domingo, 26 de julho de 2020

Aquele ajuste fino no seu app de corrida


As corridas virtuais, impulsionadas pela pandemia, jamais seriam possíveis sem dispositivos de medição como relógios GPS e smartphones. Mas, e quando o queridinho de muitos corredores, o tradicional Strava, não marca a distância corretamente? Sim, isso tem solução...

Na postagem sobre a Race The Comrades Legends pode até parecer que eu estava louco para falar mal do Strava, mas não é verdade. Como disse antes, sou fã do aplicativo, mas ele já vinha a algum tempo registrando coisas bizarras, como 1 Km em 56 segundos (tipo um jato comercial) e isto estava acabando com a minha paciência. No dia da importante corrida virtual que foi a Comrades Virtual, só por segurança eu fui com um relógio TomTom que marcou corretamente a distância, enquanto a marcação do celular acusava 3 Km a mais. Trocar de aparelho? Instalar outro app? Nada disso.

Pode até parecer post patrocinado, mas a intenção mais uma vez é compartilhar um pouco de conhecimento de corrida com quem acompanha o blog. Sem querer dizer quem é melhor ou pior, entre os aplicativos que registram as passadas pelas ruas, tenho usado o Strava nos últimos tempos, apesar de que peguei o gosto por este tipo de app após anos usando outros como Nike+ e Runtastic. Também não é um texto “mágico” que vai te ensinar truques ou qualquer outra gambiarra, apenas uma compilação dos problema que eu enfrentei e como foi resolvido.

Primeiro, olhe atentamente as figuras abaixo e diga: o que há de errado nelas?

Acredite, estes dois mapas registrados pelo Strava foram feitos através do mesmo aparelho celular, e pasmem, o da esquerda em um dia sem uma única nuvem no céu! Este estágio de “assim não dá” foi atingido quando eu não sabia mais o que fazer para ter uma marcação descente no celular, o que me levou à esta página do próprio fabricante do Strava:

(thank you guys from Strava, excelent tips!)

Desconfiado se estas coisas simples descritas no texto iriam realmente funcionar, experimentei algumas delas no aparelho Samsung que utilizo para correr:
  • “Configurações > Aplicativos > selecione o menu no canto superior direito > Acesso especial > Otimizar o uso da bateria > Todos os aplicativos > DESATIVAR para o Strava.”
  • “Tente usar o aplicativo Strava para gravar por 10 minutos, permitindo-o procurar sinais sem obstruções e mantendo-o completamente imóvel.”
  • “Tente usar um dos aplicativos gratuitos que fornecem informações detalhadas sobre o GPS.”
Anos de trabalho na área de Sistemas da Informação me ensinaram que não se implementa mais de uma correção ao mesmo tempo, mas resolvi seguir estas 3 indicações e ver se a situação melhorava.  A figura da direita ali acima mostra que soluções simples muitas vezes resolvem problemas que parecem sem resposta.

Duvida? Mais um exemplo abaixo:


Caso você esteja tendo problemas com seu smartphone, vale a pena consultar este material do fabricante e tentar seguir estas recomendações. Também é bem possível que algumas dessas dicas resolvam problemas de precisão com outros aplicativos, ou seja, vale a pena tentar.

Mas não importa qual aplicativo, 
todos eles tem uma “kriptonita” difícil de vencer...
...céu nublado, carregado de nuvens, nessa hora 
não tem sinal de satélite que chegue certinho no seu celular!

O que eu realmente gosto no Strava...

... é a função “Beacon”! Não sei se no futuro próximo continuará com este nome, pois algumas mudanças na assinatura foram anunciadas recentemente, mas esta é uma genialidade que eu não me importo de pagar a assinatura anual (menos de R$ 5,00 por mês na média).

Atualmente funciona da seguinte forma: antes de iniciar uma corrida é exibida um controle para que o corredor envie a localização para outros contatos por SMS ou outras ferramentas de mensagem do aparelho celular. Eu prefiro também compartilhar o link do SMS gerado via Whatsapp, de forma a facilitar o acesso.

À medida que a corrida é realizada os dados são carregados na internet e seu contato saberá onde você está, inclusive quanto ainda tem de bateria no seu
celular e quando você finalizar a atividade. Resumindo, qualquer eventualidade será mais fácil de ter ao menos a sua última localização.

Novamente, apesar de eu gostar do Strava o intuito do texto é ajudar os corredores que também o utilizam e que podem estar enfrentando este mesmo tipo de situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...