sábado, 26 de novembro de 2011

"Melhor que o Caminho é o Caminhar": leitura obrigatória para corredores

Encontrar bons livros sobre corrida de rua não é fácil, a tarefa é mais difícil ainda quando eles foram escritos por seus companheiros blogueiros com quem você tem a satisfação de cruzar nas provas, trocar algumas palavras e tirar uma fotos. Então, conheçam (se é que possível não conhecer) o Fábio Namiuti, autor do best seller (se ainda não é, vai ser) Melhor que o caminho é o caminhar, onde nosso caro colega conta sua trajetória, do fim iminente de sua saúde como obeso e fumante até a perseverança de participar continuamente e evolutivamente de corridas em sua cidade, São José dos Campos, SP, e em diversas cidades do país.

Criador e mantenedor do blog O Arquivo de Corridas de Fábio Namiuti, seu primeiro livro é uma biografia que nos apresenta sua batalha para sair do buraco provocado pela alimentação errada e modo de vida fumante, seguido de relatos emocionantes, reais e divertidos das provas e eventos em que participou.

Em uma passagem de seu livro, Namiuti explica que foi o penúltimo em sua bateria na Corrida Vertical, uma escalada de 31 andares no prédio da Nestlé aqui em São Paulo. Só que se ele foi o penúltimo, aqui você pode conferir as humildes palavras de quem foi o último na mesma bateria e que conheceu o autor neste evento. Foi aquela cena típica de um ver o outro se contorcendo para tirar uma foto digital com sua própria câmera e oferecer ajuda. Como os números de peito continham os nomes, observamos quase que simultaneamente que já nos conhecíamos pelos nossos posts e comentários nos blogs. Mais fotos, momento histórico de conhecer ao vivo e a cores os blogueiros do ciberespaço, para ser registrado e naturalmente, publicado. Na foto aí ao lado, outra situação em que nos esbarramos, no “forno” do Circuito de Corridas do Carteiro 2011 em Osasco, SP.

De toda a narrativa, que prende a atenção do início ao fim, a que eu mais gostei foi a da sua primeira São Silvestre, que aconteceu um ano antes que a minha estreia nesta prova, e que apesar das condições climáticas um pouco diferentes enfrentadas por ele, a riqueza dos detalhes do percurso em muito me fez lembrar da minha empolgação na primeira participação no evento. Aconselho esta leitura para quem ainda acha que as alterações para o percurso atual são melhores, com certeza você não vai conseguir gerar um relato tão empolgante e que transmite tão bem a emoção de concluir o circuito original na Av. Paulista.

Leitura boa você não consegue largar, como na foto ao lado, pendurado no metrô e com meu fiel volume à mão. Merchandising gratuita, de vez em quando alguém esticava o olho para ler um trecho junto comigo, então eu deixava a capa bem à vista.

Dois recadinhos para o Namiuti:

1) Seu livro não ficará na estante. Assim como outros dois volumes de autores-corredores, Dean Karnazes e Rodolfo Lucena, os quais tive a honra de conhecer e a pachorra de pedir um autógrafo em suas respectivas obras, o seu também (por estar autografado), vai ser bem guardado para ter uma longa vida;

2) Assim que a obra literária for adaptada para o cinema, favor escolher atores bem legais, nada de Selton Mello para interpretar o seu papel!

Se você gosta de corridas de rua, com certeza vai se identificar com os relatos do Namiuti e adorar o livro. Melhor que o livro, só mesmo a sua leitura.

Já leu? Gostou? Deixe seu comentário aqui, o autor também é frequentador deste blog...




2 comentários:

  1. Grande Rinaldo! Se o livro não se transformar num best-seller (sendo "só seller", já tá bom!), vou mandar imprimir essa postagem-resenha e tentar vender por aí, porque ela ficou simplesmente campeã!

    Muito obrigado, mais uma vez, por adquirir o seu exemplar, prestigiando esse corredor até que com alguma experiência, mas escritor novato. Pela divulgação, inclusive nos meios de transporte de massa. E por essas suas palavras, que me deixam muito lisonjeado e feliz.

    Satisfação ter estado contigo nesse desafio vertical, também uma das passagens marcantes da minha história como corredor e citação obrigatória no livro. Espero que possamos nos encontrar em muitas outras provas futuras, até para que eu possa te agradecer pessoalmente por esse verdadeiro presente.

    Forte abraço!

    Fábio Namiuti

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Eu também adquirir muito bom o livro e também já compartilhei no blog pois o Fábio é um grande camarada...
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...