sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Com participar de uma corrida virtual (sem se irritar)

 Alguns eventos já estão ensaiando a volta, com protocolos de segurança e regras redefinidas, mas as grandes provas ainda vão demorar um pouco para voltar ao calendário. Enquanto isso, as corridas virtuais continuam com força total durante a pandemia. 

No começo muita gente torceu o nariz para os eventos virtuais. Correr, caminhar ou pedalar, em qualquer lugar, subir um suposto comprovante real da atividade em um site e receber uma medalha e talvez uma camiseta com outras bugigangas parecia algo sem sentido para muitos. Mesmo assim, alguns acabaram se rendendo ao fato de que os desafios das provas físicas ainda vão demorar um pouco para ser como eram antes. Logo de cara vamos deixar claro é que uma corrida virtual não é grátis, ou melhor, a estrutura de percurso, hidratação, logística e tudo o mais passa para o corredor, mas a medalha e outros produtos, além do próprio frete de envio, custa, e às vezes não parece compensar. Então, algumas dicas de alguém que já conhecia as corridas virtuais desde muito tempo antes do isolamento social. 

Nossa, baratinha essa... só que não

Muitas vezes o evento tem o caráter de incentivar a atividade física e manter o corredor conectado ao mundo da corrida e aos organizadores. Mas a recompensa acaba sendo somente um certificado virtual e talvez uma postagem em redes sociais, e com custo para o participante. Por isso é sempre bom conferir se o kit traz o que o corredor quer antes de sair clicando no botão “Inscreva-se” dos sites. Costumo dispensar itens como camisetas devido à tonelada de que tenho nas gavetas, mas gosto dos kits que vem com máscaras, pois por enquanto ainda vamos ter que usar este aparato, além da própria medalha física, é claro. 

E o tal frete?

O frete é um serviço pago para os Correios ou para alguma transportadora, portanto o organizador da corrida virtual nada pode fazer para “sumir” com esse custo. Muitos assumem parte do serviço, ou oferecem frete grátis (já incluso na inscrição, na verdade) e outros só dão a má notícia do valor no momento do fechamento do pedido. O problema é que os custos logísticos de um kit que sai de uma cidade para outra, especialmente se não são cidades grandes, acabam encarecendo demais a brincadeira. É sempre bom observar este dado, e se não conseguir a informação logo de cara na inscrição, prepare-se para abortar o processo na última tela caso ache que não vale a pena.

Bichinhos, unicórnios, bandas de rock... guloseimas?

Só de bater o olho nestas medalhas
já identifica o momento...

Difícil entender os temas de alguns eventos virtuais, mas como dizia aquele aviso sonoro de cabine de aeronave “sabemos que a preferência por nossa companhia é do cliente”. Meu critério, caso queira alguma sugestão, é participar de eventos virtuais que tenham sentido para o momento ou que ofereçam algum tipo de auxílio para alguma entidade. Participei de alguns desses que premiavam com medalhas alusivas ao momento da pandemia e outros que doavam parte do lucro para profissionais de saúde, organizações voltadas à ajuda, etc. Assim como você, eu tenho que acreditar que o direcionamento foi feito de forma séria, por isso a importância de acompanhar as ações do organizador do evento. 

Minha prova presencial virou virtual... e agora?

Maratona de São Paulo: todo ano 
eu falo que não vou,
neste falei que ia...
e acabei ficando só no virtual
A grande maioria dos organizadores viu, logo de cara, que isto seria uma péssima ideia. Acompanhei algumas postagens em redes sociais de organizadores “medindo” os participantes sugerindo que fariam mega-eventos virtuais no lugar da prova física. Os comentários dos internautas iam desde rugidos a ameaças de processos, então muitos repensaram o assunto (alguns não). Novamente, o meu critério: se você queria muito fazer uma prova presencial e ela virou virtual, caso tenha a opção de fazer a segunda opção pagando por um kit mais simples, faça, pois assim você mantém a fidelidade ao evento e não deixa este ano passar sem a medalha da prova. 

Prova internacional, que legal, sempre quis correr lá!

