos e outras vantagens que não eram possíveis até pouco tempo, quando as pessoas sacavam o cartão de crédito com mais facilidade. Pondere os custos, os riscos, as vantagens e acima de tudo a confiança que você tem no organizador, igual você faria com seu banco.

Aquela sua camiseta de prova predileta (mas que já está surrada)
pode estar disponível no site do organizador...
E o melhor, com preço convidativo!
Por fim, passamos anos debatendo se as corridas de rua estavam transformando-se em “comércio” ou “consumo” e esta é a hora que se não forem encaradas desta forma, o segmento do mercado poderá desaparecer antes mesmo de ter uma chance de retomada.

Em breve estaremos novamente nas ruas, parques e provas!

Lembre-se de respeitar as recomendações de sua cidade para circulação, isolamento e prática de esportes em parques e vias públicas! Não se arrisque e obedeça a determinação das autoridades! E por enquanto, corra sozinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...