sábado, 22 de abril de 2017

Ué, cadê o blogueiro que estava aqui???

Posso te garantir o seguinte:

1 – não morreu
2 – tem estado bem ocupado
3 – continua correndo, e bastante!

Então, porque sumiu? Na verdade é a soma do motivo 2 + motivo 3 que estão complicando a minha vida no gerenciamento deste querido blog. Não, ele não está abandonado, apenas preciso de um tempo para tocar outros assuntos e dedicar um pouco mais aos treinamentos (e menos à provas). O fato é que recentemente poucas corridas justificavam que eu abrisse a carteira, ou melhor, digitasse os números do cartão de crédito na tela de inscrição de corridas, seja pelos preços ou pela falta de provas diferentes. E se é para ficar com as provas tradicionais, que eu não dispenso em alguns casos, não tinha muito o que acrescentar aos leitores, então resolvi continuar meu treinamento para quem sabe, daqui a algum tempo, ter uma daqueles estórias sensacionais e absurdas do tipo que eu já contei aqui.

E o treinamento neste primeiro trimestre do ano não foi nada fácil, foram mais de 600 Km pelas minhas contas (ou melhor, planilhas) que tinham como alvo a Maratona de São Paulo, mas que infelizmente não conseguiram cobrir tudo o que precisava para o desafio de baixar o tempo. Cenas do próximo capítulo, ou melhor, leia mais abaixo. Fora isso, teve musculação, natação e outras modalidades para não enferrujar os grupos musculares errados. Para completar, uns 5 Kg a menos, o que é pouco, dada a carga de treinos.


Então vamos falar um pouco das três provas que participei neste trimestre, um resumo, já que vários textos anteriores já abordaram outras edições e, sinceramente, pouca coisa mudou neste ano para os eventos. A propósito, corrida de rua tem todo final de semana, mas “pipocar” não é comigo, vou só quando estou inscrito, por este motivo a seleção a dedo das provas que participo.

Meia Maratona Internacional de São Paulo 2017: todo ano eu digo que “não vou” ou “depois resolvo” e sempre acabo fazendo inscrição. Igualmente jamais me arrependo, apesar das mudanças de percurso que a prova sofreu ao longo dos anos, culpa exclusiva das más administrações públicas da cidade, que permitem a profilefaração de áreas perigosas na região central, a prova continua muito bem organizada e abastecida. Com seus percursos de 5 e 21 Km, a altimetria não é das mais fáceis, e para completar o evento costuma cair no dia do fim do horário de verão, aquela preocupação besta de perder a hora para acordar e uma hora a mais de sol na cabeça. E que sol, derreti e perdi o ritmo, fechando em 02:24:36, péssimo tempo, mas nem todo dia estamos bem para correr.

18ª Meia Maratona Internacional da Cidade de SP: a prova continua com as características de ser plana e em época fria, com largada bem cedo, a mudança veio por conta da largada, que deixou de ser na Cidade Universitária e foi para o Jóquei Clube. Quem foi de carro perdeu a comodidade de estacionar perto da largada/chegada, pois as opções são poucas no novo local, mas o percurso permanece com sua característica de velocidade. Este aqui, irresponsável como não poderia deixar de ser, a uma semana da Maratona de São Paulo resolveu jogar tudo para o alto e pisar fundo no acelerador, terminando os 21 Km em 01:57:34, recorde pessoal, finalmente, na distância que mais gosto.


Maratona de São Paulo 2017: era para ser um daqueles dias perfeitos, mas não foi. Tudo ia bem até a metade, meu planejamento em ordem e eu mantinha um ritmo acima do esperado, assim teria uma “reserva de tempo” se diminuísse muito. E aconteceu mesmo, após o Km 21 tive um superaquecimento, apesar do clima não estar tão quente assim, mas não teve jeito, precisei andar em vários trechos. Sabe o pior de tudo? Era a cabeça que não estava legal (lembra do motivo 2?) e eu tive uma espécie de “quebra mental” no percurso. Acabei fechando em 04:48:57, muito acima do que esperava, mas ainda meu 2º. Melhor tempo nesta prova, que não é das mais fáceis.

Mesmo sem provas no radar até a SP City Marathon em Julho, a qual será apenas um treino para as demais, vou tentar trazer alguns assuntos aqui de vez em quando.

Afinal, o blog não acabou, está só se recuperando (junto com o blogueiro).

(as fotos de chegadas da Meia e da Maratona de São Paulo foram disponibilizadas pela organização da prova em parceira com o portal MídiaSport; já a foto da Meia Maratona da Cidade de SP foi gentilmente enviada por e-mail pelo site Ativo... mais um motivo para não "pipocar" em provas por aí!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...