Sonhos de consumo, 
em formato virtual...
Muita calma nesta hora. Antes de sair clicando na inscrição, entenda que tudo será convertido em dólar (mesmo que não seja a moeda do país da prova), seu cartão de crédito deverá ser internacional e você ainda pagará alguns impostos. Uma provinha do tipo a Maratona de Nova York não sai por menos de R$ 300,00 na versão virtual, isto sem contar que o kit irá demorar algumas semanas para chegar a ainda poderá ser tributado pela Receita Federal. Ah, tem os R$ 15,00 de taxa que os Correios cobram por encomendas internacionais... Por último, tem organizadores que não enviam kits para fora do país, pelos mesmos motivos citados acima. 

Meu smartphone ou relógio não marcou a distância corretamente!

So fã do Strava, mas tem horas
que irrita
Essa é a minha predileta, mas você não precisa ficar preocupado. A menos que esteja concorrendo às primeiras posições do ranking, mesmo quando os resultados são lidos pelo site através de um arquivo ou sincronizados pelo seu dispositivo, não costuma ter este tipo de validação para desclassificar o corredor. Pelo meu smartphone eu deixaria muito queniano comendo poeira em alguns trechos, mas sabemos que não é bem assim. Possivelmente seu resultado será validado, mas a dica é não deixar para correr no último dia do prazo do evento, pois se qualquer coisa der errada, você não recebe o kit. 

Faça algo diferente, então

Contemplando a paisagem...
Que tal esta maluquice: desafio virtual de ciclismo, 40 Km, mais de 1h30min pedalando uma bike ergométrica e no final recompensado com uma medalha num preço justo! Mas existem vários outros eventos virtuais com desafios diferentes, lembrando de conferir se o desafio é compatível com o valor da inscrição e do frete. 

O organizador não mandou o kit ainda, já se passaram “x” meses!

Lindo kit esse aí da foto, né? Mas acredite, ele demorou bastante para chegar, a ponto de eu ter que entrar em contato com o organizador. Mas como a Yescom é um organizador tradicional de corridas, bastou um e-mail e prontamente responderam que os kits já estavam sendo enviados, o que se confirmou rapidamente. Procure organizadores que possuem um leque grande de eventos virtuais, ou que são organizadores de provas presenciais, pois será mais fácil encontrar um canal de comunicação. Se tudo mais falhar, apele para a relação de consumo e mande os comprovantes para os órgãos de defesa do consumidor. 

Camiseta manga comprida, corta-vento, bandana,
meia, gibi do Batman... ah, e a medalha, é claro

Participar de corridas somente pelo kit...

Confesso que dei muita bronca em corredor quando convidava para provas só porque o kit era bacana, mas agora com as corridas virtuais isso passou até se justificar. Como exemplo, o kit da foto acima.

Mas então, vale a pena?

Sair torrando dinheiro em corridas virtuais, só por gastar, não. Mas estes eventos são uma válvula de escape para termos um pouco de desafio neste momento de tantas coisas canceladas. Como exemplo, deixo aqui uma participação bem interessante: com a Uphill Marathon cancelada (voltaremos a falar disso em breve), um dos eventos virtuais da marca previa ter que cumprir o perfil altimétrico da prova (2.466 metros de ganho de altimetria) em um determinado mês. Foram muitas subidas na região que corro, sempre registrando com o Strava para validar os resultados. Ao final, comprei um kit com medalha e máscara (+frete) que registrou este momento, e ainda ganhei dois adesivos do organizador, devido ao atraso na entrega. Missão cumprida, não teve a mesma graça da conclusão de uma prova, mas não deixou de ser um desafio que foi devidamente reconhecido na medalha.

Um kit até que bem apresentável,
e medalha com o registro do objetivo de altimetria

Os dois melhores motivos 
para você participar de uma corrida virtual:

1) Você mantém seus desafios em dia
2) Você continua gerando caixa para os organizadores de provas, 
que vão ter que estar lá quando as competições físicas voltarem!

Tem alguma dica sobre Corridas Virtuais? Deixe nos comentários, compartilhe com os leitores!

2 comentários:

  1. Obrigado pela postagem, amo seu blog. Faço passeios ciclísticos...muito raro eram os pedais com medalha (década de 80 era comum)... covid alavancou muitos "pedais vituais 10km, 20km...até 1000km, 2000km todos com medalha... para o ciclismo foi bom". Atenciosamente joaozinho - santo andre/sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joãzinho, obrigado pela fidelidade ao blog!

      Com certeza há boas opções para pedais virtuais também, assim como nas corridas estes eventos são uma boa opção para manter a motivação neste momento.

      Abraço e cuide-se!

      Excluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...